VERDADE E ARGUMENTAÇÃO
   
Desenvolvido por: Danilo Svágera
  Luiz Felipe Bastos
  Magno Amorim
  Rafael Freitas

Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre de 2007


[ Início ] [ Anterior ] [ Próximo ]


Objetivo: Apresentar as noções básicas de Lógica.

  

Material: Quadro, giz (ou pincel), 1 texto para cada aluno, voz.

 

►  1ª aula: A partir da leitura de uma pequena passagem do conto, O Carbúnculo Azul, de Conan Doyle, identificar e definir o que é argumento, e apresentar as funções desempenhadas por suas partes.       

 

  1. Distribuição do conto de Conan Doyle e de uma pequena lista de exercícios;

  2. Contextualização do conto uma vez que este não será usado em sua integridade;

  3. Leitura conjunta e em voz alta do trecho selecionado;

  4. A partir da leitura, identificação e definição do que é argumento;

  5. Apresentação da função desempenhada pelas premissas e conclusão do argumento selecionado.

* Baixe o Anexo da Primeira Aula em formato ou

 

 

►  2ª aula: Diferenciar dedução e indução.

 

  1. Distribuição de uma pequena lista de exercícios;

  2. Rápida correção dos exercícios distribuídos na aula passada;

  3. Distinção entre indução e dedução.  

* Baixe o Anexo da Segunda Aula em formato ou

 

 

►  3ª aula: Diferenciar inferência (argumento) válida (o) e inferência (argumento) não-válida (o) e definir o que é Lógica.

 

  1. Distribuição de uma pequena lista de exercícios;

  2. Rápida correção dos exercícios distribuídos na aula passada;

  3. Distinção entre inferência (argumento) válida (o) e inferência (argumento) não-válida (o), considerando a distinção entre validade/verdade.

  4. Definição de Lógica;

* Baixe o Anexo da Terceira Aula em formato ou

 

 

►  4ª aula: Identificar os principais conectivos do Cálculo Proposicional.

 

  1. Rápida correção dos exercícios distribuídos na aula passada;

  2. Identificação dos principais conectivos interproposicionais, a saber, a conjunção, a negação, a disjunção inclusiva e a disjunção exclusiva e de suas respectivas tabelas de verdade.

* Baixe o Anexo da Quarta Aula em formato ou

 

 

►  5ª aula: Continuar a identificação dos principais conectivos interproposicionais e identificar os principais modos de inferência (argumento) válida (o).

 

  1. Distribuição de uma pequena lista de exercícios;

  2. Continuação da identificação das principais conectivas interproposicionais, a saber, a condicional e a sua tabela de verdade;

  3. Identificação dos principais modos de inferência (argumento) válida (o).

 * Baixe o Anexo da Quinta Aula em formato ou  

 

 

►  6ª aula: Continuar a identificação dos modos de inferência válida e identificar algumas falácias.

 

  1. Rápida correção dos exercícios distribuídos na aula passada;

  2. Continuação da identificação dos modos de inferência válida;

  3. Identificação de algumas falácias, a saber, as falácias da afirmação do conseqüente e da negação do antecedente.

* Baixe o Anexo da Sexta Aula em formato ou