Trancamento de matrícula é a suspensão das atividades acadêmicas de um semestre letivo. Na UFMG, há duas modalidades: total e parcial.

Tanto trancamento total quanto parcial é feito pelo aluno diretamente no Sistema Acadêmico de Graduação (SIGA), via portal MinhaUFMG. A opção deve ser acessada no módulo de Requerimentos de Ocorrências –> Criar a ocorrência de trancamento –> Enviar. O colegiado receberá a sua solicitação e efetuará a análise do seu pedido.

Trancamento parcial

• O trancamento parcial consiste em interromper o curso de uma disciplina específica dentre as que o aluno está cursando num dado semestre.
  • Trancamentos parciais podem ser concedidos até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa, outra sem justificativa –, nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG.
  • É possível fazer o trancamento parcial de mais de uma disciplina no mesmo semestre, desde que a soma dos créditos das disciplinas que não serão trancadas não fique abaixo do mínimo de créditos exigido por semestre, conforme estabelecido nas Normas Gerais do Ensino de Graduação, ou seja, 180 horas-aula ou 12 créditos.

Trancamento total

• O trancamento total consiste em interromper todas as disciplinas que um aluno está cursando naquele semestre.
  • Esse tipo de trancamento pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia letivo de cada semestre.
  • No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo.
  • O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso. Para isso, é preciso anexar documentação comprobatória da justificativa no processo do SIGA.