No dia 19 de outubro, a estudante Camila Meira apresentou sua monografia “Baianas ou mucamas?: questões raciais evocadas pela festa de 50 anos de Donata Meirelles”, sob a orientação da professora Ângela Marques, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e da estudante Lucianna Furtado, doutoranda do PPGOM-UFMG. O trabalho abordou as reverberações midiáticas da festa da socialite, evidenciando o papel da revista Vogue na manutenção do racismo no mercado da moda e na produção de representações e invisibilização de pessoas negras, bem como uma aparente de mudança de posicionamento frente a casos de racismo em relação a outras ocorrências ao longo da história da publicação. A banca de avaliação contou a presença das professoras Laura Guimarães Corrêa, Vera França e Paula Simões, do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

A estudante Camila Meira seguirá suas atividades de pesquisa como mestranda do PPGCOM-UFMG, na linha de Processos Comunicativos e Práticas Sociais, com aprovação em 1º lugar no processo seletivo.