Nota de pesar: falecimento do prof. Michel Marie Le Ven

O Núcleo de História Oral do Laboratório de História do Tempo Presente da UFMG lamenta o falecimento de Michel Marie Le Ven, ocorrido na última sexta-feira (22/1/2021). Michel foi fundamental para a formação de várias gerações de pesquisadores do Programa de História Oral da FAFICH/UFMG, do qual foi um dos fundadores em 1989. O professor Michel é, também, uma grande referência para as gerações mais novas de pesquisadores do NHO.

Nascido na França em 1931, Michel ordenou-se padre assuncionista e se mudou para o Brasil em 1965, momento em que passou a atuar junto à Juventude Operária Católica (JOC) até ser preso pela ditadura militar em dezembro de 1968. Durante as décadas de 1970 a 2000, realizou pesquisas sobre classes populares, trabalhadores e movimentos sindicais no Brasil contemporâneo. Sua abordagem buscava associar a história oral à Sociologia clínica, numa prática de escuta atenta às subjetividades de seus entrevistados/interlocutores. Grande parte do material de pesquisa produzido pelos trabalhos do professor Michel está arquivada no NHO, além de ter resultado em publicações como o livro “Dazinho, um cristão nas minas” (Editora CDI, 1998).

Michel foi professor do Departamento de Ciência Política da UFMG até se aposentar. Morando em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, ele atuou também em importantes mobilizações comunitárias nos últimos anos. Como parte das ações de justiça de transição adotadas pelo Estado brasileiro, Michel foi anistiado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e reconhecido como perseguido político durante a ditadura militar.

Nós, pesquisadores atuais do NHO-LHTP, prestamos nossa homenagem ao professor Michel Marie Le Ven. Com ele e seus textos, aprendemos muito. Sem dúvidas, seus ensinamentos continuarão a inspirar as nossas pesquisas!

Author