Corpo Docente

 

Ana Marcela Ardila Pinto

Professora de sociologia na UFMG. Possui graduação em Sociologia – Universidad Nacional de Colombia (1998), mestrado em Sociologia – Universidad Nacional de Colombia (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia urbana , atuando principalmente nos seguintes temas:sociologia urbana, espaço público, Bogotá, política urbana, mobilidade urbana e práticas urbanas.

marardila@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia Urbana e das populações


Andréa Maria Silveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), residência em Medicina Preventiva e Social (área de concentração em Saúde do Trabalhador), especialização em Gestão de Hospitais Universitários, mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela mesma universidade. É professora associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG. Atua como docente na disciplina Saúde do Trabalhador oferecida para os cursos de graduação em Medicina. É docente no Mestrado Profissional de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e do Programa de Pós Graduação em Sociologia. Atualmente é Diretora Geral/Superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, trabalho, violência e prevenção.

asilveira2010@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia do crime, do desvio e do conflito


Antônio Augusto Pereira Prates

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), Mestrado em Sociologia pela State University of New York at Stony Brook (1976) e Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Organizações, Instituições e Ação Coletiva, Burocracia Pública, Teoria Sociológica e Sociologia do Ensino Superior.

aaprates@oi.com.br | Linha de Pesquisa: Sociologia das desigualdades e da estratificação

______________________________________________________________________________________________

Antonio Carlos Andrade Ribeiro

Antonio Carlos Andrade Ribeiro é Doutor em Sociologia, Mestre em Ciência Política, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto no Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal de Outro Preto (UFOP). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Inovações, Redes e Organizações (OIRO-UFOP). Docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP-UNIFAL-MG). Atualmente coordenada a pesquisa Ação social e significação no enfretamento dos riscos à inovação no setor público, o Colóquio Brasileiro de Sociologia Organizacional e o Projeto de Extensão Laboratório de Redes de Políticas Públicas (LabRedes-UFOP). É membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS-UFMG), do Grupo de Pesquisa Trabalho, Organização Social e Cultura, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e do Grupo e do Grupo Sociedade Industrial: processos e teorias sociais – UNIFAL-MG. Atua principalmente nos seguintes temas: Processos sociais em redes público-privadas; Redes, Inovações e transformações organizacionais; Inovação no setor público; Empreendedorismo de políticas públicas; Governança territorial, inovações e desenvolvimento local.

antonio.ribeiro@ufop.edu.br | Linha de Pesquisa: Sociologia Econômica e das Organizações.


Bráulio Figueiredo Alves da Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin (2003), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado do Departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Membro pesquisador do INCT Espaço Urbano e Gestão da Segurança Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Segurança Pública, Policiamento por Evidências, Criminalidade e Gestão Urbana, Delinquência Juvenil e Justiça Criminal, Sistema de Informação Geográfica e Análise Espacial. Bolsista de Produtividade CNPq (categoria 2)

braulio.fas@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia do crime, do desvio e do conflito


Cláudio Chaves Beato Filho

Professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG. Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1986) e doutorado pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1992). Atualmente é Coordenador do CRISP – Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Recebeu a Comenda do Mérito Científico Nacional, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Professor Visitante na Universidade de Columbia, NY, no período 2017-2018, na Cátedra Ruth Cardoso.Visiting Scholar no David Rockfeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard e do Centre of Brazilian Studies, da Oxford University. Coordenador do INCT “Espaço Urbano e Gestão em Políticas Públicas de Segurança”. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: criminalidade e violência, seguranca publica, políticas públicas de segurnaça, estatísticas criminalidade e policia e análise urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência. Consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UNODC das Nações Unidas. Atualmente é coordenador do CRISP, Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.

claudiobeato@crisp.ufmg.br | Linha de Pesquisa: Sociologia do crime, do desvio e do conflito


Cláudio Santiago Dias Júnior

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/Fiocruz. Realizou estágio pós-doutoral no Population Research Center, da Universidade do Texas, no período de 2008/2009, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente realiza mestrado em Saúde Coletiva no Instituto René Rachou/ Fiocruz. É professor associado III do Departamento de Sociologia da UFMG. Foi chefe do Departamento de Sociologia (2013/2015 e 2018/2020), membro da câmara de extensão e do conselho de ensino, pesquisa e extensão (CEPE) (2013/2014) e subcoordenador do colegiado do curso de Ciências Sociais(2010/2012). Foi membro do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Sociologia na gestão 2017/2019 e diretor na gestão 2015/2017 . Também foi membro do conselho fiscal da Associação Brasileira de Estudos Populacionais na gestão 2011/2012. É líder do grupo de pesquisa Saúde e Sociedade (www.saudeesociedade.com.br) que desenvolve estudos relacionando saúde com aspectos sociodemográficos no Brasil, América Latina e África. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: sociologia da saúde, obesidade, doenças não transmissíveis, saúde sexual e reprodutiva, religião e saúde, estratificação e desigualdade social, demografia dos povos indígenas, componentes da dinâmica demográfica. Atualmente é membro das seguintes associações profissionais: Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP).

csdj@hotmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia urbana e das populações


Corinne Davis Rodrigues

Corinne Davis Rodrigues é Professora Associada do Departamento de sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Pós-Doutorado pela Texas State University (2013), TSU, Estados Unidos. Doutorado em Sociologia pela University Of Texas At Austin (2002), Mestrado em Administração de Justiça Penal pela American University (1995) e Graduação em Relações Internacionais Georgetown University (1994). É coordenadora do Centro de Estudos Urbanos – UFMG (CEURB). É professora de Metododologia de Pesquisa há mais de 15 anos atuando em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Possui vasta publicações em periódicos nacionais e internacionais, dentre eles com publicações em revistas internacionais como Annals of the American Academy of Political and Social Science, Latin American Politics and Society, e Estudios Sociológicos. Possui também vários capítulos e organizações de livros. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa – COEP UFMG. Coordenou e coordena diversos projetos de pesquisa, dentre eles: Mortality and Marginalization in the Favela: An Analysis of the Relationship between Drug Violence and Community Involvement in Rocinha; Heterogeneidade, Espaço Urbano e Crime: Examinando Estruturas de Oportunidade Criminal; Segurança na Cidade: Uma análise do efeito da estruturação social do espaço urbano sobre a criminalidade e a percepção de segurança; Segregação Espacial, Cidadania e Crime. Atualmente coordena o projeto internacional Comparações Globais de Diversidade Urbana: O Impacto da Heterogeneidade Racial em Belo Horizonte e Houston. Orientou diversas teses, dissertações e monografias de especialização de graduação. É revisora de vários periódicos nacionais e internacionais. Participa de cursos de Pós-Graduação Lato Senso ?Projetos Sociais: Formulação e monitoramento? da UFMG/CAPES-UAB e ?Análise de Dados em Políticas Públicas? da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) ministrando cursos de metodologia.

cdavisrodrigues@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia do crime, do desvio e do conflito


Cristina Maria de Castro
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1999), mestrado em Ciências Sociais pela mesma universidade (2002), Estágio de Doutorado-Sanduíche no International Institute for the Study of Islam in the Modern World, ISIM, (2005), sediado em Leiden, Holanda, Doutorado em Ciências Sociais pela UFSCar (2007), Pós-Doutorado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, (2008) e estágio de pós-doutorado no ISIM (2007). Atuou como bolsista PRODOC e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.(2008/2010) Atualmente trabalha como Professora Associada no Departamento de Sociologia da UFMG. Foi Tutora do PET- Ciências Sociais, na mesma instituição, de agosto de 2013 a agosto de 2016. Integra o Comitê Assessor de Pesquisa para a área de Ciências Humanas, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, islã, minorias muçulmanas, imigração, gênero. É autora do livro The Construction of Muslim Identities in Contemporary Brazil, publicado pela Lexington Books, e organizadora, (juntamente com Andrew Dawson), da coletânea Religion, Migration and Mobility: The Brazilian Experience, publicada pela editora Routledge. Bolsista de Produtividade do CNPq, categoria 2.

cristinacastro1978@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia da religião e da cultura


Dimitri Fazito de Almeida Rezende

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Fez estágio pós-doutoral na University of Florida (EUA) pesquisando a aplicação da Análise de Redes Sociais em Demografia. Tem experiência nas áreas de Sociologia Urbana e População (com ênfase em mobilidade da população), Sociologia Econômica e Organizações e Metodologia. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais (teoria e métodos); Sociologia Econômica, da Cultura e Sociologia Cognitiva e Computação Social; Sociologia das Migrações (especialmente migrações internacionais e os fluxos Brasil-Italia); Estudos Ciganos (Roma e Calons); Sociologia da Família e Redes de Apoio; Globalização, Desenvolvimento e Fronteiras; Etnicidade e Transnacionalismo; Atualmente é professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Sociologia, UFMG; é integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS), FAFICH/UFMG. Atualmente é o Segundo Vice-Presidente da ONG Ponte Entre Culturas que fomenta a “italianidade” em Minas Gerais.

dfazito@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia urbana e das populações


Elaine Meire Vilela
Professora Associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi bolsista CAPES, de doutorado “sanduÍche”, no Centro de Estudos de População, da Universidade do Texas, em Austin (2004), na área de avaliação de políticas públicas, com ênfase em métodos quantitativos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em migração internacional, estratificação social e metodologias quantitativa e qualitativa, atuando principalmente com os seguintes temas: migração, etnicidade, mercado de trabalho e desigualdade social.

elainevilela@yahoo.com.br | Linha de Pesquisa: Sociologia das desigualdades e da estratificação


Jerônimo Oliveira Muniz
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG (2002) e mestrado e doutorado em Sociologia/Demografia pela University of Wisconsin, Madison (2008). Tem experiência e interesse na áreas de análise espacial de dados, métodos formais em demografia, projeções populacionais, e métodos de simulação agregada e individual. Tem atuado e publicado artigos em português, inglês e espanhol nas áreas de sociologia da raça, migração, e mercado de trabalho. Sua tese de doutorado investigou a reprodução de pobreza e desigualdade no Brasil de um ponto de vista demográfico. Atualmente é professor Associado do departamento de pós-graduação em Sociologia da UFMG. Foi pesquisador visitante na University of British Columbia, Vancouver (2019).

jeronimo@ufmg.br | Linha de Pesquisa: Sociologia das desigualdades e da estratificação


Jorge Alexandre Barbosa Neves
Jorge Alexandre Barbosa Neves possui graduação em Ciências Sociais (1988) e Mestrado em Sociologia (1991), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison/USA (1997). Em 1996, foi professor colaborador (lecturer) de Sociologia Rural no atual Departamento de Sociologia Comunitária e Ambiental da UW-Madison/EUA. Realizou pós-doutoramento no Instituto de Pesquisas Sociais (INPSO), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife-PE, em 1997. Entre 1997 e 2004, foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocupou o cargo de Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, entre março de 2010 e março de 2014. Foi Editor da Population Review, de julho de 2009 a junho de 2013. Em setembro de 2015, iniciou um período sabático como pesquisador visitante no Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade do Texas-Austin, nos EUA. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Economia, Análise Organizacional, Gestão Pública, Estudos Populacionais e Métodos Quantitativos, com ênfase em Mercado de Trabalho, Desigualdades Sociais, Processos Organizacionais e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano, desenvolvimento socioeconômico, capital social, salários, empregabilidade, determinação de rendimentos, educação, saúde, desenvolvimento agropecuário e análise organizacional de processos sociais e econômicos. É autor de vários capítulos de livros e de artigos publicados nas seguintes revistas acadêmicas: Plos One, Research in Social Stratification and Mobility, Sociologias, Population Review, Revista de Administração Contemporânea, Organizações & Sociedade, Revista Brasileira de Estudos de População, Caderno CRH, Cadernos EBAPE, Journal of Developing Areas, Revista de Administração Contemporânea-Eletrônica, Organizações Rurais e Agroindustriais, Estudos Avançados em Administração, Revista de Administração Mackenzie, Saúde e Sociedade, Salud(i)Ciencia e Revista Panamericana de Salud Publica.

jorgeaneves@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia das desigualdades e da estratificação


Juri Castelfranchi
Yurij Castelfranchi (Juri Castelfranchi) é professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e Diretor de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2. É doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Física (Università degli Studi La Sapienza, Roma, Itália), mestrado em Comunicação da Ciência (SISSA – International School for Advanced Studies, Trieste, Itália). É autor de 6 livros, 2 dos quais com tradução em diversos idiomas. Atualmente, coordena o Observatório interdisciplinar InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência),e é membro do comitê gestor do Instituto Nacional de C&T para Comunicação Pública da C&T (INCT-CPCT. Atua principalmente nos seguintes temas: STS (Science and Technology Studies), sociologia da ciência e da tecnologia, comunicação pública da ciência, divulgação científica, jornalismo científico e ambiental, percepção pública da ciência e tecnologia, controvérsias sociais sobre C&T, apropriação e participação social em CT&I.

ycastelfranchi@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia da religião e da cultura


Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro
É professora associada no Departamento de Sociologia e pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2009), mestrado (2003) e graduação (2001) em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Foi pesquisadora visitante na University of Florida (2007/2008), na University of Groningen (2010) e na Texas State University (2019/2020). Já coordenou diversas pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, padrões de policiamento e justiça criminal, financiadas por organismos nacionais e internacionais, além de ter atuado como consultora do PNUD. Foi representante da Altus Global Alliance no Brasil e coordenadora do CPDOC/FGV em São Paulo. É bolsista de produtividade nível PQ2 do CNPq. Suas principais publicações estão relacionadas ao funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário e políticas de segurança pública.

lmlr@ufmg.br| Linha de Pesquisa: Sociologia do crime, do desvio e do conflito


Marden Barbosa de Campos
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG. É coordenador do Grupo de Trabalho Demografia dos Povos Indígenas da Associação Brasileira de Estudos de População. Trabalhou por mais de 15 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tendo participado do planejamento, coleta e análise de dois censos demográficos nacionais e uma contagem da população. Coordenou ou participou da equipe de coleta e elaboração de diversas pesquisas do instituto. Atualmente é chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

mardencampos@ufmg.br | Linha de Pesquisa: Sociologia urbana e das populações


Marisa Alice Singulano
Marisa  Alice Singulano  é doutora  pelo  Programa  de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de  Minas  Gerias,  mestre   pelo   Programa de   Pós-Graduação  em  Antropologia e  bacharel em  Ciências Sociais pela  mesma instituição. Realizou  estágio  pós-doutoral  na  Universidade  Federal  do Rio Grande do Sul  no  período  de  2021  a  2022.  Atualmente  é  coordenadora  do  Núcleo de  Pesquisa  e  Extensão  em  Desenvolvimento  Econômico  e  Social  da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento da Universidade Federal  do  Rio  Grande  do  Sul.  Atua  na  área  de  Sociologia  Econômica desenvolvendo trabalhos de pesquisa em temas como agricultura familiar, desenvolvimento territorial, sistemas agroalimentares, instituições e política públicas para agricultura e alimentação.

marisasingulano@ufop.edu.br | Linha de Pesquisa: Sociologia Econômica e das Organizações.

_________________________________________________________________________________________________

Nina Rosas
Nina Rosas é professora adjunta do Departamento de Sociologia da UFMG e é colaboradora da Pós-graduação em Sociologia. Já coordenou o Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa (MQ), e atualmente coordena o curso de graduação em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Sociologia, realizou estágio de doutorado no Center for Religion and Civic Culture, em Los Angeles, com bolsa Capes. É autora dos livros: Mulher, pra que religião? Uma crítica aos conselhos conservadores da pastora Ana Paula Valadão (KDP, 2020); e As obras sociais da Igreja Universal: uma análise sociológica (Fino Traço, 2014). Interessa-se por estudar principalmente religião, saúde e gênero.

rosasnina@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia da religião e da cultura.


Raquel Oliveira
Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG (2014), possui Mestrado em Sociologia (2008) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Em 2015, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Espírito Santo (PGCS-UFES). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Sociologia (UFMG), subcoordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG (GESTA-UFMG) e professora do Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG (PPGS). Atua com ênfase em Meio Ambiente e Sociedade, campo em que tem experiência de ensino, pesquisa e extensão abordando os seguintes temas: conflitos socioambientais, licenciamento ambiental, justiça ambiental, comunidades tradicionais, territorialidades, risco e sofrimento social.

raqueloliveira2002@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia Urbana e das populações


Renan Springer de Freitas
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador visitante na Universidade de Amsterdam, no período 1990-1992, com bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES e Professor visitante na Duke University, EUA, em setembro de 2006. Atualmente é membro do Conselho Editorial do periódico Philosophy of the Social Sciences, foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Sociologia. Editor Convidado do periódico International Journal of Criminology and Sociology (2018). Cátedra no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG) em 2015. Temas sobre os quais leciona e publica: teoria sociológica, sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia da religião.

springer@netuno.lcc.ufmg.br | Linha de Pesquisa: Sociologia do conhecimento, da ciência e da tecnologia


Silvio Segundo Salej Higgins
Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana (Santa Fé de Bogotá, Colômbia-1991) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris Dauphine (França) e em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) no âmbito do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro- CAPES, Ministério da Educação do Brasil e Ministère de l’Éducation National (France). Tese defendida em maio de 2008. Tem experiência profissional na área do Desenvolvimento Regional, com ênfase em sistemas produtivos locais, organização da produção e sistemas de participação cidadã. Foi coordenador da Pós-Graduação em Sociologia da UFMG. Atua, principalmente, nos seguintes campos de pesquisa: capital social sob a óptica de redes sociais, políticas públicas, construção de qualidade em mercados agroalimentares. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS)- Certificado UFMG – CNPq – Professor Associado – Dpto de Sociologia – UFMG – Bolsista Produtividade PQ 2

sisahi@yahoo.com | Linha de Pesquisa: Sociologia econômica e das organizações


Yumi Garcia dos Santos
É socióloga e professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2012. Suas aulas e orientações são ofertadas em torno dos temas do gênero e feminismo, poder e desigualdade social, teorias sociológicas e metodologia qualitaitva que conjuga observação participante e entrevistas biográficas. É atualmente pesquisadora do Laboratório Misto Internacional – Social activities, gender, markets and mobilities from below (SAGEMM) e nesse contexto realiza pesquisas sobre a inserção das mulheres no mercado (no sentido amplo, que entrelaça trabalho, política, cultura e religião) do nordeste de Minas Gerais. Suas publicações mais recentes discutem as novas políticas sociais no Brasil, sua dimensão local e suas implicações nas relações de gênero; o papel de mediação das mulheres na política social e a persistência das desigualdades de gênero e raça/etnia.Coordena um grupo de estudos em metodologia qualitativa focada em estudos de trajetórias e análise biográfica.

yumigarciasantos@gmail.com | Linha de Pesquisa: Sociologia das desigualdades e da estratificação