DÚVIDAS FREQUENTES
Onde posso consultar a PERIODIZAÇÃO das DISCIPLINAS?
Você pode consultá-las na matriz curricular de cada curso:
Matriz Curricular de Antropologia
Matriz Curricular da Arqueologia
Na pequena síntese abaixo, você pode conferir as informações centrais da matriz curricular do tronco comum em Antropologia e Arqueologia e de cada bacharelado. Tendo conhecimento da periodização da oferta de cada disciplina e de seus pré-requisitos é mais fácil fazer a MATRÍCULA e PLANEJAR SEU PERCURSO.
Acesse aqui Síntese da periodização das disciplinas
Quais são os PERCURSOS possíveis no curso de Antropologia?
Todas as pessoas entram no PERCURSO 1 (formado por Núcleo Específico + Núcleo Geral), mas podem solicitar mudança para outro percurso a depender de como pretendam construir suas formações.
O curso pode, assim, ser integralizado a partir de quatro diferentes percursos, sendo eles:
Percurso 1 (percurso padrão): Núcleo Específico (2340h) + Núcleo Geral (60h);
Percurso 2: Núcleo Específico (2280h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Avançado (60h);
Percurso 3: Núcleo Específico (1980h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Complementar (360h);
Percurso 4: Núcleo Específico (1920h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Complementar (360h) + Núcleo Avançado (60h).
Lembre-se que em cada PERCURSO pode haver uma carga horária específica para os subgrupos de optativas, conforme descrito na tabela
Quais são os PERCURSOS possíveis no curso de Arqueologia?
Todas as pessoas entram no PERCURSO PADRÃO (formado por Núcleo Específico + Núcleo Geral), mas podem solicitar mudança para outro percurso a depender de como pretenda construir sua formação
O curso apresenta a possibilidade de ser integralizado a partir de quatro diferentes percursos, sendo eles:
Percurso 1: Núcleo Específico (2340h) + Núcleo Geral (60h);
Percurso 2: Núcleo Específico (2280h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Avançado (60h);
Percurso 3: Núcleo Específico (1980h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Complementar (360h);
Percurso 4: Núcleo Específico (1920h) + Núcleo Geral (60h) + Núcleo Complementar (360h) + Núcleo Avançado (60h).
Lembre-se que em cada PERCURSO pode haver uma carga horária específica para os subgrupos de optativas, conforme descrito na tabela
Como solicitar mudança de PERCURSO:
Você deve enviar o Formulário de mudança de percurso preenchido e assinado, por e-mail, à secretaria do Colegiado (colegiadoantropologiaufmg@gmail.com).
No campo PERCURSO CURRICULAR REQUERIDO, você deve preencher um percursos previstos para seu curso
Percurso 1 (percurso padrão): Núcleo Específico + Núcleo Geral ;
Percurso 2: Núcleo Específico + Núcleo Geral + Núcleo Avançado;
Percurso 3: Núcleo Específico + Núcleo Geral + Núcleo Complementar ;
Percurso 4: Núcleo Específico + Núcleo Geral + Núcleo Complementar + Núcleo Avançado
Observe o prazo previsto no Calendário Acadêmico. Para mais informações sobre a Mudança de Percurso, acesse as Normas Acadêmicas.
O que é “NÚCLEO ESPECÍFICO” na estrutura curricular do curso?
o Núcleo Específico é constituído pelos saberes característicos do curso, por meio de atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória e optativa. Contempla a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento de competências esperadas na área de atuação da pessoa egressa. O núcleo específico contempla, portanto, todas as disciplinas obrigatórias e optativas.
O que são as disciplinas “OPTATIVAS ESPECÍFICAS” (G2)?
No Bacharelado de Antropologia, refere-se a um conjunto de disciplinas optativas de 60 horas-aula cada, focadas no estudo introdutório aos diferentes campos de formação e atuação da Antropologia.
Estudantes da Antropologia devem cursar um mínimo de 180 horas-aula em atividades curriculaes deste subgrupo e um máximo de 540 horas-aula.
Tais disciplinas não tem grade fixa de horário nos semestres, mas serão ofertadas periódica e alternadamente, duas ou três a cada semestre. São elas: Estudos de Parentesco; Estudos de Campesinato, Etnicidade e Território; Etnologia Indígena; Estudos de Gênero; Estudos sobre Desenvolvimento, Estado e Poder; Estudos da Ciência e da Técnica; Antropologia das Artes e das Visualidades; Antropologia da Religião e da Magia; Raça e Etnicidade
No Bacharelado de Arqueologia, são atividades de caráter prático, voltadas para a formação discente na análise de materiais arqueológicos.
Em cada momento de oferta, um recorte de materiais arqueológicos e/ou contextos será definido como tema. Desse modo, com a regularidade de oferta, a(o) discente poderá ter acesso à formação técnica de análise de materiais arqueológicos de naturezas diversas (cerâmicos, líticos, faunísticos, osteológicos, florísticos, vítreos, metálicos ou outros), conforme seus interesses prioritários.
Estudantes da Arqueologia (no percurso padrão) devem cursar um mínimo de 120 horas-aula em atividades acadêmicas curriculares deste grupo e um máximo de 300 horas-aula Mínimo 2 disciplinas.
O que é NÚCLEO GERAL (ou formação livre) na estrutura curricular do curso?
O núcleo geral é composto por atividades acadêmicas curriculares que abordem temas de amplo interesse, orientadas para a formação intelectual, crítica e cidadã, em um sentido amplo. São atividades, em geral, de outros cursos com vagas abertas para todos os cursos da universidade. Atividades ofertadas para formações transversais, quando cursadas de modo avulso, podem ser usadas para compor o Núcleo Geral. Antigamente, o Núcleo Geral era denominado como Formação Livre. São exigidas 60 horas de Núcleo Geral para todos o percursos.
O que é NÚCLEO COMPLEMENTAR na estrutura curricular do curso?
O núcleo complementar permite ao estudante adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes em campos do conhecimento diferentes daqueles que são característicos do seu curso, podendo ser realizada por meio da Formação Complementar Aberta ou Formação Transversal (confira os itens a este repseito). Caso você deseje incluir o núcleo complementar em seu percurso, é necessário solicitar a mudança de percurso ao colegiado para que seja devidamente registrada no SIGA (veja o item sobre mudança de percurso).
O que é “FORMAÇÃO COMPLEMENTAR ABERTA”?
O propósito da FCA é que o/a estudante obtenha ao final dela conhecimentos que irão complementar seu estudo em Antropologia ou Arqueologia. Nos cursos de Antropologia e de Arqueologia, caso decida fazer a FCA o/a discente precisará fazer 360 horas de disciplinas do outro curso pré-aprovadas pelo colegiado.
É importante salientar que a realização da Formação Complementar Aberta (FCA) baseia-se numa proposta organizada pelo discente que, para ser concretizada, necessita de prévia autorização do Colegiado de Curso.
Como faço para integralizar a FORMAÇÃO COMPLEMENTAR ABERTA como NÚCLEO COMPLEMENTAR?
Escolha um curso de graduação que seja correlacionado ao curso de Antropologia ou Arqueologia
Formule um plano de estudos junto a um/a professor/a tutor/a do curso escolhido, com 360h de atividades, tendo atenção aos pré-requisitos. O formulário do colegiado está aqui
Uma vez formulado o plano de estudos, é necessário enviar os documentos para o Colegiado de Antropologia e Arqueologia para aprovação da coordenação. Caso seu pedido seja aprovado, o colegiado realizará a alteração do percurso curricular para contemplar a Formação Complementar Aberta.
Depois de deferido o plano de estudos, sua matrícula é feita diretamente pelo Colegiado de Antropologia e Arqueologia, de modo que, no semestre seguinte, você poderá solicitar a inscrição nas disciplinas escolhidas durante a 1ª Fase do Período de Matrícula.
Caso se depare, posteriormente, com dificuldades em cumprir o plano prévio de formação complementar aberta, você deve solicitar a reformulação do plano que deverá seguir as etapas da solicitação inicial.
Veja também o manual para formulação de plano de estudos no SIGA Manual do Aluno
O que é “FORMAÇÃO TRANSVERSAL”?
As Formações Transversais são conjuntos de atividades acadêmicas curriculares, organizadas segundo estruturas curriculares, que visam abordar temáticas de interesse geral, incentivando a formação de espírito crítico e de visão aprofundada sobre esses temas.
•É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um “mini currículo” abordando uma temática específica.
•Sua carga horária total é de pelo menos 300 horas-aula (Resolução, 01/2020, aprovada pelo CEPE em 08/10/2020). Lembramos, no entanto, que para integralizá-la como Núcleo Complementar são necessárias 360h
As disciplinas, obrigatórias e optativas, do curso não podem ser utilizadas para a integralização do núcleo complementar, incluindo, portanto, as Formações Transversais. Sendo assim, orientamos que ao se matricular, cheque se as disciplinas escolhidas não tem código DAA, pois estas não serão contabilizadas pelo SIGA como Núcleo Complementar.
•As disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos do Núcleo Geral
Seguem algumas formações transversais da UFMG:
FT em Saberes Tradicionais
FT em Divulgação Científica
FT em Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira
FT em Culturas em Movimento e Processos Criativos
FT em Direitos Humanos
FT em Empreendedorismo e Inovação
FT em Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI
FT em Acessibilidade e Inclusão
FT em Estudos Internacionais
Para informações sobre matrícula em FORMAÇÃO TRANSVERSAL e sobre a oferta do semestre, veja aqui
Outras informações gerais sobre FORMAÇÃO TRANSVERSAL podem ser acessadas aqui e aqui
Como faço para integralizar a FORMAÇÃO TRANSVERSAL como NÚCLEO COMPLEMENTAR?
Primeiramente, você deve solicitar a mudança para o percurso com núcleo complementar. Você deve enviar o Formulário de mudança de percurso preenchido e assinado, por e-mail, à secretaria do Colegiado (colegiadoantropologiaufmg@gmail.com). Veja a orientação sobre mudança de PERCURSO para orientações mais detalhadas.
No período para reformulação dos planos de estudos, você deverá incluir no plano de estudos as atividades da formação transversal como formação livre (núcleo geral) e se matricular na terceira fase da matrícula.
Quando integralizar a carga horária de formação transversal deverá solicitar ao Colegiado o enquadramento das atividades de formação livre como núcleo complementar, preenchendo e enviando para o email do colegiado o seguinte formulário Formulário Enquadramento Formação Transveral
Como faço para cursar disciplinas da PÓS-GRADUAÇÃO?
Você deve preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo ao e-mail do colegiado de graduação solicitando a autorização da coordenação. Uma vez deferido seu pedido, entre em contato com o colegiado de pós no qual deseja cursar a disciplina com o formulário assinado para realizar a matrícula na data indicada no calendário acadêmico. Tenha atenção para não perder o prazo. Lembre-se que a matrícula é feita pela secretaria da pós-graduação na qual a disciplina está sendo ofertada, mas é necessário que seu pedido esteja acompanhado pelo formulário assinado pela coordenação de seu curso de origem.
Uma vez cursada a disciplina, caso você esteja no percurso com Núcleo Avançado, você pode pedir a integralização dela como Núcleo Avançado por meio da dispensa, por aproveitamento de estudos, das disciplinas de “Tópicos Avançados”, presentes no rol de optativas do curso. O formulário consta aqui
Caso o Colegiado aprove a solicitação, as atividades cursadas na Pós-Graduação deixarão de ser contabilizadas no Núcleo Geral e passarão a ser contabilizadas no Núcleo Avançado.
Quais são as ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
– As atividades complementares são as seguintes:
I. Atividade Acadêmica à Distância. Curso ou evento realizado à distância, com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia, ofertada por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida (carga horária mínima 60h) – 04 créditos
II. Iniciação à Extensão. Participação em Projetos de Iniciação à Extensão (mínimo 6 meses) – 04 créditos
III. Iniciação à Docência. Participação em Programas de Iniciação à Docência. (mínimo 6 meses) – 04 créditos
IV. Iniciação à Pesquisa. Participação em Projetos de Iniciação à Pesquisa (mínimo 6 meses) – 04 créditos
V. Participação em eventos locais ou regionais. Participação em eventos locais ou regionais, com apresentação de comunicação oral ou pôster– 01 crédito
VI. Participação em eventos nacionais ou internacionais. Participação em eventos nacionais ou internacionais, com apresentação de comunicação oral ou pôster– 02 créditos
VII. Organização de eventos locais ou regionais. Participação na organização de eventos locais ou regionais voltados à comunidade externa – 01 crédito
VIII. Organização de eventos nacionais ou internacionais. Participação na organização de eventos nacionais ou internacionais voltados à comunidade externa – 02 créditos
IX. Publicação de resenha. Publicação de resenha em periódico científico, com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia – 02 créditos
X. Publicação em anais. Publicação de texto completo em anais de eventos científicos, com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia – 03 créditos
XI. Publicação de artigo. Publicação de artigo em periódico ou livro científico, com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia – 04 créditos
XII. Seminário em Antropologia e/ou Arqueologia. Realização de seminário sobre temas clássicos ou contemporâneos da Arqueologia ou da Antropologia, sob supervisão de docente do Curso, com apresentação prévia ao Colegiado de Programa de Atividades, contendo justificativa, temática, bibliografia, cronograma, carga horária, critério de avaliação, plano de apresentação pública de resultados, com anuência de docente supervisor(a) (mínimo 60 horas)– 04 créditos
XIII. Estudo dirigido. Estudo dirigido ou grupo de estudo, com apresentação prévia ao Colegiado de um Programa de Atividades, contendo justificativa, temática, bibliografia, cronograma, carga horária, critério de avaliação, e anuência de docente do curso (mínimo 60 horas) – 01 crédito
XIV. Corpo Editorial. Organização/participação em corpo editorial de periódico científico (mínimo 12 meses) – 02 créditos
XV. Órgão colegiado. Participação em órgãos colegiados da universidade. (mínimo 02 semestres) – 02 créditos
XVI. Protagonismo Social. Atividades de extensão em organizações da sociedade civil, juridicamente constituída e voltada para a atuação em áreas afins à Antropologia e/ou Arqueologia (direitos coletivos e difusos, patrimônio histórico e cultural, justiça ambiental, e outras). (mínimo 12 meses) – 02 créditos
Qual documentação deve ser reunida para comprovar cada uma das ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
I – Atividade acadêmica à distância. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Certificado de conclusão, emitido por IES reconhecida, com indicação de carga horária.
II – Iniciação à Extensão.: Relatório final de atividades com anuência de docenteorientador(a);
III – Iniciação à Docência. Certificado de participação em programa de iniciação à docência ou relatório final de atividades com anuência de docente-orientador(a);
IV – Iniciação à Pesquisa. Relatório final de atividades com anuência de docente orientador(a);
V – Participação em eventos locais ou regionais. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Certificado da apresentação oral ou pôster, ou de organização, emitido e assinado pela instituição promotora, constando título do trabalho, nome dos(as) autores(as), local e data do evento;
VI – Participação em eventos nacionais ou internacionais. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Certificado da apresentação oral ou pôster, ou de organização, emitido e assinado pela
instituição promotora, constando título do trabalho, nome dos(as) autores(as), local e data do evento;
VII – Organização de eventos locais ou regionais. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Certificado de participação na comissão organizadora do evento, emitido e assinado pela instituição promotora, constando nome do evento, local e data de realização;
VIII – Organização de eventos nacionais ou internacionais. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Certificado de participação na comissão organizadora do evento, emitido e assinado pela instituição promotora, constando nome do evento, local e data de realização;
IX – Publicação de resenha. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Cópia integral do índice e do texto publicado, constando informações de título, volume e ano da publicação, além de ISSN do
periódico ou ISBN do livro;
X – Publicação em anais. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Cópia integral do índice e do texto publicado, constando informações de título, volume e ano da publicação, além de ISSN do
periódico ou ISBN do livro;
XI- Publicação de artigo. Ser atividade com tema relacionado à formação em Antropologia e/ou Arqueologia. Cópia integral do índice e do texto publicado, constando informações de título, volume e ano da publicação, além de ISSN do
periódico ou ISBN do livro;
XII – Seminário em Antropologia e/ou Arqueologia. Relatório final da atividade, com anuência e nota final de docente responsável;
XIII – Estudo dirigido. Relatório final da atividade, com anuência e nota final de docente responsável;
XIV – Corpo Editorial. Declaração do órgão ou instituição atestando período de participação;
XV – Órgão colegiado. Declaração do órgão ou instituição atestando período de participação;
XVI – Protagonismo Social. Declaração do órgão ou instituição atestando período de participação.
Como faço para integralizar as ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
– Todas as regras para integralização podem ser consultadas nos regulamentos dos cursos disponíveis aqui
– Uma vez cumpridos os requisitos para integralização das atividades complementares você deve reunir os documentos listados no regulamento do curso para a atividade que deseja integralizar e preencher o formulário disponível aqui.
Envie, então, o formulário preenchido e os documentos comprobatórios para o e-mail do colegiado. Sua documentação será analisada e caso seu pedido seja deferido, o lançamento da atividade será feito, posteriormente, no sistema pela secretaria do curso.
O que é APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?
É a dispensa de atividade acadêmica cursada em outra instituição de ensino superior, do país ou exterior, desde que considerada equivalente à ministrada pela UFMG.
Como faço para solicitar APROVEITAMENTO DE ESTUDOS?
Você deve reunir a seguinte documentação e enviar para o e-mail do colegiado:
a) Histórico escolar
b) Programa (completo) da disciplina
c) formulário preenchido para cada disciplina que deseja solicitar aproveitamento, disponível aqui
Atenção: o prazo para protocolar a solicitação dispensa por aproveitamento de estudos é estipulado no Calendário Acadêmico da UFMG.
Quais são as regras para a realização de ESTÁGIO?
Tanto no Bacharelado de Antropologia quanto no de Arqueologia o estágio é não obrigatório. Para saber as regras para sua realização consulte os regulamentos dos cursos Regulamento Antropologia Regulamento Arqueolologia. Veja também outras informações sobre estágio aqui:
É necessário que, em conjunto com a documentação referente ao estágio, o/a estudante envie também ao colegiado um termo de aceite de orientação acadêmica de estágio assinado por um/a docente do Departamento de Antropologia e Arqueologia, contendo nome do/a estudante, registro acadêmico, nome docente, área e local de realização do estágio. O orientador acadêmico deverá avaliar se o plano de atividades proposto pela instituição na qual o estágio será realizado condiz com o curso.
Quais são as regras para o TCC?
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade acadêmica curricular obrigatória para a(o)s estudantes dos cursos de graduação em Antropologia e em Arqueologia. A sua realização deve observar as seguintes regras:
– A realização do Trabalho de Conclusão de Curso está condicionada à matrícula na atividade acadêmica Monografia (em Antropologia ou Arqueologia, a depender do seu curso).
– O Trabalho de Conclusão de Curso deve apresentar um texto dissertativo, versando sobre um tema do campo científico da disciplina, definido em comum acordo com docente-orientador(a), que será avaliado como requisito final de conclusão da referida disciplina.
– A orientação de Monografia só poderá ser realizada por docente atuante no Curso e será registrada através de formulário de Aceite de Orientação enviado pela(o) estudante ao Colegiado com assinatura de docente-orientador(a).
– A co-orientação de Monografia poderá ser realizada por profissional com título de Mestre ou Doutor(a) ou perfil equivalente (como mestres de conhecimentos tradicionais), e será registrada através de formulário enviado ao Colegiado pela(o) estudante com as assinaturas de docenteorientador(a), profissional co-orientador(a) e estudante.
– A avaliação da Monografia se fará por meio de uma banca constituída por docente-orientador(a) e co-orientador(a), caso houver; e um(a)
segundo(a) docente avaliador(a), do corpo docente da UFMG, ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES), com titulação mínima de Mestre(a). É permitida a participação de um terceiro membro na banca de avaliação, com titulação mínima de Mestre ou reconhecimento público como mestre(a) de conhecimentos tradicionais, sem necessidade de vínculo com instituição de ensino superior.
– A avaliação da banca se realizará em sessão pública previamente agendada e se constituirá dos seguintes elementos: A – apresentação oral do trabalho pela(o) estudante, em tempo máximo de 30 minutos; B – arguição por membros da banca; C – discussão da avaliação por membros da banca, sem a presença da(o) estudante ou da assistência; D – leitura pública da ata da banca de defesa e do resultado, por docente-orientador(a); E – encaminhamento da ata da banca de avaliação ao Colegiado do curso; F – lançamento da nota final da banca no Sistema Acadêmico da Graduação da UFMG, por docente-orientador(a).
– A monografia deve ser apresentada em concordância com os seguintes parâmetros formais: A – formato em concordância com as normas
estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG; B – a íntegra da monografia deve ser constituída, incluindo anexos e bibliografia (e figuras), de um mínimo de 50 (cinquenta) e um máximo de 120 (cento e vinte) páginas; C – recursos audiovisuais serão admitidos como elementos complementares, devendo ser anexados em formato digital de fácil acesso, em meio eletrônico, anexo ao corpo do texto.
– A(o) estudante deverá encaminhar ao Colegiado do curso a definição da data de constituição da banca de avaliação, bem como os nomes de seus integrantes, por meio de formulário próprio, com anuência da(o) docente orientador(a), acompanhado da versão final da Monografia, em arquivo digital. É de responsabilidade de estudante e docente orientador(a) fazer o – Em caso de reprovação, prevalecem as normas regulares vigentes na UFMG, ou seja, a(o) estudante deverá matricular-se em semestre posterior na disciplina, para submeter-se a nova avaliação, nos termos aqui estabelecidos, ressalvadas as restrições regimentais aplicáveis.
ROTEIRO PARA MARCAÇÃO DE DEFESA DE MONOGRAFIA E PÓS-DEFESA
1) Se a defesa for presencial, reservar uma sala pelo email: gerencia@fafich.ufmg.br
2) Baixar o formulário de marcação de defesa no site do colegiado e preencher com todas as informações, inclusive local de defesa. https://www.fafich.ufmg.br/cgradant/wp-content/uploads/2024/06/Form-Marcacao-defesa-.doc
3) Enviar para o email do colegiado o formulário preenchido e o arquivo da monografia 15 DIAS ANTES DA DATA AGENDADA
4) Baixar a ata de defesa, preencher as informações sobre a defesa, como nome, título, banca. https://www.fafich.ufmg.br/cgradant/wp-content/uploads/2024/06/Ata-defesa-monografia.doc
5) Enviar a ata preenchida para orientador/a antes da defesa
6) Após a defesa, o/a orientador/a deve preencher a nota na ata, assinar e o/a estudante envia a ata para o e-mail do colegiado
7) A versão final da monografia deve ser enviada pelo/a estudante para o e-mail do colegiado para que o arquivo seja postado no repositório virtual. (Obs: a UFMG não dispõe de repositório no sistema de bibliotecas para monografias de graduação de modo que o arquivo não deve ser enviado para biblioteca)
8) A nota final da monografia é postada pelo/a orientador/a no diário de classe como em outras disciplinas.
Como pedir REOPÇÃO DE CURSO?
A mudança de curso é permitida à pessoa regularmente matriculada e admitida por Concurso Vestibular ou pelo Sisu/UFMG. Este procedimento ocorre no primeiro semestre letivo, conforme previsto no Calendário Acadêmico, para provimento de vagas no segundo semestre letivo. Todas as informações estão no site do DRCA
Como obter comprovante de matrícula pelo SIGA?
Consulte o (tutorial)
Como obter comprovante de matrícula autenticado pelo SIGA?
Consulte o (tutorial)
Como obter histórico escolar autenticado pelo SIGA?
Consulte o (tutorial)
Como fazer o TRANCAMENTO PARCIAL de matrícula, isto é, remover uma disciplina na qual está matriculado/a?
Respeitados os prazos do calendário acadêmico e as outras normas pertinentes você deve solicitar o trancamento parcial via SIGA. Consulte o tutorial de trancamento parcial
Como fazer o TRANCAMENTO TOTAL de matrícula, isto é, trancar todas as atividades do semestre letivo?
Respeitados os prazos do calendário acadêmico e as outras normas pertinentes você deve solicitar o trancamento total via SIGA. Consulte o tutorial de trancamento total
Como obter o extrato de integralização?
Você pode obtê-lo via SIGA, veja o tutorial para obter Extrato de integralização
Como formular o plano de estudos?
Consulte o tutorial relativo a Plano de Estudos
Como solicitar DESISTÊNCIA FORMAL do curso?
Consulte o tutorial de desistência
É possível fazer os dois bacharelados (Antropologia e Arqueologia)?
Sim, uma vez obtidos os créditos para integralizar um dos bacharelados, é possível solicitar o ingresso no outro por meio da CONTINUIDADE DE ESTUDOS, caso haja vagas disponíveis para essa modalidade. O processo segue critérios estabelecidos no art. 45 do Regimento Geral e nos arts. 42, 43 e 44 das Normas Gerais do Ensino de Graduação da UFMG, respeitado o tempo máximo para sua integralização. As pessoas interessadas devem observar os requisitos estabelecidos e os prazos fixados, a cada semestre, no Calendário Acadêmico da UFMG. As regras, vagas e outras informações podem ser obtidas no site do DRCA
A solicitação é feita via SIGA.
Quais são as fases de MATRÍCULA?
1ª Fase da Matrícula, etapa obrigatória para todo/a estudante de Graduação. Nessa Fase, você poderá requerer matrícula para as atividades obrigatórias, optativas e de Formação Complementar Aberta. Somente será possível requerer matrícula nas atividades de Formação Complementar Aberta se a atividade estiver prevista no Plano de Estudo; se houver oferta da atividade.
2ª Fase da Matrícula, você poderá requerer a inclusão de novas atividades, obrigatórias e optativas, em turmas com vaga
3ª Fase da Matrícula, você poderá requerer matrícula para as atividades de Formação Livre, Formação Complementar Aberta e Formação Transversal
4ª Fase da Matrícula, você poderá requerer matrícula para as atividades de pós-graduação (veja no item sobre matrícula em disciplinas de pós como fazer o requerimento)
Acerto manual de matrícula: feito a critério dos colegiados em data divulgada via e-mail a cada semestre.