Apresentação

O congresso estava previsto para acontecer em 2020, mas foi adiado em razão da pandemia. Esta foi a nona edição deste congresso que se realiza em Belo Horizonte com o objetivo de ser um encontro para divulgar a Psicologia Existencial. Essa disciplina tem ganhado relevância no cenário nacional, com a realização de congressos em todas as regiões do Brasil e crescente número de participantes. Aqui em Belo Horizonte, esta abordagem em psicologia tem espaço em várias universidades e tem sido privilegiada no curso de pós-graduação lato sensu Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial (CEPC-UFMG), iniciado em março de 2018. Na ocasião, foi realizado um lançamento de livro organizado por professores do CEPC e de demais palestrantes.

Público-alvo: Profissionais e estudantes de Psicologia e de outras áreas da Saúde.

Local: UFMG

Organização

Coordenação:


Prof. Dr. Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista

Profa. Dra. Claudia Lins Cardoso

Prof. Dr. José Paulo Giovanetti

Palestrantes

Paulo Evangelista (UFMG)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2019.

Claudia Lins Cardoso (UFMG)

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

José Paulo Giovanetti

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miles Groth - Convidado Internacional
(Wagner University)

Dr. Miles Groth é um Professor Emérito de Psicologia no Wagner College. Escreve sobre filosofia e psicoterapia.

Guto Pompeia
(ABD)

Terapeuta, psicólogo formado pela PUC-SP, onde lecionou por 37 anos. É membro fundador da Associação Brasileira de Daseinsanalyse, onde oferece cursos. É autor de Na Presença do Sentido e Os Dois Nascimentos do Homem, ambos em parceria com Bilê Sapienza.

Beto Machado
(Inst. Dasein)

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2001), dirigiu o Círculo Integrado de Desenvolvimento Humano por dez anos (2002/2012), espaço em São Paulo voltado ao cuidado clínico. Doutorado em filosofia pela Universidade de Évora, Portugal CAPES (2011/2019), trabalho dedicado ao aprofundamento do método clínico em Daseinsanálise e da psicologia de orientação fenomenológico-existencial e hermenêutica. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia fenomenológico-hermenêutica.

Guilherme Tostes
(Fac. Ciências Médicas)

Doutorando em Psicologia junto ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC – Campinas – Grupo de pesquisa “Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção” (Bolsista CAPES – Orientado pela Profa. Dra. Vera Engler Cury). Mestre em Psicologia (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC – Campinas-SP (orientado pela Profa. Livre Docente (USP) Tânia Aiello Vaisberg; bolsista CAPES). Psicólogo clínico desde 2007.

Madalena Magnabosco (FUMEC / CEPC-UFMG)

Graduação em Psicologia (Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); Formação e Especialização em Psicologia Clínica (SID APA – BH – 1983 a 1993); Especialização em Psicopedagogia (1994 – Cepemg); Especialização em Ensino a Distância (2009 -Uniube); Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998); Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Pós Doutorado em Estudos Culturais pelo PACC – UFRJ (2007). 

Tatiana Benevides (UFU)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia em graduação e pós-graduação.

Joelma Espíndula (UFRR)

Professora associada – nível III, lotada no Curso de Psicologia/CEDUC da Universidade Federal de Roraima. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Doutora em Ciências (FAPESP 2009) pela USP de Ribeirão Preto, na área de promoção da saúde mental e com estágio de doutoramento (CAPES) em filosofia na Pontifícia Salesiana e na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Italia, sob co-orientação da professora filósofa Dra. Angela Ales Bello e participação no Centro Internacional de Pesquisas Fenomenológicas. Mestre em Psicologia (FAPESP 2001) pelo Programa de Pós-graduação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP USP; aprimoramento/residência em Psicopedagogia pela FMRP-USP (1998); bacharelado em Psicologia (1996).

Saleth Salles (CEPC-UFMG)

Graduação em Psicologia pela PUC-Minas, Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Fenomenológica pela PUC-Minas. Psicoterapeuta desde 1980. Ex-professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Análise Existencial e Gestalt-terapia na FEAD (de 2005 a 2016). Supervisora.

André Freitas (UFMG)

Professor e pesquisador-extensionista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, credenciado na instituição como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Doutorado e Mestrado Acadêmicos); como membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina (Mestrado Profissional); e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial (Especialização).

Adriano Holanda (UFPR)

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná.

Elza Dutra (UFRN)

Psicóloga (UFF – 1994), mestre em Psicologia (UFF – 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ – 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói.

Cristine Mattar (UFF)

Psicóloga (UFF – 1994), mestre em Psicologia (UFF – 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ – 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói.

Telma Fulgêncio (CEPC-UFMG)

Graduação em Psicologia pela PUC-Minas, Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Fenomenológica pela PUC-Minas. Psicoterapeuta desde 1980. Ex-professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Análise Existencial e Gestalt-terapia na FEAD (de 2005 a 2016). Supervisora.

Programação

Dia 18 de outubro / Quarta-feira

17h - 18h

Credenciamento

18h - 18h30

Abertura

18h30 - 20h30

Conferência de abertura internacional

MILES GROTH (Wagner College)
Por que não, afinal? Medard Boss e o início da Daseinsanalyse (Why In the World Not?' Medard Boss and the Beginnings of Daseinanalysis)

Dia 19 de outubro / Quinta-feira

8h - 10h 

Sessões coordenadas (comunicações) - Salas de aula

10h - 10h30

10h30 -12h

Mesa redonda 1

MADALENA MAGNABOSCO (FUMEC/CEPC-UFMG)
Recriar a linguagem para devolvê-la ao deixar-ser

JOELMA ANA GUTÉRREZ ESPÍNDULA (UFRR)
Acolhimento psicológico de adolescentes e jovens mulheres
em vulnerabilidade social: contribuições da fenomenologia
e existencialismo

12h - 14h

Almoço

14h - 15h30

Mesa redonda 2

ANDRÉ FREITAS (UFMG)
Dano Existencial: como a Psicologia pode contribuir para o debate e a efetivação dos direitos humanos?

TATIANA BENEVIDES (UFU) 
Perspectiva fenomenológica e práticas clínicas em contextos de vulnerabilidade

15h30 - 17h

Mesa redonda 3

ELZA DUTRA (UFRN)
Sofrimento existencial de estudantes universitários: suicídio e a questão de gênero em estudantes de medicina

CRISTINE MATTAR (UFF)
Análise existencial e conjugalidades

17h - 17h30

Coffee-break

17h30 - 19h30

Conferência

GUTO POMPEIA (ABD)
Daseinsanalyse clínica: Técnica e Ereignis

19h30 - 20h30

Lançamento de livros / sessão de autógrafos

Dia 20 de outubro / Sexta-feira

8h - 10h 

Sessões coordenadas (comunicações) - Salas de aula

10h - 10h30

Coffee-break

10h30 -12h

Mesa redonda 4

SALETH SALLES (CEPC-UFMG)
Da escuta ao diálogo: a psicoterapia como possibilidade
de resgate das relações

TELMA FULGÊNCIO (CEPC-UFMG)
Peculiaridades do diálogo terapêutico na psicoterapia fenomenológico existencial infanto juvenil

12h - 14h

Almoço

14h - 15h30

Mesa redonda 5

GUILHERME WYKROTA (FCMMG)
Psicoterapia Orientada pela Focalização

ADRIANO HOLANDA (UFPR)
Fenomenologia como Propedêutica para uma Psicopatologia

15h30 - 17h

Mesa redonda 6

CLAUDIA LINS (UFMG)
Desafios do Ser Psicoterapeuta na Atualidade: Reflexões (Im)Pertinentes

BETO MACHADO (Instituto Dasein)
Complexidade afetiva e amadurecimento existencial:
a ambiguidade e o salto

17h - 17h30

Coffee-break

17h30 - 19h30

Conferência de encerramento

PAULO EVANGELISTA (UFMG)
A Daseinsanalyse e a lida compreensiva com fenômenos corpóreos (“psicossomáticos”) na terapia

17h30 - 19h30

Encerramento