Início

Coronavírus

Plano para o retorno presencial na UFMG – Para acessar o guia oficial clique aqui. MonitoraCovid: é um sistema online composto por um questionário sobre sintomas e estado vacinal que […]

Decisão da Câmara de Extensão sobre Ligas Acadêmicas

OFÍCIO Nº 17/2022/PROEX-CEX-UFMGBelo Horizonte, 18 de julho de 2022.  Assunto: Decisão da Câmara de Extensão sobre Ligas Acadêmicas.  A Câmara de Extensão, reunida em 14 de julho de 2022, reiterou as […]

Solicitações de Diploma

Informamos que as solicitações de diplomas e documentos diversos devem ser encaminhadas para a secretaria: colpsiufmg@gmail.com

Comunicação com o Colegiado

Quem precisar se comunicar com o Colegiado pessoalmente pode comparecer na sala durante a tarde das quartas-feiras (Érika) ou nas manhãs das quintas-feiras (Renato). Lembrando que no período de retorno […]

previous arrow
next arrow
Slider

Sobre o Curso

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciou suas atividades em 1963 e foi reconhecido pelo Decreto n. 62848, de 10 de junho de 1968. O Curso foi concebido de forma a atender às necessidades que a sociedade apresentava para o profissional da Psicologia, profissão regulamentada em nosso país no ano de 1962. Ao longo dos anos, reformas e alterações curriculares tem sido realizadas de modo a sempre propiciar a formação de profissionais aptos a atuar de forma ética e competente diante das mudanças ocorridas no contexto científico e no contexto social.

Com aulas em período integral – manhã e tarde – o Curso de Psicologia tem um tempo padrão para integralização curricular de 10 semestres (5 anos), concedendo aos formandos o título de Bacharel em Psicologia. O Curso está atualmente estruturado em dois percursos: ingressante e de ênfase. O percurso ingressante  é cursado entre o 1º e o 7º períodos. É composto por disciplinas obrigatórias e optativas que permitem ao aluno uma formação generalista no campo da Psicologia, com o conhecimento das diferentes teorias, abordagens e campos de trabalho do Psicólogo. O percurso de ênfase é cursado entre o 8º e o 10º períodos. Com disciplinas obrigatórias e optativas de caráter mais avançado e com os estágios curriculares, este percurso permite ao aluno o aprofundamento de seus conhecimentos e a vivência de experiências práticas em um dos seguintes campos: Processos de Desenvolvimento e Avaliação Psicológica, Processos Clínicos e Processos Psicossociais.  

O Curso, além das disciplinas e estágios, incentiva seus alunos a se envolver em atividades de pesquisa, extensão e monitoria, que podem ser realizadas em caráter voluntário ou com bolsas. Além disto, dispõe de um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), onde são realizadas atividades de estágio com o atendimento psicológico à comunidade, e conta também com uma empresa Junior, a RH Consultoria Junior, que tem como missão “desenvolver organizações por meio da valorização dos recursos humanos” e funciona como um espaço integrado de ensino, pesquisa e extensão.

O curso é oferecido em período diurno sendo o tempo padrão para integralização curricular de 10 semestres. O curso está estruturado nos Núcleos de Formação Básica e de Ênfases, responsáveis pela oferta de disciplinas obrigatórias e optativas. A oferta das disciplinas é de responsabilidade dos seguintes departamentos e unidades: Departamento de Morfologia, Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas, Departamentos de Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas e Faculdade de Educação.

Os primeiros sete períodos são destinados à formação básica incluindo disciplinas obrigatórias, carga optativa e estágios básicos. A partir do oitavo período o estudante deverá optar por uma Ênfase Curricular dentre: Processos de Desenvolvimento e Avaliação Psicológica, Processos Clínicos e Processos Psicossociais. As atividades de estágio específico acompanham a ênfase escolhida. Os estágios são supervisionados por professores do Departamento de Psicologia.

Apoio à/ao Estudante de Psicologia

O projeto “Apoio à/ao Estudante de Psicologia” (AEP), que conta com a participação de 14 discentes do curso de Psicologia da UFMG, busca o incremento dos canais de comunicação entre a coordenação do Colegiado e os estudantes do curso, além da construção de estratégias de divulgação do curso de Psicologia da UFMG para estudantes do ensino médio. O AEP teve seu início como atividade de extensão no primeiro semestre de 2020, durante a pandemia da COVID-19. Os alunos que fazem parte do projeto realizam a divulgação das características do curso de Psicologia nas redes sociais e também proporcionam um atendimento mais individualizado sobre a formação em Psicologia na UFMG, orientando os alunos de todos os períodos (e demais interessados) quanto a dúvidas sobre o percurso acadêmico, processos e demandas específicas acerca da formação. O projeto é vinculado ao Colegiado do curso e está sob a orientação da coordenadora e do subcoordenador do Colegiado, Profª Érika Lourenço e Prof. Renato Bortoloti.