Notícias

Nota de pesar – Ana Esperança Jafete Gule

sexta-feira, 07 de maio de 2021, às 23:01

Com grande tristeza, comunicamos o falecimento de nossa ex-aluna Ana Esperança Jafete Gule no último dia 03 de maio. Nascida em Nampula, Moçambique, Ana era professora do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), em Maputo. Cursou o mestrado em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGAN, na UFMG, onde foi pesquisadora do Laboratório das Controvérsias Sócio-Técnicas (LACS), sob orientação do professor Eduardo Viana Vargas.

Ana, que carregava Esperança no nome, é lembrada por colegas e professores da UFMG por sua luminosidade, gentileza e sorriso franco. Apaixonada por sua terra e gente, abriu espaço para estender seu afeto ao Brasil, encantada com a culinária, a música e a literatura brasileiras. Contribuiu para a aproximação entre a Antropologia feita no Brasil, mais especificamente na UFMG, e em Moçambique, através de sua pesquisa no mestrado e, mais tarde, na coautoria, junto a pesquisadores do LACS, da exposição fotoetnográfica “O Corredor de Nacala: comboio, carvão e gente no norte de Moçambique”, que rodou o Brasil e Moçambique.

Solidarizamo-nos com sua família e amigos no luto pela perda de Ana, especialmente sua mãe Fátima e sua filha Carmem, também aluna de graduação da UFMG. Ana partiu, mas a Esperança por tempos melhores permanece entre nós.

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Antropologia – PPGAn/UFMG

 

Nota de Pesar – Ana Gule (versão PDF)