Núcleos de Pesquisa e Grupos de Estudo

Núcleos de Pesquisa e Grupos de Estudo

Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa (MQ)

 O Programa de Pós Graduação em Sociologia /UFMG conta há 17 anos com o Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa (MQ), que tem levado a uma significativa elevação do nível de sofisticação metodológica dos trabalhos desenvolvidos na pós-graduação, atraindo público de todo o Brasil e da América Latina.

Por ser um programa de treinamento, os produtos gerados pelo evento são materializados na melhoria da qualidade das análises empíricas feitas pelos participantes.

Capacitação em Pesquisas Sociais (CECAPS)

A ideia do centro é a de desenvolver, através das pesquisas, e repassar, através de cursos, ferramentas que possibilitem a elaboração, a avaliação e o monitoramento de programas sociais. O nosso público alvo são gestores e formuladores das políticas sociais, tanto do setor público, como do setor privado e do terceiro setor (ONGs).  A intenção é a subsidiá-los nas tomadas de decisões na implementação de políticas sociais novas e para garantir o aprimoramento de políticas existentes.

Em suas atividades o CECAPS desenvolve pesquisas na área de avaliação e gestão de projetos sociais. Atualmente são 13 projetos, sendo 8 acadêmicos que contam com o financiamento da FAPEMIG e CNPq e 5 contratos de prestação de serviços através da FUNDEP financiados pelo Governo de Estado de Minas Gerais e por municípios do estado.

Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis

O Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis, sigla CER Pierre Sanchis, é um órgão vinculado ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui um caráter pluridisciplinar e inter-institucional. Sua constituição tem uma história particular. Nasceu não de um projeto abstrato, mas de um convite para participar de um projeto de pesquisa nacional, que envolveu seis universidades em cinco cidades do país. Esse projeto intitulado “Religião e Política entre alunos de Ciências Sociais” funcionou como polo agregador do Centro. O desenvolvimento da pesquisa, em sua primeira parte, ao longo de 2000, foi solidificando o grupo e colocando a necessidade, para a própria continuidade de seu trabalho, de uma organização institucional, com o decorrente cadastramento no diretório do grupos de pesquisa do CNPq.

Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)

Um destaque é o curso de extensão, Análise Criminal, ofertado regularmente pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP).

Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS)

O CPEQS é um centro de excelência acadêmica fundado em 2006, a partir da iniciativa da Dra. Neuma Aguiar, professora titular aposentada do departamento de Sociologia da UFMG. Ao longo da sua trajetória o Centro elaborou três surveys multidisciplinares na região metropolitana de Belo Horizonte; uma pesquisa inédita sobre usos do tempo; estabeleceu convênios internacionais para a elaboração de pesquisas comparativas; e treinou centenas de alunos e profissionais em métodos quantitativos no âmbito do curso intensivo em Metodologias Quantitativas (MQ), análogo aos cursos de verão do ICPSR de Michigan. Hoje, o Centro mantém a sua função primordial e pioneira de treinar e congregar professores e alunos extraordinários para fomentar o desenvolvimento e divulgação de pesquisas quantitativas de qualidade, que investigam números sociais que importam.

Centro de Estudos Urbanos (CEURB)

O CEURB realiza anualmente um seminário interno de discussão dos projetos de Mestrado e doutorado com professores convidados nacionais e internacionais. Esta apresentação permite identificar caminhos de pesquisa e criar espaços de colaboração para orientações conjuntas; além de aprimorar capacidades de síntese, apresentação em público e organização de informação para divulgação.

Também realiza um Seminário Internacional de Mobilidades Contemporâneas e apoia na realização do Seminário Internacional de Acessibilidade Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte.

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise em Redes Sociais (GIARS)

Como um novo desdobramento da tradição do MQ, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais (GIARS), organiza anualmente um ciclo de palestras internacionais, workshops diversos sobre análises de redes, o Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Sociais, além de minicursos periódicos.

Laboratórios:

Laboratório de Pesquisa em Estratificação Social e Trabalho (LAPEST)

Observatório INCITE – Inovação, Cidadania e Tecnociência

O INCITE é um grupo de pesquisa interdisciplinar credenciado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Criado em 2013, realiza pesquisas que investigam, entre outros, a construção, difusão, apropriação e gestão do conhecimento científico e da inovação tecnológica; a circulação e as representações artísticas, populares e midiáticas da ciência e da tecnologia; a participação dos cidadãos em ciência, tecnologia e inovação, assim como sua rejeição, percepção de riscos, aceitação e reinvenção da tecnologia; e a tomada de decisão em conflitos políticos atravessados por controvérsias técnicas e científicas. Os pesquisadores do grupo participam de redes nacionais e internacionais, como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)

Conta com estrutura física composta por um amplo laboratório de informática com estações de trabalho, salas de professores na Unidade Administrativa III e sala de reunião. Outros recursos são a biblioteca com livros especializados, veículo, telefonia, estações de trabalho, notebooks e câmeras fotográficas. Seus recursos metodológicos (computadores equipados com softwares com ferramentas de organização, tratamento, processamento e análise de dados quantitativos e qualitativos) e de recursos humanos (pesquisadores e estagiários com experiência na área temática de candidatura, com experiência na execução de pesquisas empíricas aplicadas qualitativas e quantitativas e com robusto treinamento metodológico) para a consecução dos objetivos da proposta.

Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento e ao Laboratório de Pesquisa em Estratificação Social e Trabalho.

Um espaço equipado com computadores, projetor, mesas de reunião, várias estações de trabalho e ar-condicionado portátil.

Laboratório de Metodologia em Ciências Sociais (LMCS)

Funciona pela gestão conjunta do Departamento de Ciência Política e do Departamento de Sociologia, um ambiente equipado por computadores com software necessário para o ensino de metodologia e prática de pesquisa científica , com programas computacionais especializados para investigação científica  à disposição dos usuários, tais como: R, Stata, SPSS, GeoDa e ArcGIS.

Centro de Pesquisa e Capacitação em Programas Sociais, (CECAPS)

O Cecaps possui 2 salas, sendo uma utilizada para coordenação de cursos de Extensão e a outra para o desenvolvimento de pesquisa.

Grupo de Pesquisa “Saúde e Sociedade

O Grupo de Pesquisa em Saúde e Sociedade possui ambiente equipado com computadores e mobiliário, possibilitando o trabalho.

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais

O grupo possui ambiente equipado com computadores para auxiliar nas atividades.

Centro de Estudos Em Sociologia Antônio Augusto Pereira Prates (CESAP)

O Centro de estudos em Sociologia Antônio Augusto dispõe de ambiente de estudos equipado com computadores e impressora para auxiliar os discentes de mestrado e doutorado em suas atividades. Além disto, os alunos podem usar, em horários extraclasse, o LMCS, bem como o laboratório do CRISP.

Biblioteca

O PPGS trabalha com o acervo da biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), além dessa biblioteca, os discentes têm acesso fácil aos acervos do Centro de Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais (CPEQS), que contam com livros e manuais internacionais sobre métodos quantitativos raramente encontrados em bibliotecas das IES do Brasil. A biblioteca do CRISP, por sua vez, conta com livros especializados na área de Sociologia do Crime e da violência, bem como com um acervo de vídeos, monografias, dissertações e teses para livre consulta por parte da comunidade acadêmica.