No dia 14 de julho, a colaboradora do Coragem Claudia Bernard concedeu uma entrevista ao Ciseco para falar sobre efeitos da pandemia da Covid-19. A pesquisadora começa explicando que  em Londres há uma diversidade étnica muito grande: entre 45% e  47% da população da cidade é composta por minorias. Bernard então menciona que essas pessoas são as mais afetadas pelo vírus, e, consequentemente integram uma grande parcela das mortes por Covid-19. 

Trata-se na maioria das vezes de trabalhadores da linha de frente. E como esses trabalhos são geralmente por pessoas negras e de origem asiática, é possível identificar essa desproporcionalidade nos números de vítimas. 

A professora salienta que esses dados levantam debates sobre desigualdades, sobre racismo, diversidade e também sobre o sistema de saúde nacional, pois trabalhar na saúde pública coloca a vida dessas pessoas em grande risco. 

Claudia também aponta para a importância da presença  de jornalistas negros na mídia,  visibilizando esse cenário: “Torna-se mais difícil ignorar que existe uma questão de raça e racismo nessa situação”. 

Entrevista completa disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *