NEPEM
BUSCA

Sobre o Nepem

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher

O Nepem – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher é vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi fundado em 1984, com caráter interdisciplinar e interdepartamental. Seu objetivo principal é articular os estudos, pesquisas, ensino e extensão universitária desenvolvidas pelos diferentes departamentos e setores da UFMG sobre a condição da mulher na sociedade brasileira.

São competências do Nepem:

(I) desenvolver estudos e pesquisas sobre as mulheres e as relações de gênero;

(II) promover e coordenar seminários e conferências no âmbito da universidade;

(III) promover e divulgar, periodicamente, cursos sobre a situação da mulher (relações de gênero, étnicorraciais, sexualidade entre outros) em diferentes perspectivas, oferecidos pela UFMG e fora dela;

(IV) realizar levantamentos sistemáticos de bibliografia e discussões teóricas sobre temas de interesse do Núcleo (em papel e online);

(V) organizar serviço de documentação com a finalidade de reunir documentos, teses, artigos de periódicos, livros e outras publicações referentes à situação da mulher;

(VI) promover a divulgação de estudos e trabalhos realizados pelo Núcleo, e;

(VII) manter intercâmbio com instituições afins, no país e no exterior.

O trabalho do núcleo tem implicações práticas, como na realização de grupos de estudos diversos e na criação do Centro do Interesse Feminista e de Gênero, (CIFG).

Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG)

O Centro do Interesse Feminista e de Gênero foi criado no ano de 2008 para complementar e expandir a atuação do Nepem/UFMG no que tange às reflexões de gênero e feministas. Este campo científico vem ganhando crescente sistematização e visibilidade – inicialmente, por problematizar o lugar social das mulheres e, logo a seguir, por colocar em foco as relações de gênero – estas trouxeram às diferentes ciências e disciplinas as mais significativas contribuições críticas.

No cenário internacional e no Brasil, os estudos de gênero levaram à eclosão de uma produção intelectual de qualidade situada entre as linhas de pensamento de maior potencial crítico do último milênio.

Nas duas últimas décadas, a produção brasileira e latino-americana sobre o tema conheceu um notável crescimento e seu reconhecimento se confirmou como objeto de relevância para os estudos acadêmicos e para o processo de tomada da consciência crítico de gênero na sociedade em geral.

Congregando diferentes pesquisadores e pesquisadoras com distintos alinhamentos teóricos e metodológicos, mas todos com foco na emancipação das mulheres,
o CIFG e o NEPEM pretendem se consolidar na instituição e fora dela como um eixo para os estudos sobre as relações de gênero, as mulheres e os enfoques feministas, com parcerias de instituições feministas nacionais, regionais e internacionais e vinculadas à temática de gênero no continente latino-americano.