Memória


memoria

O Projeto Memória do Curso e do Departamento de Comunicação Social da UFMG organiza-se em torno da proposta de constituição de um acervo relacionado à trajetória da instituição.

As primeiras ações do Projeto foram realizadas no ambiente de ensino, combinando  as necessidades dos alunos em aprimorar a prática do instrumental jornalístico  com a urgência de se salvar da indigência completa a memória do curso e do departamento de Comunicação Social. Elas consistiram em entrevistas com fundadores e alunos das primeiras turmas do Curso e foram realizadas por alunos matriculados no Laboratório de Entrevistas,  prática de ensino, que foi coordenada pelos jornalistas Cláudia Graça da Fonseca  e Enderson d’Assumpção Cunha.

Paralelamente, foi desenvolvido um segundo conjunto de ações, coordenados pelo professor Delfim Afonso Júnior e pelo bibliotecário e editor de imagens , Lúcio Rodrigues de Melo. Elas foram agrupadas sob o nome Acervo 50 e tinham como objetivo a recuperação, tratamento e indexação de material audiovisual produzido e utilizado por alunos, técnicos e docentes ao longo da trajetória da instituição.

Neste espaço, reunimos parte do acervo coletado nestas entrevistas, doado por entrevistados ou recuperado nas dependências da Fafich.

Banco de Imagens do Flickr 1

Banco de Imagens do Flickr 2

Canal do Youtube

Facebook

Blog 50 anos