Dúvidas frequentes

1)O curso de Graduação em Antropologia da UFMG oferece duas habilitações: A Antropologia Social e a Arqueologia. Posso fazer as duas ao mesmo tempo?

O aluno NÃO pode fazer duas habilitações ao mesmo tempo. Só é possível fazer a segunda se o aluno concluir todos os créditos da primeira. Isso é feito com a chamada “Continuidade de estudos”. Ou seja, o aluno termina a primeira e pode fazer a segunda logo em seguida (o aluno tem que optar pela continuidade num prazo de até um ano, caso contrário perde seu direito de continuar ou de retornar ao curso). É importante atentar que para a segunda habilitação são necessários a existência de vaga no curso (quantitativo divulgado pelo DRCA) e saldo de integralização suficiente para poder terminar a outra habilitação. O aluno pode já ir adiantando disciplinas das duas habilitações ao longo do curso da primeira. Por exemplo, caso o aluno opte pela habilitação em Arquelogia, pode já ir fazendo as obrigatórias da Antropologia Social, para quando começar a segunda habilitação precisar apenas cumprir algumas obrigatórias mais a carga de optativas ainda não cumpridas da habilitação em Antropologia Social.


2) Qual é a diferença entre  “Formação Livre”, “Formação Complementar” e “Formação Transversal”?

Formação livre, formação complementar e formação transversal dizem respeito a disciplinas de outros cursos da UFMG (mas atenção, essas disciplinas não podem estar elencadas na matriz do curso de antropologia, pois algumas disciplinas do curso de História por exemplo, entram como optativas (a HIS100 e a HIS098, por exemplo fazem parte da matriz do curso. Da mesma forma, há disciplinas dos cursos da Faculdade Educação na matriz curricular da Antropologia).
As diferenças entre as três são as seguintes (Lembrando que apenas a Formação livre é obrigatória)
O aluno pode escolher qualquer disciplina de qualquer outro curso da UFMG à sua vontade. O curso de antropologia exige 60 horas de formação livre.
O propósito da FCA é para que o aluno obtenha ao final dela conhecimentos que irão complementar o seu estudo em Antropologia.
No curso de antropologia o discente precisará fazer 360 horas de disciplinas do outro curso pré-aprovadas pelo colegiado. O aluno precisará definir um professor tutor do Departamento de Antropolgia e Arqueolgia  (ele(a) é quem ajudará na escolha dessas disciplinas). Ou seja, o aluno não escolhe as disciplinas sozinho. O tutor é obrigatório nessas escolhas, justamente para saber se as disciplinas que se quer fazer complementam de alguma forma o conhecimento em Antropologia.
As Formações Transversais são conjuntos de atividades acadêmicas curriculares, organizadas segundo estruturas curriculares, que visam abordar temáticas de interesse geral, incentivando a formação de espírito crítico e de visão aprofundada sobre esses temas.
•É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um “mini currículo”  abordando uma temática específica.
•Sua carga horária total é de pelo menos 300 horas-aula (Resolução, 01/2020, aprovada pelo CEPE em 08/10/2020).
•Pode ser também utilizada para integralizar a carga horária de Formação Complementar Aberta (o pedido tem que ser deferido pelo Colegiado antes do aluno começar a cursar esse tipo de disciplina).
•As disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos de Formação Livre.