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Leo Assunção |
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Pedro Corgozinho |
Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre
de 2007 |
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FILOSOFIA FAST-FOOD
Um pequeno encontro com as grandes questões do
pensamento universal
Trata-se de apresentar propostas para trabalhar os
diversos temas da filosofia no ensino médio, não
negligenciando a realidade da sala de aula da escola
brasileira (fome – palavra chave na vivência
da miséria), e atento à demanda de praticidade do
mundo contemporâneo (sociedade marcadamente
capitalista, sem tempo para devaneios e enredos
assumidamente filosóficos), temos um paradigma da
educação fast-food. O termo não poderia ser
mais pertinente, pois além da remissão à metáfora da
fome do saber – tão cara à filosofia – encerra
também a noção de velocidade: Ora, é para ontem que
se precisa de uma solução pedagógica para a
iniciação do jovem terceiro-mundista na história do
pensamento humano.
No paradigma fast-foodiano da educação, o método não
contradiz a eficiência do fast-food verdadeiramente
gastronômico: tem-se a fome e a pressa, ou apetite
pelo saber e pouco tempo para seu exercício, então
se pseudo-alimenta, assim como na empresa
educacional se pseudo-aprende. Não se leva em conta
aqui o câncer proveniente desses hábitos alimentares
suspeitos, ou a defasagem decorrente de tal
paradigma, uma vez que tomamos o pressuposto da
responsabilidade do consumidor como condição
básica de um método tão redentor. Pois que
diferentes pessoas pensando diferentes temas para
escassas horas-aula só poderá resultar num
Frankstein de sabores do saber, também coerente
com o amálgama comestível oferecido pelos
estabelecimentos de rápida-comida.
O tema escolhido para uma breve apresentação do
paradigma fast-foodiano é o Conflito, que no
menu da tradição clássica do conhecimento
ocidental, inscreve-se nas questões referentes ao
indivíduo e sociedade.
Esperamos que degustem a Filosofia Fast-Food, o
phi-phi-phi pragmático de um novo tempo
gastro-mercadológico para a educação.
Texto 01:
Política do rebelde: tratado de resistência e
insubmissão (Michel Onfray)
* Baixe o texto
de M. Onfray em formato
ou
Texto 02:
Extratos diversos
* Baixe os
Extratos em formato
ou
Questões:
•Até
que ponto podemos dizer que o conflito define o que
somos?
•O
conflito pode produzir, além de distinção, também
união entre diferentes pessoas?
•As
mudanças sócio-econômicas dos últimos tempos, das
quais o autor fala, criaram uma situação mais ou
menos conflituosa?
•A
educação pode evitar o conflito? A educação torna o
conflito desnecessário?
•A
educação pode tornar uma pessoa livre? E o conflito?
Música:
Another Brick In The Wall Part 2
Pink Floyd (Roger Waters)
We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teachers! Leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the
wall.
All in all you're just another brick in the
wall. |
Outro
tijolo na parede – Parte 2
Pink Floyd (Roger Waters)
Nós não
precisamos de educação.
Nós não precisamos de controle mental.
Sem sarcasmo negro na sala de aula.
Professores deixem essas crianças em paz
Hey! Professores! Deixem essas crianças em
paz!
No total isto é somente mais um tijolo no
muro.
No total você é somente mais um tijolo no muro |
Questões:
Figura 01:
“Do we need an education?”
(nós precisamos de educação?)
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Figura 02:
Deste lado do rio não há telefones para pedir um MC
Lanche Feliz
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Figura 03:
Para você o que é cidadania?
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Figura 04:
Há muitas opções de cidades, elegíveis consoante sua
cidadania
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Figura 05:
Violência X Conflito - O conflito é violento ou a
violência é conflitante?
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Música de campanha publicitária:
A B C
A B C
Toda criança tem que ler e escrever
O Brasil em ação
Aprendeu uma lição
que criança sem escola
não levanta uma nação!
e como vai ser
o nosso Brasil
quando todo mundo
souber ler e escrever |
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Música:
Direito Dos Baixinhos
(Xuxa)
Composição:
Chico Roque E Paulo Sergio Valle
Toda criança tem que ir a uma escola
A uma escola, a uma escola
Pras meninas uma boneca
E pros meninos uma bola
Criança não pode dormir na rua,
Dormir na rua, dormir na rua
Tem que tomar banho de sol
E não banho de lua
Como passarinho tem seu ninho
Criança tem que ter muito carinho
A gente não quer mais viver sozinho
Respeite todos os direitos dos baixinhos
Ser criança é alegria
E o mais lindo verso de uma poesia
Ser criança é alegria
É o renascer de cada novo dia
Baixinhos unidos
Jamais serão vencidos
Toda Criança é o coração da natureza
Da natureza, da natureza
No presente uma esperança
E no futuro uma certeza
Criança tem que ter felicidade,
Felicidade, felicidade
Tem que ter sorriso no olhar
E os sonhos da idade
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