Nas palavras de Nilma Lino Gomes, professora emérita da UFMG: “Nada melhor do que uma análise crítica, política e epistemologicamente engajada para compreender e desvelar como a mídia, que atravessa as nossas vidas, é forjada historicamente no contexto de profundas desigualdades.”
Mas as mudanças estão acontecendo. Nos últimos anos, essa situação vem sendo cada vez mais desafiada pelas análises, advindas das experiências emancipatórias e antirracistas, as quais dão visibilidade aos sujeitos negros, sua intelectualidade, corporeidade, discursos e narrativas afirmativos.
Tensionadas pelos sujeitos e movimentos emancipatórios, as articulações entre Comunicação e raça, bem como as imbricações entre mídia e racismo apresentam-se como desafio para aquelas e aqueles que acreditam e lutam pela justiça social e cognitiva.
Por isso, a leitura desse livro torna-se urgente e potente.
Com essa provocação, convidamos a todxs para o lançamento do livro Vozes negras em comunicação: Mídia, racismos e resistências”. Contaremos com a presença da organizadora Laura Guimarães Corrêa e dos autores e autoras: Angélica M. Souza, Cristiano Rodrigues, Edilene Lopes, Elton Antunes, Francisco Leite, Lucianna Furtado, Márcia Maria Cruz, Mayra Bernardes, Pablo Moreno Fernandes, Rodrigo Ednilson e Viviane Gonçalves Freitas.
O encontro acontece no dia 30/11 (sábado) das 14 às 17 horas, na livraria Quixote. Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, Belo Horizonte.
Localização: Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, Belo Horizonte.