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Rafael Sellamano |
Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre
de 2007 |
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Objetivos gerais:
•
Privilegiando-se a análise dos termos mythos e
logos, pretendemos explicitar, de modo genérico,
as noções de Mito e Filosofia;
•
Fomentar a análise sobre a possível ruptura total
com o pensamento mítico.
•
Instigar os alunos a adotarem uma postura filosófica
(crítica) diante diversos gêneros de discurso que
lhes forem apresentados.
Objetivos específicos:
•
Abordando o tema fundamentalmente a partir da
análise dos mitos da antiguidade e de idéias da
modernidade, teremos por objetivo específico ampliar
a visão que os alunos possam ter a respeito do
pensamento mítico.
•
Levar os alunos a uma postura reflexiva sobre o
valor, possíveis significações e características
desse tipo de pensamento.
•
Apontar algumas características do discurso
filosófico.
•
Avaliar a possível contraposição entre mito e
filosofia, entre mythos e logos,
investigando, fundamentalmente, em que medida e
sentidos esta contraposição pode ser legitimamente
realizada.
•
Propiciar aos alunos um olhar crítico em relação ao
discurso científico dogmático
•
Promover, junto aos alunos, um debate sobre mito,
mídia e contemporaneidade. Fomentar a reflexão dos
alunos sobre um possível paralelo entre as críticas
platônicas ao discurso mítico e a tomada de uma
posição filosófica frente ao discurso midiático
contemporâneo.
Procedimento Didático:
•
Aula expositiva
•
Análise de material publicitário
Recursos didáticos:
•
Livro didático
•
Recortes de relatos míticos
•
Textos filosóficos
•
Quadro e pincel atômico.
•
Recortes de manchetes de jornais e revistas.
Proposta de Avaliação:
Após a apresentação e as considerações acerca do tema,
proporemos uma prova dissertativa.
►
1ª
Aula
Objetivo Geral:
•
Clarificação do objeto (mito). Nesse primeiro
momento será fundamental que os alunos compreendam
acerca de estamos falando.
Objetivos específicos:
•
Conceituar, na medida do possível, o pensamento
mítico e, a partir da análise de relatos míticos,
apontar algumas de suas possíveis características.
•
Discutir a possível significação e valor de um mito;
Procedimento Didático:
•
Aula Expositiva
Recursos Didáticos:
•
Livro Didático
•
Material literário - Trecho da
Ilíada de Homero
* Baixe o
trecho da Ilíada em formato
ou

Obs.:
Os recursos didáticos deverão ser disponibilizados
com antecedência.
Considerações a serem feitas na aula expositiva:
Mito – termo de difícil conceituação genérica rigorosa,
faremos, por isso, uma clarificação mais simples e,
logo após, a partir de exemplos, tentaremos
identificar algumas características mais comuns aos
relatos míticos.
Abordaremos o mito como uma das
formas de compreensão e explicação do mundo – mundo
natural ou humano. Extirpar a possível confusão de
mito com: Fábula (narração
popular ou artística de fatos sabidamente
imaginados), conto de fadas ou lenda (lobisomem).
Mito geralmente se
trata de uma narrativa que é vista como literalmente
ou simbolicamente verdadeira.
Após essas considerações, passa-se à
leitura do trecho da Ilíada e, ressaltando-se
as partes grifadas do texto, procede-se à análise do
contexto cultural que é revelado pelo mito, a saber,
de uma sociedade belicosa, com uma dimensão
axiológica que privilegia a honra e o respeito aos
deuses. É sob esse aspecto que pretendemos ressaltar
a significação de um mito, ou seja, lendo-o para
além de sua mera literalidade, lendo-o como um
discurso revela o pensamento e estruturas de uma
cultura.
Com vistas na terceira aula, deve-se ressaltar, também, o
trecho
em que Atenas
incentiva Aquiles a insultar Agamenon e o trecho no
qual ela promete recompensar o Peleide caso este lhe
obedeça.
Por fim, deve-se comentar o papel
educativo desempenhado pelos poetas e,
consequentemente, pelos mitos.
Nesse sentido, será importante ressaltar o grande
valor que pode ser dado ao discurso mitológico.
►
2ª
Aula
Objetivo Geral:
•
Clarificação do objeto, a saber, o discurso
filosófico.
Objetivo específico:
•
Conceituar etimologicamente a Filosofia e, a partir
da leitura e análise de um texto filosófico,
identificar algumas das possíveis características
deste tipo de pensamento.
•
Trazer à tona interpretações acerca do conceito
logos
Procedimento Didático:
•
Aula Expositiva
Recursos Didáticos:
•
Quadro e Pincel
•
Texto filosófico - Kant
* Baixe o
texto de Kant em formato
ou

Considerações a serem feitas na aula expositiva:
Explicitar os aspectos etimológicos
do termo Filosofia, os quais, em nosso entendimento,
podem ser remetidos ao
amor à ciência, ao
saber, ao conhecimento; ou, ainda, à amizade à
sabedoria.
Indicar o modo tradicional de compreensão do
surgimento da filosofia ocidental, isto é,
explicitar o contexto no qual a filosofia ocidental
aparece de maneira relevante, bem como os elementos
que favoreceram este aparecimento. Ressaltar,
fundamentalmente, a idéia de que houve uma passagem
do pensamento mítico para o filosófico,
o qual possui a especificidade de pautar-se pelo
logos.
Indicar um horizonte interpretativo para o termo
logos, a saber, a perspectiva epistemológica, a
qual o conceito em questão poderá legitimamente ser
associado ao discurso racional, isto é, um discurso
plausível, coerente, razoável, fundamentado.
Após as considerações anteriores, passa-se, então, ao
contato direto com um texto filosófico.
Nossa opção foi por Kant, especificamente por suas
considerações acerca da felicidade, se esta, como é
comum supor, constitui o bem supremo para os seres
humanos, os quais são dotados de vontade e razão.
Ressaltamos que, para que os alunos possam
identificar algumas características do discurso
filosófico, tais como plausibilidade, coerência
etc., é fundamental um breve comentário e explicação
deste texto.
►
3ª
Aula
Objetivo Geral:
•
Avaliar a possível contraposição entre mito e
filosofia, entre mythos e logos,
investigando, fundamentalmente, em que medida e
sentidos esta contraposição pode ser legitimamente
realizada.
Objetivos Específicos:
•
Discutir se realmente houve ruptura entre mito e
filosofia.
•
Investigar o conceito de ruptura.
Procedimento Didático:
•
Aula Expositiva
Recursos Didáticos:
•
Quadro e Pincel
•
Texto filosófico - Platão
* Baixe o
texto de Hobbes em formato
ou

Considerações a serem feitas na aula expositiva:
Como o tema da ruptura foi apenas
insinuado anteriormente, será necessário, num
primeiro momento, que essa insinuação se torne mais
explícita. Nesse sentido, sugerimos que se passe a
apontar, em textos filosóficos, possíveis
contraposições entre mito e filosofia ou entre
mythos e logos. O autor de nossa escolha
foi Platão, ele faz várias críticas pontuais ao
discurso mítico,
críticas que, ao menos na República,
relacionam-se diretamente com apontamentos feitos na
1ª aula, a saber, com descrições duvidosas acerca
dos deuses, e com um sistema moral baseado na
expectativa de recompensas em função da prática da
virtude.
Após esses apontamentos, deve-se ressaltar que
Platão, apesar de criticar os mitos, utiliza-se
deles na composição de suas obras, isso se
constatará, por exemplo, com a leitura de parte
do mito de Er.
Após essa indicação, acreditamos que o impasse acerca da
possível ou não ruptura entre mito e filosofia se
tornará patente, e este será o momento propício para
a discussão do significado do termo ruptura.
Nossa proposta é que se aborde a
idéia de ruptura no sentido de declínio,
isto é, como
perda de intensidade ou força, como diminuição, como
enfraquecimento, mas
não como ausência total.
►
4ª
Aula
Objetivo geral:
•
Propiciar aos alunos um olhar crítico em relação ao
discurso científico dogmático.
Objetivo específico:
•
Expor, de modo genérico, os conceitos de
positivismo, ciência e cientificismo.
Procedimento Didático:
•
Aula Expositiva
Recursos Didáticos:
•
Quadro e Pincel
•
Texto filosófico - Comte
•
Texto literário - Fernando
Pessoa
•
Dicionário Filosófico -
Japiassú
* Baixe o
texto de Comte em formato
ou

* Baixe o
texto de Fernando Pessoa em formato
ou

* Baixe o
texto de Japiassú em formato
ou

Considerações a serem feitas na aula expositiva:
Exposição do texto de Comte, comparando-o com trechos da
poesia Ode Triunfal (Fernando Pessoa). Sem ignorar a
importância da ciência, deve-se ressaltar o problema
do dogmatismo, isto é, a creditar que a Ciência
Positiva é o estágio superior e último da evolução
humana, tendo como antecessores a teologia e a
metafísica. Nesse contexto, expor, de modo genérico,
os conceitos de positivismo, ciência e
cientificismo.
Estabelecer a contraposição entre Comte e Fernando Pessoa.
Na poesia Ode Triunfal, o autor faz uma crítica da
mecanização do homem, que se torna só mais uma peça
para as engrenagens fabris, e da humanização das
máquinas.
Se pensarmos no Catecismo de Comte, podemos perceber seu
dogmatismo, sua fé na ciência. Esta exaltação e fé
ingênua são criticadas ironicamente por Fernando
Pessoa, Comte defende que a ciência trará coisas
boas para os homens. Fernando pessoa satiriza, em
sua ode triunfal, a indústria e sua promessa de novo
mundo.
►
5ª
aula
Objetivo:
•
Fomentar a reflexão dos alunos sobre um possível
paralelo entre as críticas platônicas ao discurso
mítico e a tomada de uma posição filosófica frente
ao discurso midiático contemporâneo.
Objetivo específico:
•
Propiciar reflexões e análises sobre o discurso
midiático, considerando-o, fundamentalmente,
enquanto mecanismo de formação cultural, fato que
provavelmente motivará o posicionamento filosófico
frente a esse discurso.
Procedimento Didático:
•
Promoção de debate entre os alunos
Recursos didáticos:
•
Livro didático
•
Análise de imagens e discursos
publicitários:
Direcionamento do debate, bem como suas possíveis
questões:
Assim como o mito o foi na
antiguidade, a mídia pode ser entendida como um
importante instrumento de formação educacional?
Nesse sentido, caso a resposta seja positiva,
se seria necessário analisar filosoficamente o seu
conteúdo discursivo, ou seja, deveríamos nos
questionar sobre sua plausibilidade?
Após a segunda pergunta, sugerimos que se mostre e analise
discursos publicitários.
Alguns destes, escolhidos por nosso grupo, fazem menção à
correlação entre felicidade e peso (massa corporal)
das pessoas; à realização de sonhos que valem à pena
com a compra de tintas; a associação direta entre a
marca da sua individualidade e a posse de um
determinado cartão de crédito; e, por fim, à
possibilidade de aquisição de todos os bens
materiais, desde que se realize o empréstimo com
determinada instituição.
►
6ª
Aula
Prova dissertativa:
Responda uma das seguintes questões:
O que termo mito pode designar? Cite e comente algumas
características do discurso mítico.
Baseando-se nos textos estudados, argumente sobre a
possível ruptura entre o discurso mítico e o
discurso filosófico. Explicite o conceito de
ruptura.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria
Helena Pires. Filosofando: introdução à
filosofia. 3. ed. rev. e atual. São Paulo:
Moderna, 2003. Cap. 6, itens 1 e 2, e cap. 7,
itens 1 e 2.
Homero; VIEIRA, Trajano;
CAMPOS,
Haroldo
de.
Ilíada de
Homero: volume 1. São Paulo: Mandarim, 2001.
Canto I, versos 188 a 222.
Nesse sentido, um importante autor a ser
considerado é Levi Strauss, indicamos como obra
de referência: LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e
significado. Lisboa: Ed. 70, 1978.
A respeito do papel do poeta, bem como do
contexto cultural arcaico, indicamos: JAEGER,
Werner Wilhelm. Paidéia : a formação do
homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
KANT, Immanuel. Textos selecionados:
Prolegômenos; Fundamentação da metafísica dos
costumes; Introdução à crítica do juízo;
Analítica do belo; Da arte do gênio; A Religião
dentro dos limites da simples razão. São
Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores ).
Págs. 109 – 112.
Esta idéia, entretanto, deverá ser criticada na
3ª aula.
Como indicação de leitura para o professor,
sugerimos: ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max.
Dialética do esclarecimento: fragmentos
filosóficos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

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