Vozes negras em comunicação: mídia, racismos, resistências” busca fomentar e aprofundar discussões no campo da pesquisa em comunicação, raça e interseccionalidade, por meio de reflexões de intelectuais envolvidos(as) na investigação sobre questões raciais e práticas comunicativas midiatizadas.

A publicação traz capítulos de pesquisadores(as) da área e também de áreas próximas e afins à comunicação social, como a ciência política, a pedagogia, a sociologia, entre outras.

Seus textos tratam de temas e conceitos diversos, como identidades e representações, pensamento decolonial, paradigma interseccional, racismos e antirracismos, táticas criativas, políticas e estéticas de resistência, imprensa negra, publicidade, ambivalências das imagens e representações na mídia tradicional.

O livro é organizado pela professora Laura Guimarães Corrêa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e é uma realização do Coragem – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero.

Publicado pela editora Autêntica, “Vozes negras em comunicação” integra a coleção Cultura Negra e Identidades, que publica títulos de diversas áreas do conhecimento que abordem a questão étnico-racial no Brasil e na diáspora. 

. Prefácio
Claudia Bernard

. Por um olhar opositor e um agir impedante
Laura Guimarães Corrêa

. Mídias, racismos e outras formas de destituição: elementos para o reposicionamento do campo da comunicação
Rosane Borges

. Racismo e orientalismo: o papel da mídia
Shakuntala Banaji

. Semioses decoloniais: afrofuturismo, performance, e o colapso do privilégio branco
Maria Aparecida Moura

. As vozes de mulheres negras em três tempos
Cristiano Rodrigues e Viviane Gonçalves Freitas

. Jornalistas negros: como a experiência da negritude pauta a atuação nas redações em Minas Gerais
Márcia Maria Cruz e Edilene Lopes

. O amor tem cor? O uso do Facebook como estratégia de letramento racial e de reexistência
Rodrigo Ednilson de Jesus

. “É a representação da miscigenação, parem de problematizar”: o racismo na circulação midiática da campanha de natal Chester Perdigão
Pablo Moreno Fernandes

. Publicidade tombamento: entre as tentativas de refletir e refratar a realidade racial brasileira na mídia
Francisco Leite e Angélica M. Souza

. “Feminismo das preta”: tensões, conflitos e negociações nas enunciações do rap
Lucianna Furtado e Elton Antunes

. “Quem tem um não tem nenhum”: solidão e sub-representação de pessoas negras na mídia brasileira
Laura Guimarães Corrêa e Mayra Bernardes

No dia 6 de dezembro de 2019, o Estado de Minas publicou uma página com texto da organizadora, Laura Guimarães Corrêa, sobre o livro: https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2019/12/06/interna_pensar,1106150/livro-vozes-negras-em-comunicacao-discute-midia-e-racismo.shtml.

“Vozes negras em comunicação” está disponível para compra online (impresso e em formatos digitais) no site do Grupo Autêntica e em livrarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *