Desenvolvido por: |
Danilo Svágera |
|
Luiz Felipe Bastos |
|
Magno Amorim |
|
Rafael Freitas |
Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre
de 2007 |
[
Início ] [
Anterior ] [
Próximo ]
Objetivo: Apresentar as noções básicas de
Lógica.
Material: Quadro, giz (ou pincel), 1 texto para
cada aluno, voz.
►
1ª
aula:
A partir da leitura de uma pequena passagem do
conto, O Carbúnculo Azul, de Conan Doyle,
identificar e definir o que é argumento, e
apresentar as funções desempenhadas por suas
partes.
-
Distribuição do conto de Conan Doyle e de uma
pequena lista de exercícios;
-
Contextualização do conto uma vez que este não
será usado em sua integridade;
-
Leitura conjunta e em voz alta do trecho
selecionado;
-
A
partir da leitura, identificação e definição do
que é argumento;
-
Apresentação da função desempenhada pelas
premissas e conclusão do argumento selecionado.
* Baixe o Anexo
da Primeira Aula em formato
ou
►
2ª
aula: Diferenciar dedução e indução.
-
Distribuição de uma pequena lista de exercícios;
-
Rápida correção dos exercícios distribuídos na
aula passada;
-
Distinção entre indução e dedução.
* Baixe o Anexo
da Segunda Aula em formato
ou
►
3ª
aula: Diferenciar inferência (argumento) válida
(o) e inferência (argumento) não-válida (o) e
definir o que é Lógica.
-
Distribuição de uma pequena lista de exercícios;
-
Rápida correção dos exercícios distribuídos na
aula passada;
-
Distinção entre inferência (argumento) válida (o)
e inferência (argumento) não-válida (o),
considerando a distinção entre validade/verdade.
-
Definição de Lógica;
* Baixe o Anexo
da Terceira Aula em formato
ou
►
4ª
aula: Identificar os principais conectivos do
Cálculo Proposicional.
-
Rápida correção dos exercícios distribuídos na
aula passada;
-
Identificação dos principais conectivos
interproposicionais, a saber, a conjunção, a
negação, a disjunção inclusiva e a disjunção
exclusiva e de suas respectivas tabelas de
verdade.
* Baixe o Anexo
da Quarta Aula em formato
ou
►
5ª
aula: Continuar a identificação dos principais
conectivos interproposicionais e identificar os
principais modos de inferência (argumento) válida
(o).
-
Distribuição de uma pequena lista de exercícios;
-
Continuação da identificação das principais
conectivas interproposicionais, a saber, a
condicional e a sua tabela de verdade;
-
Identificação dos principais modos de inferência
(argumento) válida (o).
* Baixe
o Anexo da Quinta Aula em formato
ou
►
6ª
aula: Continuar a identificação dos modos de
inferência válida e identificar algumas falácias.
-
Rápida correção dos exercícios distribuídos na
aula passada;
-
Continuação da identificação dos modos de
inferência válida;
-
Identificação de algumas falácias, a saber, as
falácias da afirmação do conseqüente e da negação
do antecedente.
* Baixe o Anexo
da Sexta Aula em formato
ou
|