Our laboratory promote a space for meeting for researchers, students and professionals interested on Differential Psychology. Broad psychological constructs as intelligence and personality are analyzed. Differential Psychology is based on individual differences, which is a cornerstone subject area in the scientific psychology. Following this area, we assume that, whatever the social context, people vary on a range of psychological attributes; it is possible to measure and study these individual differences and individual differences are useful for explaining and predicting behavior, emotions and performance. Some technical products have been developed such as the Brazilian adaptation of the NEO-PI R (personality test), the EPQ-J (personality test), and other related to abstract reasoning and socialization ability are in developing. During the period 2019-2022, three doctorate participate in the laboratory. Additionally, four master’s students will be incorporated to the laboratory in this period.
Members: Prof. Carmen Flores-Mendoza and Prof. Larissa A. Rodrigues
Email: carmenflor@uol.com.br
Room: 4008
O Núcleo Psilacs, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais visa promover o diálogo da psicanálise com as questões da atualidade, assumindo com elas um compromisso teórico-clínico e investigativo em diálogo com outros campos de saber como a Sociologia, a Filosofia e a Antropologia, o Direito, a Educação e a Medicina. Articulando ensino, pesquisa e extensão, o núcleo atua junto às políticas públicas de combate à violência e mortalidade juvenis dos setores da segurança pública, saúde e direitos humanos.
Atualmente, divide-se em três programas, abaixo sucintamente descritos:
Programa Transmissão Lacaniana
Esse eixo visa discutir a proposta da teoria lacaniana em seus fundamentos, de forma a aplicá-la às manifestações sociais e sintomáticas na contemporaneidade, colaborando com a formação em psicanálise à comunidade de interessados. Mostra-se, para esse fim, imprescindível cernir os conceitos fundamentais da teoria psicanalítica de orientação lacaniana, bem como analisar casos que reflitam a direção trazida por essa orientação, o que orienta a oferta de suas atividades. Prioriza oferta de cursos de atualização, e é co-coordenado por Ernesto Anzalone e Mariana Vidigal, ambos egressos do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG.
Programa Interfaces:
O eixo Interfaces se propõe a renovar a interface entre Psicanálise e Direito, e, ao fazê-lo, busca atualizar sua presença e seu impacto na realidade que atravessa as duas disciplinas, produzindo novos encontros que permitam, ao cernir um novo objeto, produzir novas formas de pensar e fazer. Fazer acontecer o sujeito político, sem excluir sua singularidade radical e não integralizável pelo sistema é o desafio que a universalidade do Direito e a clínica psicanalítica buscarão realizar nesse projeto, cuja interdisciplinaridade em ato se efetivará a cada ação acadêmica. Seu programa bianual inclui a realização de uma pesquisa, um congresso e um livro. O programa é co-coordenado por Camila Nicácio e Adriana Sena, professoras da Faculdade de Direito da UFMG, e por Marina Otoni e Paula Penna, respectivamente egressa e aluna do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Conta com alunos, voluntários, e bolsistas de extensão ou de Iniciação Científica como apoio.
Programa de Extensão Já É:
O Programa Já É articula ensino, pesquisa e extensão, na aplicação da Psicanálise à cidade, com vistas a contribuir com as políticas públicas de combate à violência e mortalidade juvenis dos setores da segurança pública, cultura e direitos humanos. Seu objetivo geral é produzir novos conhecimentos e intervenções junto a jovens em conflito com a lei, visando à produção científica e metodológica, bem como à mudança de seus sistemas de vida, promoção de direitos humanos, formação política e combate à mortalidade juvenil.Seus principais resultados são parcerias internacionais e nacionais de investigação, parcerias institucionais com setores públicos em projetos de formação, e avanços sobre as noções de segregação, violência, adolescência e laço social, registradas em livros e artigos científicos, além da validação de modelo de intervenção, articulando a dimensão política à dimensão subjetiva, determinada pelo inconsciente. É co-coordenado por Tatiana Goulart e Fídias Siqueira, respectivamente egressa e aluno do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG.
Coordenadora Geral:
Profa. Dra. Andréa Máris Campos Guerra
Site: http://www.fafich.ufmg.br/psilacs/
Contato: psilacs@gmail.com
Página do Facebook: https://www.facebook.com/psilacsufmg/
O Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS) realiza estudos e pesquisas sobre a relação entre trabalho e cotidiano e as sociabilidades daí decorrentes. Nossos estudos incluem análise psicossocial do trabalho com ênfase nas repercussões da atividade e das transformações no mundo laboral sobre a saúde do trabalhador e sobre processos de geração de ideias e inovação.
O LETSS faz parte do Departamento de Psicologia e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi inaugurado em 2009 sob a liderança da Prof. Livia de Oliveira Borges e conta com doutores, mestres e alunos de iniciação científica (indicadores de recursos humanos disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).
Linhas de Pesquisa:
O Laboratório de Psicologia Social Jurídica, do Departamento de Psicologia da UFMG, tem como objetivo pesquisar, promover extensões e eventos no campo da Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social
No campo da pesquisa, os docentes vinculados ao Laboratório integram o Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica, trata-se de grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq que busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. O NPPJ é composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.
Atualmente, o Laboratório apresenta dois projetos de pesquisa em andamento:
Os projetos de extensão em andamento no Laboratório são:
1.Atendimento Interdisciplinar no Plantão da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ/UFMG). ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares:
2.Diálogos Familiares em Grupo: construindo caminhos para a convivência familiar após a separação conjugal. ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares.
3.Gênero e Sexualidade: Ações Interdisciplinares. Prof.ª Dr.ª Lisandra Espíndula Moreira
Professores Membros:
ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares – UFMG
Profª Drª Lisandra Espíndula Moreira – UFMG
Sala: 4046/FAFICH
Site: https://psijuridicaufmg. wordpress.com/
Contato: nucleopsicologiajuridica@gmail.com
O Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia configura-se como um espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atividades de ensino e extensão relacionados à história dos saberes e das práticas psicológicas no contexto brasileiro e internacional. As atividades desenvolvidas pelo Laboratório têm como foco o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico e o desenvolvimento da capacidade de elaborar avaliações críticas a respeito das linhas de pensamento e das práticas psicológicas.
Coordenador: Sergio Cirino (Departamento de Psicologia -UFMG)
Vice-coordenadora: Erika Lourenço (Departamento de Psicologia -UFMG)
Componentes:
Raquel Martins de Assis (Faculdade de Educação – UFMG)
Cristina Lhullier (Universidade de Caxia do Sul)
Rodrigo Lopes Miranda (Universidade Dom Bosco)
Deolinda Armani Turci (Doutoranda do PPG Psicologia – UFMG)
A crise e o declínio da autoridade gerados no mundo moderno não deixou intacta a família hierarquizada e patriarcal e deu lugar a uma multiplicação de composições familiares, tributárias de um funcionamento em rede. Essas recomposições diversificam radicalmente o modo de construção do sistema de parentesco e das parcerias. A desacomodação trazida pelo novo incide também no corpo conceitual teórico-clínico com o qual as ciências humanas tratam a família e o estabelecimento das alianças em suas diversas conjunturas. A proposta de um laboratório transdisciplinar indica um interesse não apenas por aquilo que atravessa, mas pelo que ultrapassa o disciplinar e configura o debate em termos epistêmico, clínico e político. Paradigma emergente, o transdisciplinar mostra-se aberto à multiplicidade de modos de saber e acolhe a presença de tendências heterogêneas, embora convergentes quanto à desconstrução de posturas e leituras tradicionalistas, hierarquizadas e piramidais.
O “Laboratório Transdisciplinar: família, parentalidade e parcerias sintomáticas” (LABTRANS UFMG), coordenado pela Profa. Dra. Márcia Rosa no Departamento de Psicologia da UFMG, se constitui em torno dos temas: “Família”, “Parentalidade” e “Parcerias sintomáticas”. Eles orientam os trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Publicação, Eventos, Orientações de Mestrado e Doutorado que compõem as atividades do Laboratório.
Professores: Angela Maria Resende Vorcaro (Depsi/UFMG), Nádia Laguárdia de Lima (Depsi/UFMG), Cristina Moreira Marcos (PUC-MG), Juliana Meirelles Motta (Núcleo Formação e Residência Multiprofissional Saúde Mental – IRS/FHEMIG), Carlos Enrique Luchina (UNIVERSO/BH) e Pedro Teixeira Castilho (FAE/UFMG)
Sala: 4038 (Fafich- Campus Pampulha)
Site: https://labtransufmg.wordpress.com
Contato: marcia.rosa@globo.com
Laboratório de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)
No LECCA são conduzidas pesquisas sobre diversos temas relacionados à cognição, comportamento e aprendizagem, dentro da perspectiva da Análise do Comportamento, Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva. Dentre os temas estudados estão: medidas comportamentais e eletrofisiológicas do comportamento simbólico, aquisição e desenvolvimento da linguagem e do comportamento simbólico, processos cognitivos e neurais subjacentes a codificação e evocação de memórias, desenvolvimento sociocognitivo, processos básicos de aprendizagem, desenvolvimento de procedimentos de ensino, etc.
Os professores do LECCA possuem parcerias com instituições nacionais e internacionais. Dentre elas, destaca-se a colaboração com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino – INCT-ECCE.
Professores membros: Antônio Jaeger, Edson Massayuki Huziwara, Renato Bortoloti, Thais Porlan de Oliveira e Viviane Verdu Rico.
Sala: 2012 (FAFICH – Campus Pampulha)
Contato: lecca.ufmg@gmail.com
O LAPE, Laboratório de Psicologia e Educação, do Departamento de Psicologia da UFMG, tem como objetivo principal incentivar e promover o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Psicologia em interface com a Educação.
A designação “Laboratório de Psicologia e Educação” surge a partir da concepção ampliada da educação, que ultrapassa o âmbito restrito do espaço escolar, permitindo abarcar uma dimensão maior de pesquisas, estudos e práticas voltados para as interações entre a psicologia e a educação.
O laboratório conta com a participação de vários professores e alunos do curso de graduação e de pós-graduação em Psicologia e tem parceria com a Faculdade de Educação da UFMG e com o LEPSI – Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância, da Universidade de São Paulo.
O laboratório organiza seminários, eventos, cursos, e realiza pesquisas e projetos de extensão.
Professores membros:
Sala: 4078 (FAFICH)
Site: https://psicologiaeeducacaoufmg.wordpress.com/
O Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) tem como objetivo pesquisar questões relacionadas à Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social. O presente grupo busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. Trata-se de um núcleo composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.
Professores membros(UFMG/FAFICH/Depto Psi):
ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares – UFMG
Profª Drª Lisandra Espíndula Moreira – UFMG
Professores de outras instituições:
ProfºDr Adriano Beiras – UFSC
ProfºDr Francisco de Jesus Silva de Sousa – UFMA
ProfªDrª Klelia Canabrava Aleixo – PUC MG
ProfªDrª Leila Maria Torraca de Brito – UERJ
ProfªDrª Maria Cristina Gonçalves Vicentin – PUC SP
ProºDr Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – UFRJ
ProfªDrª Renata Ghisleni de Oliveira – PUC SP
ProfªDrª Rosana Lázaro Rapizo – UERJ
ProfªMs Caroline Cavalcanti Padilha – UFAL
Profª Ms Fernanda Simplício Cardoso -PUC MG
ProfªMs Juliane Dominoni Gomes de Oliveira – UFCG
Sala: 4046/FAFICH
Site: https://psijuridicaufmg. wordpress.com/
Contato: nucleopsicologiajuridica@ gmail.com
O objetivo principal do L@GIR é desenvolver pesquisas, estudos e intervenções sobre grupos, instituições e redes sociais, estes entendidos como unidades concretas de análise psicossocial inseridas nos mais diversos âmbitos da vida social: saúde, educação, cultura e modos de vida, políticas públicas, movimentos sociais etc. Também desenvolver pesquisas, estudos e intervenções clínico-terapêuticas abordando as dimensões intra-psíquicas e intersubjetivas dos laços sociais, levando-se em consideração seus aspectos inconscientes e pulsionais.
Equipe: Profa. Izabel Passos (Depsi-UFMG), Profa. Cassandra França (Depsi-UFMG), Profa. Cláudia Penido (Depsi-UFMG); Prof. Fábio Belo; Profa. Maristela Nascimento Duarte (UFSJ), Regina Fonseca Ribeiro (EEFFTO – UFMG), Profa. Luciana Assis Costa (EEFFTO – UFMG), Deborah Barbosa (Depsi-UFMG), Marília Novais Machado (UFSJ).
Sala: 4040, FAFICH – Campus Pampulha
Contato: lagir.ufmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-6281
Facebook: www.facebook.com/lagir.ufmg
Para mais informações, acesse: http://www.fafich.ufmg.br/lagir/
O LAICO tem como proposição fomentar a investigação de constructos psicológicos relacionados ao domínio psicologia-educação, focando tanto estudos de validade quanto estudos sobre processos. Estudos de validade de modelos teóricos, validade de construtos, construção e validade de instrumentos psicológicos, aplicação de técnicas avançadas de análise de dados estudos de processos de ensino-aprendizagem, fazem parte das atividades usuais realizadas no LAICO. Atualmente o LAICO tem concentrado seus estudos na investigação dos constructos relacionados a metacognição, funções executivas e autorregulação, assim como análises psicométricas de instrumentos educacionais de larga-escala, como o ENEM.
Professores membros: Cristiano Mauro Assis Gomes
Sala: 4036, FAFICH – Campus Pampulha
Contato: cristianomaurogomes@gmail.com
O Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) foi inaugurado no início da década de 1990. As atividades desenvolvidas no laboratório pelos dois professores que o coordenam e por seus alunos de doutorado, de mestrado e de iniciação científica abrangem temas da Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento e Terapia Cognitiva, com ênfase nas áreas de processos cognitivos básicos, linguagem oral e escrita (avaliação e intervenção), e emoções e psicopatologia, com atuação nas áreas de pesquisa, extensão e docência.
Professores membro: Ângela Maria Vieira Pinheiro e Maycoln Teodoro
Projetos coordenados pela Prof.ª Dr.ª Ângela Pinheiro
Projetos coordenados pelo Prof. Dr. Maycoln Teodoro
Sala: 2022 A
Site: http://labcog.webnode.com/ e http://DislexiaBrasil.com.br
Contato: labcog.psico@gmail.com