Chamada para seleção de Bolsista de Iniciação Científica – Projeto “História de Família como metodologia de análise social” (01 vaga)

A professora Sabrina Finamori (DAA/ UFMG) convida a participar de seleção para bolsa de Iniciação Científica no projeto “História de Família como metodologia de análise social” (01 vaga).

Poderão se candidatar estudantes regularmente matriculada/os nos cursos de graduação em Antropologia e em Ciências Sociais, preferencialmente entre o 3º e 7º período (com previsão de conclusão do curso para dezembro de 2024 ou data posterior).

1. Inscrições deverão ser realizadas pelo endereço sabrinafinamori@gmail.com entre 10/07/2023 e 20/07/2023.

2. No e-mail solicitando inscrição, os alunos deverão:

a) informar nome completo, telefone, número de matrícula, RG e CPF; endereço do currículo lattes
b) encaminhar em PDF os documentos abaixo listados:
• Comprovante de matrícula
• Histórico escolar
• Currículo lattes
• Breve carta de intenções, abordando sua trajetória e seu interesse pela temática da pesquisa

3. A seleção será baseada em entrevista e análise da documentação apresentada, considerando o desempenho acadêmico, interesse e conhecimento prévio sobre as temáticas. As entrevistas serão realizadas no dia 24/07, no período da tarde, de modo remoto.

4. A pessoa selecionada deverá ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais de atividade à pesquisa e atender aos requisitos formais exigidos pelas agências de fomento para concessão de bolsas – notadamente, não ter vínculo empregatício nem receber outros tipos de bolsa ou participar em qualquer modalidade de estágio remunerado.

***************

PROJETO: História de Família como metodologia de análise social

Coordenação: Sabrina Deise Finamori (Doutora em Ciências Sociais, PPGCS/ UNICAMP)

Este projeto tem como proposta uma investigação teórica sobre o uso de métodos biográficos para análises no campo da antropologia do parentesco. Partimos da proposição acerca da metodologia de “história de família”, apresentada pelos autores João de Pina Cabral e Antónia Pedroso de Lima (2005) que une procedimentos e técnicas diversas, como: o método genealógico, o método biográfico, o método de estudo de caso, os métodos demográficos.
A história de família aparece como um método utilizado para contextualização social e foi desenvolvida como solução dos presentes problemas metodológicos de pesquisas em contexto urbano. Um desses problemas, acarretado através do uso do método “história de vida”, é o inevitável isolamento das vidas individuais estudadas, sem interligá-las nos contextos de relação e interação no qual estão inseridos. Assim, o objetivo seria traçar o universo de relações familiares de ego e identificar os processos de estruturação que ocorrem dentro desse universo, mantendo em mente o caráter dinâmico dessas construções e sem se circunscrever na percepção autovalidatória de ego. Desse modo, não estamos falando das estruturas de relações de parentesco como são, mas sim do universo do parentesco percebido por alguém, ou seja, quem o interlocutor enxerga como seus parentes do modo como os enxerga.
O propósito da pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica que contemple produções teóricas sobre a metodologia tanto quanto estudos que apliquem métodos biográficos à análise do parentesco para avaliar os alcances e limitações desta metodologia.