Normas Básicas

Nessa página são encontradas informações relativas a procedimentos mais comuns que são feitos ao longo do curso. Informações mais detalhadas pertinentes à rotina acadêmica podem ser encontradas no Guia do Estudante de Psicologia.

Atividades acadêmicas optativas

As Atividades Acadêmicas Optativas (AAO ou G4), são um grupo de atividades diversas que visam complementar a formação do estudante de psicologia em atividades de pesquisa, docência, vivência profissional e atividades de extensão. Mais informações sobre as AAO podem ser encontradas no Guia de orientações para o aluno de psicologia. Ao serem concluídas, o aluno deve solicitar ao colegiado o aproveitamento dos créditos das atividades. Para cada tipo de atividades são requeridos documentos específicos, os quais estão descritos no Guia do Estudante de Psicologia.

Colação de grau e colação de grau antecipada

Os prováveis formandos do semestre atual podem solicitar a colação de grau, observando os prazos estipulados pelo calendário oficial da UFMG. 

É possível também requerer a colação de grau antecipada, em casos de aprovação em concurso público, aprovação em curso de mestrado ou outra situação que justifique o adiantamento da cerimônia. A colação de grau antecipada está condicionada à autorização do Colegiado do Curso de Psicologia e do fechamento dos diários de classe pelos professores das disciplinas nas quais o aluno estiver matriculado.

De acordo com o Regimento Geral da UFMG, a colação de grau em curso de Graduação constitui um ato acadêmico público e solene, realizado em sessão da Congregação da Unidade que sedia o curso, sob a direção de seu Presidente ou representante. O ato de colação de grau é realizado após o encerramento do período letivo, conforme estabelecido no Calendário Escolar da UFMG. Ademais, participará do ato de colação de grau somente o estudante que houver cumprido todos os requisitos exigidos para a obtenção do diploma. Em casos excepcionais, a requerimento do interessado e a critério do Diretor da Unidade, poderá ser conferido grau em ato administrativo presidido pelo Diretor, na presença de, pelo menos, duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade, em dia, horário e local acordados entre o requerente e o Diretor da Unidade Acadêmica.

Dispensa de disciplinas

O aluno pode pedir a dispensa de disciplinas e/ou atividades realizadas em outros cursos de graduação (da UFMG ou de outras instituições), desde que as tenha realizado antes do ingresso em seu curso atual na UFMG. O requerimento do aproveitamento deve ser solicitado até o segundo semestre do ingresso no curso, nos prazos estabelecidos no Calendário da UFMG. Observe a documentação necessária no Guia do Estudante de Psicologia. Por fim, no que se refere ao requerimento de desligamento da UFMG, este pode ser feito diretamente pelo SIGA (basta acessar a opção “meus requerimentos de ocorrências” e em seguida, em “criar novo requerimento”, escolher “desistência formal”).

Estágios e vivência profissional

As solicitações de aproveitamento de créditos de estágio especial e vivência profissional podem ser entregues na Secretaria do Colegiado durante todo o semestre. Para aproveitamento dos créditos relativos às atividades de estágio e vivência profissional, são necessários os documentos descritos no Guia do Estudante de Psicologia. Observar também a Resolução 02/2019, que regulamenta os Estágios de ênfase do curso de psicologia da UFMG.

Matrícula

Etapas para a realização da matrícula:

  • Elaboração ou atualização do plano de estudos.
  • 1ª fase: inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas previstas no plano de estudos.
  • 2ª fase: inclusão de disciplinas obrigatórias e optativas não previstas no plano de estudos.
  • 3ª fase: inclusão de disciplinas de formação livre, formação complementar aberta ou formação transversal.

Observações:

  • Obedecer aos números mínimo e máximo de créditos ou de carga horária previstos para seu percurso curricular.
  • Obedecer a cadeia de pré-requisitos.
  • Requerimentos de matrícula enviados com inconsistência precisam ser justificados.
Normas de graduação

É importante conhecer as normas gerais de graduação da UFMG. Esse documento contém informações e normas relativas ao regimento interno da UFMG no que se refere a diversos procedimentos de interesse direto do aluno, por exemplo: trancamento, desligamento, exame especial, desempenho acadêmico, etc. As Normas Gerais de Graduação podem ser acessadas aqui.

Prazos

O calendário acadêmico da UFMG fornece as informações relativas aos prazos para os procedimentos executados pelo colegiado. O estudante deve estar atento às datas para os diversos requerimentos. Acesse o calendário acadêmico clicando aqui.

Seleção para estágios supervisionados
  • A matrícula nos Estágios Supervisionados será feita pelo próprio aluno no período da matrícula online a partir da relação de alunos selecionados encaminhada pelo professor supervisor.
  • Para que o aluno seja matriculado, necessita já ter cumprido toda a carga horária de disciplinas obrigatórias que deve cursar até o sétimo período (caso esteja em débito de disciplinas obrigatórias, o aluno não será matriculado em Estágio Supervisionado, mesmo que tenha sido selecionado pelo professor).
  • Cada aluno pode se matricular em DUAS turmas de Estágio Supervisionado, no máximo, por semestre.
  • O aluno que for selecionado para mais de duas turmas de Estágio Supervisionado, deve comparecer ao Colegiado para fazer a opção pelas duas turmas de sua preferência – a matrícula nos estágios dos alunos nesta situação  só será lançada após se manifestarem a respeito das opções escolhidas.
  • Aqueles alunos que forem selecionados ou que estiverem na lista de excedentes e, por qualquer razão desistirem da vaga, devem comunicar o Colegiado para que seu nome seja retirado da turma. Isso deverá ser feito antes do acerto de matrícula.
Trancamento total e parcial de matrícula

O procedimento de trancamento de matrícula pode ser total ou parcial. No trancamento total, o aluno solicitação não desenvolver nenhuma atividade acadêmica curricular ao longo de um período letivo. No trancamento parcial, o aluno pode solicitar não cursar apenas parte das atividades do período letivo. Os trancamentos total e parcial podem ser feitos com ou sem justificativa. Todo o processo é feito exclusivamente pelo SIGA. Para mais informações, acesse o Guia do Estudante de Psicologia.