NEPEM
BUSCA
MENU

Pesquisa

Desde sua criação, o Nepem/UFMG dedica-se à realização de estudos e pesquisas que sejam relevantes para a realidade brasileira e latinoamericana e que ainda contribuam para a produção de conhecimento prudente, confiável e qualificado do universo acadêmico no que diz respeito às abordagens feministas, anti-racistas e anti-heteronormativas.

Conheça as atividades de Pesquisa

Ensino

As atividades de ensino e formação do NEPEM UFMG focam a produção de um conhecimento que dê visibilidade à contribuição fundamental das pensadoras e cientistas mulheres para as ciências, especialmente as ciências sociais e humanas.

Conheça as atividades de Ensino

Ensino

Extensão

Um dos focos centrais e de maior importância da atuação do NEPEM UFMG são as atividades de Extensão Universitária. Nossas ações extensionistas se dirigem ao objetivo final de empoderamento e emancipação das mulheres.

Conheça as atividades de Extensão

ACONTECE NO NEPEM

Artigos de opinião

Preta, preta, pretinha

por Cristiano Rodrigues Aos 12 anos eu passei por uma das situações mais aterrorizantes da minha vida. Nunca consegui

Evento

Lançamento do livro Entre-lugares: trajetórias de mig

  Convidamos todas ao lançamento do livro Entre-lugares: trajetórias de migrantes, refugiados e apátridas. São histórias de pessoas de

Evento

Linha Aberta

Resistindo à Fragmentação: a construção de comunidades negras-LGBTs no Brasil e nos EUA. Watufani M. Poe (Brown University). Dia

Leia todas as notícias

"Não é ideologia"

“Ideologia” serve para identificar muita coisa por aí, mas respeito aos direitos humanos, defesa das mulheres e discussões sobre papéis de gênero certamente não são ideologia. De maneira colaborativa e aberta, o canal “Não é ideologia” recebe professores da UFMG que queiram falar sobre temas “polêmicos” e que são enquadrados de maneira errada na categoria ideológica. Acompanhe!

VEJA MAIS VÍDEOS E ASSINE
NOSSO CANAL NO YOUTUBE

GÊNERO E FEMINISMO

Marlise Mattos, coordenadora do Nepem, discute questões de “Gênero e Feminismo” no quadro dedicado no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa. Toda 5ª-feira, às 10h, nas ondas da 104,5.

Gênero e Feminismo

“Por que os homens não acreditam nos dados sobre o viés de gênero na ciência?”

Coluna Gênero e Feminismo, com coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem/UFMG), Marlise Matos, discute o conceito de gênero. Ouça a conversa é com a jornalista Soraya Fideles.