?> MQ | Metodologia Quantitativa

Sobre o MQ

Há um pouco mais de 20 anos, em reunião organizada sob patrocínio da CAPES, foi elaborado um diagnóstico das carências em cada grande área de formação. Na ocasião, foi constatada a necessidade, na área das Ciências Sociais, de qualificação em metodologia quantitativa. O Programa de Treinamento Intensivo de Metodologia Quantitativa (MQ), portanto, foi fundado em 1999, vindo ao encontro dessa demanda. E, com sua crescente institucionalização no cenário da pós-graduação no país, passou a servir a muitas outras áreas do conhecimento.

 

O MQ reúne os melhores professores de metodologia, recrutando-os nacional e internacionalmente. Assim, visa treinar profissionais e estudantes de pós-graduação, de diversas áreas e de variadas regiões do Brasil, no uso de técnicas e métodos de análise quantitativa e qualitativa. O MQ oferece cursos básicos, intermediários e avançados, que auxiliam os alunos na produção e na análise científica de estudos empíricos de qualidade para suas dissertações, teses e relatórios profissionais. O programa também capacita os participantes a um melhor desempenho na elaboração e no diagnóstico de políticas públicas no território nacional.

 

Mais de 3.000 estudantes de todo o Brasil já participaram do MQ, experimentando oportunidades de intercâmbio científico e de parcerias em projetos de pesquisa. Por sua tradição e qualidade, o MQ é hoje referência de excelência no ensino de métodos de pesquisa.

Apoio

  • CAPES
  • Departamento de Sociologia
  • PPGS
  • Proex UFMG