NEPEM
BUSCA
MENU

Ensino

As atividades de ensino e formação do NEPEM UFMG focam a produção de um conhecimento que dê visibilidade à contribuição fundamental das pensadoras e cientistas mulheres para as ciências, especialmente as ciências sociais e humanas.

Nosso foco é na co-produção de um conhecimento a serviço da transformação do mundo tendo como fim a emancipação de todas as mulheres, considerando-se toda a sua infinita diversidade.

Abordagens

Feminismos decoloniais

O Nepem UFMG trabalha na perspectiva das teorias críticas feministas contemporâneas com foco no Sul Global, especialmente a partir das matrizes dos feminismos decoloniais latino-americanos, dos feminismos interseccionais e feminismos negros e indígenas.

Sua principal forma de abordagem da pesquisa, ensino e extensão, tanto teórica quanto metodológica, para além de obedecer aos princípios do feminismo, persegue objetivos anti-racistas, anti-heteronormativos e anti-capitalistas.

Todas as nossas ações, pesquisas, formações e outras atividade de ensino e extensão têm caráter inter e multidiscplinar, onde os diálogos e as trocas exigem esforços de tradução e de aproximação entre distintas formas de produção dos saberes (acadêmicos e não acadêmicos) com vistas à construção de uma ciência engajada e emancipatória.