Mapa de Oferta e Matrícula de Jornalismo 2023/2

terça-feira, 18 de julho de 2023, às 10:41

O Colegiado de Jornalismo da UFMG informa que a oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2023 está disponível para consulta e planejamento dos alunos. Consulte aqui!

ATENÇÃO: Os discentes devem ler com cuidado a tabela de oferta em anexo e conferir o número de créditos e horas em cada grupo de disciplina (G1, G2 e G9) que devem cursar para evitar se matricular em disciplinas de grupos já integralizados.

Fique de olho, também, no cronograma com as etapas de matrícula. Confira a tabela abaixo!

24/07

Início do período para requerimento de matrícula (1a fase) para o 2o período letivo de 2023, pelos estudantes de Graduação, exclusivamente no SiGA Mobile

25/07 e 26/07

Requerimento de matrícula (1a fase) para o 2o período letivo de 2023, pelos estudantes de Graduação, no Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA) e no SiGA Mobile.

02/08

Divulgação do resultado da 1a fase da matrícula para o 2o período letivo de 2023

07/08 e 08/08

Envio de requerimento de inclusão de novas atividades na matrícula (2a fase) do 2o período letivo de 2023, pelos estudantes de Graduação, no Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA)

12/08

INÍCIO DO 2º PERÍODO LETIVO DE 2023.

14/08 a 16/08

Período para solicitação de matrícula (3a fase) em atividades de formação livre e formação transversal para o 2o período letivo de 2023, pelos estudantes de Graduação, no Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA).

19/08

Divulgação do resultado da 3a fase de matrícula  em atividades de formação livre e formação transversal para o 2o período letivo de 2023 pelos estudantes de Graduação.

No curso de Jornalism, o acerto de matrícula é feito através de formulário online, que estará disponível no período de 21 a 23 de agosto.

Conforme calendário acadêmico divulgado nas redes da UFMG, o 2° semestre letivo de 2023 terá início no dia 12 de agosto. O Colegiado de Jornalismo realizará a recepção de calouros no dia 16 de agosto, mais informações serão divulgadas em breve.

LEMBRETES:
– Fiquem atentos ao calendário acadêmico e às datas previstas para a matrícula, pois a não matrícula leva ao desligamento da universidade.

– Na primeira fase da matrícula, há diversas disciplinas com vagas destinadas aos períodos e turnos específicos. Na segunda fase, as vagas não ocupadas são liberadas para todos os turnos e cursos. Para garantir a vaga nas disciplinas de sua escolha é recomendado que a matrícula deva ser feita logo quando o sistema for aberto.

Caso o sistema gere inconsistências por causa de disciplinas de períodos diferentes e/ou no mínimo/máximo de créditos, os estudantes devem, mesmo assim, realizar o requerimento de matrícula que será posteriormente avaliado pelo Colegiado.

Fiquem atentos à divulgação do Instagram, e-mail e site do Colegiado de Jornalismo para acompanhar as novidades e para terem acesso ao formulário de acerto de matrícula, após todas as fases previstas no calendário acadêmico, a ser agendado e divulgado nestes canais.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): No final do arquivo, há uma relação das turmas de orientação de (TCC1 e 2). Os alunos devem se matricular na turma em nome de seu orientador (a). Caso o nome do docente que te orienta não esteja entre as turmas criadas, matricule-se na turma em nome da coordenação do colegiado PCOOR (para TCC1) e PCOOR (para TCC2).

Estágio Supervisionado Obrigatório: Confiram as informações disponíveis no site do Colegiado. disciplina COM 704 – Estágio Supervisionado Obrigatório tem o objetivo de acompanhar, formalizar e validar os aproveitamentos de estágio desenvolvidos por discentes, especialmente os não-obrigatórios, como previsto no currículo do curso. Sendo assim, indicamos como altamente recomendável a matrícula na disciplina para discentes que estão ou estarão matriculados apenas no quinto período do curso em diante e:
1) Já fizeram estágio com a produção de relatório semestral entregue ao colegiado;
2) Realizam estágio no mesmo período em que se matricularam na disciplina e têm a perspectiva de nele permanecer e cumprir, pelo menos, 240horas. Essa carga horária deve ser completada até 45 dias antes da finalização do semestre letivo.