NEPEM
BUSCA
MENU

Pesquisa

Desde sua criação, o Nepem/UFMG dedica-se à realização de estudos e pesquisas que sejam relevantes para a realidade brasileira e latinoamericana e que ainda contribuam para a produção de conhecimento prudente, confiável e qualificado do universo acadêmico no que diz respeito às abordagens feministas, anti-racistas e anti-heteronormativas.

Conheça as atividades de Pesquisa

Ensino

As atividades de ensino e formação do NEPEM UFMG focam a produção de um conhecimento que dê visibilidade à contribuição fundamental das pensadoras e cientistas mulheres para as ciências, especialmente as ciências sociais e humanas.

Conheça as atividades de Ensino

Ensino

Extensão

Um dos focos centrais e de maior importância da atuação do NEPEM UFMG são as atividades de Extensão Universitária. Nossas ações extensionistas se dirigem ao objetivo final de empoderamento e emancipação das mulheres.

Conheça as atividades de Extensão

ACONTECE NO NEPEM

Evento

Quem são as mulheres das políticas para mulheres?

Seminário internacional com lançamento de coletânea de livros A Universidade Federal de Minas Gerais, através do Departamento de Ciência

Evento

VII Forum das Mulheres do Vale do Jequitinhonha

Entre os dias 09 e 10 de agosto deste ano, foi realizado, na cidade de Diamantina, o VII Fórum

Defesa de dissertação

Feminicídio e Sistema de Justiça Criminal

Estão todxs convidados para, no dia 29 de agosto de 2018, às 14 horas, a defesa de Dissertação de

Leia todas as notícias

"Não é ideologia"

“Ideologia” serve para identificar muita coisa por aí, mas respeito aos direitos humanos, defesa das mulheres e discussões sobre papéis de gênero certamente não são ideologia. De maneira colaborativa e aberta, o canal “Não é ideologia” recebe professores da UFMG que queiram falar sobre temas “polêmicos” e que são enquadrados de maneira errada na categoria ideológica. Acompanhe!

VEJA MAIS VÍDEOS E ASSINE
NOSSO CANAL NO YOUTUBE

GÊNERO E FEMINISMO

Marlise Mattos, coordenadora do Nepem, discute questões de “Gênero e Feminismo” no quadro dedicado no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa. Toda 5ª-feira, às 10h, nas ondas da 104,5.

Gênero e Feminismo

“Por que os homens não acreditam nos dados sobre o viés de gênero na ciência?”

Coluna Gênero e Feminismo, com coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem/UFMG), Marlise Matos, discute o conceito de gênero. Ouça a conversa é com a jornalista Soraya Fideles.