Nota seis da Capes


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG inaugurou suas atividades em 1995, com a criação do curso de Mestrado, tendo iniciado o curso de Doutorado no ano de 2003. As pesquisas e a produção intelectual do Programa possuem ampla inserção nacional e internacional, com avaliação qualificada pela CAPES (nota 6).

O curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, possibilitando o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em áreas específicas da Comunicação Social. O curso envolve a preparação obrigatória de dissertação, a partir de um qualificado exercício de pesquisa, que compreende revisão bibliográfica adequada, domínio do estado da arte na área de investigação, capacidade de sistematização e uso de metodologia pertinente.

O Doutorado tem por objetivo o desenvolvimento da habilidade de conduzir, com autonomia, pesquisa original em áreas específicas da Comunicação Social. O curso de Doutorado envolve a preparação obrigatória de tese, resultante de revisão bibliográfica aprofundada, com sistematização do estado de investigação no âmbito do estudo pretendido, o planejamento e a condução do trabalho de pesquisa necessariamente original.