CONFLITO
   
Desenvolvido por: Alice Medrado
  Leo Assunção
  Pedro Corgozinho

Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre de 2007


[ Início ] [ Anterior ] [ Próximo ]


FILOSOFIA FAST-FOOD


Um pequeno encontro com as grandes questões do pensamento universal

 

Trata-se de apresentar propostas para trabalhar os diversos temas da filosofia no ensino médio, não negligenciando a realidade da sala de aula da escola brasileira (fome – palavra chave na vivência da miséria), e atento à demanda de praticidade do mundo contemporâneo (sociedade marcadamente capitalista, sem tempo para devaneios e enredos assumidamente filosóficos), temos um paradigma da educação fast-food. O termo não poderia ser mais pertinente, pois além da remissão à metáfora da fome do saber – tão cara à filosofia – encerra também a noção de velocidade: Ora, é para ontem que se precisa de uma solução pedagógica para a iniciação do jovem terceiro-mundista na história do pensamento humano.

 

No paradigma fast-foodiano da educação, o método não contradiz a eficiência do fast-food verdadeiramente gastronômico: tem-se a fome e a pressa, ou apetite pelo saber e pouco tempo para seu exercício, então se pseudo-alimenta, assim como na empresa educacional se pseudo-aprende. Não se leva em conta aqui o câncer proveniente desses hábitos alimentares suspeitos, ou a defasagem decorrente de tal paradigma, uma vez que tomamos o pressuposto da responsabilidade do consumidor como condição básica de um método tão redentor. Pois que diferentes pessoas pensando diferentes temas para escassas horas-aula só poderá resultar num Frankstein de sabores do saber, também coerente com o amálgama comestível oferecido pelos estabelecimentos de rápida-comida.

 

O tema escolhido para uma breve apresentação do paradigma fast-foodiano é o Conflito, que no menu da tradição clássica do conhecimento ocidental, inscreve-se nas questões referentes ao indivíduo e sociedade.

Esperamos que degustem a Filosofia Fast-Food, o phi-phi-phi pragmático de um novo tempo gastro-mercadológico para a educação.

 

 

Texto 01: Política do rebelde: tratado de resistência e insubmissão (Michel Onfray)

* Baixe o texto de M. Onfray em formato ou

 

Texto 02: Extratos diversos

* Baixe os Extratos em formato ou

 

Questões:
Até que ponto podemos dizer que o conflito define o que somos?

O conflito pode produzir, além de distinção, também união entre diferentes pessoas?

As mudanças sócio-econômicas dos últimos tempos, das quais o autor fala, criaram uma situação mais ou menos conflituosa?

A educação pode evitar o conflito? A educação torna o conflito desnecessário?

A educação pode tornar uma pessoa livre? E o conflito?

 

Música:

 

Another Brick In The Wall Part 2

Pink Floyd (Roger Waters)

We don't need no education
We don't need no thought control
 

No dark sarcasm in the classroom
 

Teachers leave them kids alone
 

Hey! Teachers! Leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall.
All in all you're just another brick in the wall.

Outro tijolo na parede – Parte 2

Pink Floyd (Roger Waters) 

 

Nós não precisamos de educação.
Nós não precisamos de controle mental.
Sem sarcasmo negro na sala de aula.
Professores deixem essas crianças em paz
Hey! Professores! Deixem essas crianças em paz!
No total isto é somente mais um tijolo no muro.
No total você é somente mais um tijolo no muro

 

Questões:

 

Figura 01: “Do we need an education?” (nós precisamos de educação?)

 

[ Clique para ampliar ]

 

Figura 02: Deste lado do rio não há telefones para pedir um MC Lanche Feliz

 

[ Clique para ampliar ]

 

Figura 03: Para você o que é cidadania?

 

[ Clique para ampliar ]

 

Figura 04: Há muitas opções de cidades, elegíveis consoante sua cidadania

 

[ Clique para ampliar ]

 

Figura 05: Violência X Conflito - O conflito é violento ou a violência é conflitante?

 

[ Clique para ampliar ]

 

Música de campanha publicitária:

 

A B C
A B C
Toda criança tem que ler e escrever

O Brasil em ação
Aprendeu uma lição
que criança sem escola
não levanta uma nação!

e como vai ser
o nosso Brasil
quando todo mundo
souber ler e escrever

[ Clique para ampliar ]

[ Clique para ampliar ]

 

Música:

Direito Dos Baixinhos (Xuxa)

Composição: Chico Roque E Paulo Sergio Valle

 

Toda criança tem que ir a uma escola

A uma escola, a uma escola

Pras meninas uma boneca

E pros meninos uma bola

Criança não pode dormir na rua,

Dormir na rua, dormir na rua

Tem que tomar banho de sol

E não banho de lua

Como passarinho tem seu ninho

Criança tem que ter muito carinho

A gente não quer mais viver sozinho

Respeite todos os direitos dos baixinhos

Ser criança é alegria

E o mais lindo verso de uma poesia

Ser criança é alegria

É o renascer de cada novo dia

Baixinhos unidos

Jamais serão vencidos

Toda Criança é o coração da natureza

Da natureza, da natureza

No presente uma esperança

E no futuro uma certeza

Criança tem que ter felicidade,

Felicidade, felicidade

Tem que ter sorriso no olhar

E os sonhos da idade

 

[ Clique para ampliar ]