SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso de Ciências Sociais engloba três áreas do conhecimento interconectadas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. No início do curso, os alunos têm formação teórica nessas três áreas, com quatro disciplinas obrigatórias de cada uma. Além disso, há três disciplinas de metodologia obrigatórias, e disciplinas introdutórias de áreas afins (filosofia, demografia, economia e estatística). A segunda metade do curso é bastante flexibilizada e os alunos podem escolher as disciplinas que mais lhes interessam, de um leque de optativas variadas oferecidas a cada semestre. Parte das optativas podem ser cursada por meio da participação em congressos, iniciações científicas e com protagonismo social, como participação em organizações não governamentais.

A partir do segundo semestre, o discente escolhe entre o bacharelado e a licenciatura.  As disciplinas específicas da licenciatura são ofertadas pela Faculdade de Educação (FAE) e envolvem estudos em didática, laboratórios de ensino e estágios em escolas, que fomenta desde a graduação, a prática de sala de aula, como no programa de residência pedagógica, pelo qual os estudantes acompanham por um ano e meio a rotina de ensino em escolas.

 

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:

O curso de Ciências Sociais da UFMG é um dos mais tradicionais no Brasil. Ele oferece uma sólida formação, tanto teórica quanto metodológica – com destaque para a metodologia, que tende a ser mais aprofundada em nosso curso do que em outras universidades. A diversidade de grupos e laboratórios de pesquisa permite que o aluno tenha contato com subcampos variados desde a graduação, dentre os quais: estudos de gênero, religiões, ciências, políticas públicas, comportamento eleitoral, segurança pública… Além disso, o curso de ciências sociais na UFMG possui uma proximidade grande com as áreas da demografia, da arqueologia, da gestão pública e das ciências socioambientais, algo que não está presente na maioria das universidades do país.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

A opção pelo bacharelado permite trabalhar em organizações que lidam com o planejamento urbano, consultoria ambiental e políticas públicas, em secretarias, fundações e autarquias. O campo de trabalho abrange atividades em empresas de pesquisas eleitorais, assessorias parlamentares, análise de comportamento de consumidores, pesquisa de opinião e análise de dados qualitativos e quantitativos, além de empregos em organizações não governamentais e junto a grupos marginalizados da sociedade. A trajetória acadêmica é também atrativa para muitos egressos do curso.

A licenciatura em Ciências Sociais está voltada, principalmente, para o ensino de sociologia na educação básica. Porém, há egressos também que decidem pela carreira acadêmica e a docência no ensino superior, fazendo a formação complementar em nível de pós-graduação para isso. A formação em licenciatura também permite trabalhar nas mesmas áreas abertas pelo bacharelado, acima listadas.

 

DURAÇÃO: 

8 semestres para bacharelado e 10 semestres para licenciatura

 

FORMA DE INGRESSO:

O curso oferece 80 vagas por ano, 40 no primeiro semestre letivo e 40 no segundo. Metade do total de vagas é reservado para ações afirmativas e metade para ampla concorrência. A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

 

 

Colegiado do curso

Núcleo Docente Estruturante

Atas de reuniões