Apresentação dos Cursos

Antropologia

A antropologia é uma ciência que se preocupa com a diversidade dos mundos presentes nas diversas gentes. Partindo do princípio que as culturas são diversas e as pessoas são atravessadas por marcadores específicos como raça, localidade, crenças, gênero e sexualidades. Outro ponto importante da disciplina é a relação entre pessoas de diferentes culturas. No Brasil a disciplina tem se alinhado aos diversos grupos marginalizados para garantias de direitos fundamentais como a demarcação de seus territórios e fortalecimento de seus saberes.

Arqueologia

A Arqueologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas por meio de suas coisas. O objeto de estudo da Arqueologia são os elementos do dia a dia das pessoas que viveram, seja há milhares de anos ou na atualidade, como objetos, construções e marcas deixadas no ambiente. No Brasil, a arqueologia e a antropologia têm se alinhado aos diversos grupos marginalizados para garantias de direitos fundamentais como a demarcação de seus territórios e o fortalecimentos de seus saberes.

Tronco Comum

Na UFMG, os cursos de graduação podem ter diferentes formatos. O Tronco Comum é um formato que oferece a integração entre dois ou mais cursos, servindo como uma base de formação comum. O Tronco Comum em Antropologia e Arqueologia tem duração de 4 semestres, em que estudantes ingressantes nos Bacharelados de Antropologia e de Arqueologia cursam as mesmas disciplinas, com uma formação dialogada entre as duas áreas. Ao finalizar o Tronco Comum, cada estudante pode escolher em qual Bacharelado irá continuar, com mais 4 semestres de duração. Mesmo depois de finalizado o Tronco Comum, estudantes podem cursar disciplinas optativas no outro Bacharelado, aprofundando o trânsito entre as duas áreas.