Matrícula 2021/2° – Orientações

quarta-feira, 15 de setembro de 2021, às 23:36

Caras e caros discentes,

Já está aberto o período para preenchimento do questionário de avaliação de desempenho didático de docentes, referente ao desempenho no 1° período letivo de 2021. O preenchimento, que deve ser realizado até dia 23/09, é exigido para liberação de acesso ao requerimento de matrícula. Lembramos que os estudantes que não realizam a matrícula online são desligados automaticamente da UFMG, de acordo com as Normas Gerais da Graduação.

O preenchimento é de responsabilidade do estudante e deve ser feito por meio do site do SIGA UFMG, não sendo possível realizar no aplicativo. O acesso ao SIGA se dá pelo Portal Minha UFMG (Sistemas > Aplicações Acadêmicas > SiGA UFMG: acesso para alunos da graduação). Utilize somente o navegador Mozilla Firefox, o uso de outros browsers poderá acarretar mau funcionamento da plataforma.

Confira outras informações sobre o calendário de matrícula:

Conforme o Calendário Escolar da UFMG, no dia 20 de setembro terá início a matrícula online para o segundo período letivo de 2021.

Ressaltamos que o preenchimento, exclusivamente via navegador, do questionário de avaliação de desempenho didático de docentes, disponível de 30 de agosto a 23 de setembro, é exigido para a liberação de acesso ao requerimento de matrícula pelos(as) discentes.

A matrícula online de estudantes veteranos(as) de graduação poderá ocorrer, de acordo com a situação acadêmica, em até quatro fases:

1ª Fase (Obrigatória)

• Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico), exclusivamente via app SiGA UFMG: 20 de setembro.
  • Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico) via navegador e app SiGA UFMG: de 21 a 23 de setembro.
  • Análise dos requerimentos de matrícula: de 21 a 24 de setembro.
  • Divulgação do resultado da 1ª Fase da Matrícula: 01 de outubro.

2ª Fase (Opcional)

• Envio do Requerimento de Inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas: 06 e 07 de outubro.
  • Análise dos requerimentos de inclusão de novas atividades (núcleo específico): 08 e 11 de outubro.

3ª Fase (Opcional)

• Envio do Requerimento de Matrícula em atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 14 e 15 de outubro..
  • Resultado da efetivação da matrícula para as atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 18 de outubro..

4ª Fase (Opcional)

• Requerimento de Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos(as) estudantes de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-graduação: 19 de outubro..
  • Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos(as) estudantes de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-graduação: 21 de outubro.

Em caso de dúvidas, o(a) estudante deverá consultar o Manual do estudante – Matrícula, também disponível no link “Ajuda” do SiGA.

Confira também: Oferta de disciplinas do Curso de Jornalismo para 2021/2