Microsoft Teams
Instruções para alunos, docentes e técnicos-administrativos
Quanto às soluções disponíveis para aulas síncronas, reuniões por teleconferência, palestras, defesas de dissertações e teses, informamos que:
A UFMG conseguiu o acesso à plataforma online Office 365 da Microsoft e todos os usuários da UFMG com endereço de correio “@ufmg.br” poderão ter acesso, botão abaixo:
Roteiro para criar uma conta no Microsoft Office 365 Education da UFMG
ATENÇÃO: Grande demanda de cadastro ocasionou atraso no envio do código. Favor verificar também a caixa de spam do seu e-mail.
*** O envio é feito diretamente pela Microsoft.
Obs:
1. Apesar de utilizar o e-mail da UFMG (ex: loginminhaufmg@ufmg.br), é
necessário o cadastro na plataforma Office365.
As senhas não são as mesmas, sendo assim, a modificação da senha no Minha UFMG não implica também na mudança na senha do Office 365 e vice e versa.
A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 na modalidade OnLine (Word, Excel, PowerPoint e OneNote).
O Teams é a solução de teleconferência da Microsoft. A DTI estuda formas para automatizar a criação de contas e de turmas, como ocorre com o moodle, mas isso não estará disponível antes do início das aulas da graduação em 03/08/2020.
- O serviço Conferência Web da RNP continua disponível e pode ser usado para reuniões, defesas e palestras (webinars). Pedimos aos professores que evitem seu uso para aulas síncronas. No início desse período de isolamento tivemos problemas com a restrição da RNP sobre o número de salas disponíveis (20). Conseguimos dobrar esse número, mas as 40 salas são sempre alocadas por ordem de chegada – não há formas de reservar uma sala com garantias. Até por esse motivo, a RNP reconheceu que esse recurso não deve ser usado para aulas remotas.
- A DTI está em negociação com a Google para adotarmos também a solução GSuite for Education, que inclui o Google Meets. O trâmite se mostrou mais complexo que no caso do Office 365, então ainda não temos um prazo definido para que ele se torne disponível.
Além desses, existem outras soluções, como Jitsi, Google Meets (versão pessoal), Zoom, Cisco Webex e GotoMeeting, entre outras. O setor de informática não tem como oferecer suporte específico para elas, mas não há políticas institucionais que impeçam seu uso neste momento.
Orientações gerais
- Escolher uma das três formas de acesso (nesta ordem de prioridade):
– Download do Microsoft Teams para computador
– Acessar no seu computador o site teams.microsoft.com
– Download do aplicativo para celular na lojas oficiais do Android ou do Iphone - Caso tenha um microfone/headset e câmera/webcam, faça um teste prévio com algum colega dentro do Teams
Guias rápidos para docentes e ministradores
O portal de Integração Docente (https://www.ufmg.br/integracaodocente/) pode servir como ponto de orientação para obtenção de outras informações, como webinars, cursos, tutoriais e guias.
Link – Preparação de Aulas Online
Criação de sala de video-conferência do TeamsTeams.
- Guia de início rápido
Arquivo PDF - Treinamento em vídeo do Microsoft Teams
Duração: 1h - Funções dentro de reuniões ou videoconferências em andamento
Duração: 05 minutos - Como criar uma equipe ou classe de aula e agendar uma reunião
Duração: 05 minutos - Como ingressar em uma reunião ou videoconferência em andamento
Foto - Fazer os cursos de curta duração da Microsoft para docentes (3h cada):
– Microsoft Teams: Criação e acompanhamento de espaços de aula colaborativos
– Microsoft Teams: Organize grupos e gerencie recursos em sala de aula - Vídeos CAED Microsoft Teams – https://youtu.be/BR0upCaqOD8
Como resolver alguns tipos de problemas
- Problemas no seu e-mail da UFMG?
– Tenho um e-mail @ufmg? Veja no FAQ a seção “Tenho direito a um e-mail @ufmg?”
– Esqueceu a sua senha da MinhaUFMG? Veja no FAQ as instruções para obter uma nova senha
– Perdeu a sua folha NIP? Veja no FAQ as instruções para recuperá-la
– Como saber se tenho uma caixa de correio criada? Veja no FAQ a seção “Como criar uma caixa de correio”
– Redirecionou o seu e-mail? Ele está ativo no site da MinhaUFMG? Veja no FAQ a seção de Redirecionamento
– Aparece alguma mensagem de erro em algum dos passos? Envie a foto do problema para suporte@ufmg.br - Não recebeu o código para ativar a sua conta na Microsoft?
– Veja com atenção os passos descritos no Tutorial, incluindo a sua pasta SPAM
– Observe que o tutorial explica que é para utilizar um endereço de e-mail no formato loginMinhaUFMG@ufmg.br
– Os e-mails recebidos neste endereço serão encaminhados para o seu e-mail oficial cadastrado na MinhaUFMG
– Caso realmente não recebeu o código, envie e-mail para suporte@ufmg.br - Esqueceu a senha do Microsoft Teams?
– Siga os passos descritos na segunda parte do Tutorial
– Caso apareça um erro para entrar contato como o administrador, envie e-mail para suporte@ufmg.br - Tem algum problema no seu microfone ou webcam?
– Veja se a sua câmera está funcionando corretamente no sistema operacional Windows
– Veja se o seu microfone e webcam estão corretamente configurados dentro do Microsoft Teams
- Quer acessar o seu e-mail da MinhaUFMG em um cliente de e-mail no seu celular ou computador
- *Parte do conteúdo criado e compartilhado pelo Servidor Analista de TI do ICB Davidysson Abreu Alvarenga