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Desenvolvido por: |
Antônio Silva Neto |
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Leila S. M. Bernardes |
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Maíra Borba |
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Maíra Nassif |
Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre
de 2007 |
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1ª Aula: O que é o Conhecimento?
OBJETIVO: Problematizar e refletir sobre o tema do conhecimento
aproximando da realidade dos alunos os conceitos que
envolvem o campo de investigação a este respeito.
DESENVOLVIMENTO:
– 1º
Apresentar o tema da aula a partir da pergunta “o
que é CONHECIMENTO?” tomando como ponto de partida
as próprias respostas dos alunos.
– 2º
Leitura de trechos selecionados da Metafísica
de Aristóteles para motivar a discussão.
Questões geradoras:
–
“Afinal, o que é conhecimento?”
–
“Por que o conhecimento é importante?”
–
“Existe uma definição única de conhecimento?”
–
“Uma é melhor que a outra?”
MATERIAL DOS ALUNOS:
METAFÍSICA
Todos os homens, por natureza, desejam conhecer.
Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os
nossos sentidos: pois, ainda que não levemos em
conta a sua utilidade, são estimados por si mesmos;
e, acima de todos os outros, o sentido da visão.
Com efeito, não só com o intento de agir, mas até
quando não nos propomos fazer nada, pode-se dizer
que preferimos ver a tudo mais. O motivo disto é
que, entre todos os sentidos, é a visão o que põe em
evidencia e nos leva a conhecer o maior numero de
diferenças entre as coisas.
ARISTÓTELES, Metafísica.
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2ª Aula: O que é o Conhecimento?
OBJETIVO:
Problematizar e refletir sobre o tema do
conhecimento aproximando da realidade dos alunos os
conceitos que envolvem o campo de investigação a
este respeito.
DESENVOLVIMENTO:
–
1º Leitura de artigo de revista sobre a intuição
como um tipo de conhecimento.
–
2º Leitura e discussão das definições do termo
conhecimento, retiradas dos dicionários,
articulados aos textos apresentados anteriormente.
Retomada das Questões geradoras:
–
“Afinal, o que é conhecimento?”
–
“Por que o conhecimento é importante?”
–
“Existe uma definição única de conhecimento?”
–
“Uma é melhor que a outra?”
* Baixe o texto
sobre a Intuição em formato
ou

MATERIAL DOS ALUNOS:
Verbetes “conhecimento”
* Baixe os
verbetes Conhecimento em formato
ou

► 3ª Aula: O que é o Conhecimento?
OBJETIVO: Problematizar e refletir sobre o tema do
conhecimento aproximando da realidade dos alunos os
conceitos que envolvem o campo de investigação a
este respeito.
DESENVOLVIMENTO:
-1º Debater com alunos o problema da relação entre
conhecimento e felicidade.
-2º Apresentar o texto filosófico: Descartes – Carta
a Elisabeth.
-3º Exibição de trechos do filme Matrix.
-4º Relacionar e discutir as idéias presentes no
texto de Descartes e nos trechos do filme Matrix a
luz da relação entre conhecimento e felicidade.
Material para os alunos: Carta a Elizabeth
(Descartes)
Senhora,
Algumas vezes eu coloquei a mim mesmo uma dúvida:
saber se é melhor estar alegre e contente,
imaginando que os bens que possuímos são maiores e
mais estimáveis do que eles são, ignorando os que
nos faltam, ou não parando para considerá-los, ou se
é melhor ter mais consideração de saber, para
conhecer o justo valor de uns e de outros, e com
isto tornar-se mais triste. Se eu pensasse que o
soberano bem fosse a alegria, eu nunca duvidaria de
que deveríamos dedicar-nos a tornarmo-nos alegres a
qualquer preço, e eu aprovaria a brutalidade
daqueles que afogam suas mágoas no vinho ou as
atordoam com o fumo. Mas eu distingo entre o
soberano bem, que consiste no exercício da virtude
(...) e a satisfação do espírito que é acompanhada
dessa posse. É por isso que é uma maior perfeição
conhecer a verdade, mesmo que desvantajosa a nós,
que ignorá-la, e eu confesso, que melhor estar menos
alegre e ter mais conhecimento.
DESCARTES, R. Carta a Elizabeth, 6 de outubro de
1645.
Matrix
(Morpheu e Neo conversam em uma sala)
- Morpheu: É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que
você não visse a verdade.
- Neo: Que verdade?
- Morpheu: Que você é um escravo, como todo mundo você passou em um
cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue
sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente.
Infelizmente não é possível dizer o que é a Matrix.
Você tem que ver por si mesmo. Esta é a sua última
chance, depois disso não há como voltar.
(mostrando duas pílulas, uma vermelha e uma azul).
Se tomar a azul a história acaba e você acordará
na sua cama acreditando no que quiser. Se tomar a
pílula vermelha ficará no país das maravilhas e eu
te mostrarei até onde vai a toca do coelho.
- (Neo vai em direção a pílula vermelha)
- Morpheu adverte: Lembre-se, tudo o que ofereço é a verdade.
- (Neo toma a pílula vermelha mesmo assim)
(Cypher e Agente Smith conversam em um restaurante,
Cypher como um bife de boi)
- Agente Smith: Negócio fechado Senhor Reagen?
- Cypher: Sabe... eu sei que esse bife não existe, sei que quando eu o
coloco na boca a Matrix diz ao meu cérebro que ele é
suculento e delicioso. Após nove anos, sabe o que eu
percebi? A ignorância é maravilhosa!
- Agente Smith: Então negócio fechado?
- Cypher: Eu não quero me lembrar de nada. Nada, entendeu? E eu
quero ser rico, você sabe, alguém importante, como
um ator.
-
Agente Smith: O que você desejar.
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4ª Aula: Mito
OBJETIVO: Introduzir o conceito de mito, refletindo
sobre o seu alcance enquanto tipo de conhecimento.
DESENVOLVIMENTO:
-1º Leitura do mito de Prometeu e Epimeteu
-2º Debate sobre o mito
-3º Apresentar o conceito de mito a partir do texto
de Marcelo Marques.
-4º Dividir a turma em grupos e distribuir
narrativas mitológicas diferentes para cada grupo.
Os alunos deverão ler o texto para trabalho a ser
realizado na aula seguinte.
Questões geradoras:
“O que é um mito?”
“O pensamento dos homens da antiguidade é infantil?”
“Só existem mitos na antiguidade?”
“Que tipo de explicação sobre o mundo nos oferece a
narração mítica?”.
MATERIAL DOS ALUNOS:
Mito de Prometeu e Epimeteu
* Baixe
Prometeu e Epimeteu em formato
ou

OUTRAS NARRATIVAS:
-A Caixa de Pandora:
Baixe em
ou

-O Mito de Eros e Psique:
Baixe em
ou

-O Mito de Heracles ou
Hércules: Baixe em
ou

-Mito de Narciso: A Fonte
da Vaidade: Baixe em
ou

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5ª Aula: Mito
OBJETIVO: Introduzir o conceito de mito, refletindo
sobre o seu alcance enquanto tipo de conhecimento.
DESENVOLVIMENTO:
-Realização de atividade em grupo a partir do material
distribuído na aula anterior.
ATIVIDADE:
Cada grupo deverá apresentar sua história mítica. Essa
apresentação deve incluir:
a)Resumo do mito
b)Qual explicação o mito escolhido nos dá acerca do mundo ou
do homem.
c)Uma adaptação contemporânea (própria realidade do aluno) do
mesmo mito que explique o mesmo fato do mundo ou da
vida humana.
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6ª Aula: Passagem do Mito à Filosofia
OBJETIVO: Contextualizar brevemente o surgimento da
filosofia.
DESENVOLVIMENTO:
-Aula expositiva sobre a passagem do mito à filosofia
baseada no texto de Danilo Marcondes.
Questões geradoras:
“Qual é a diferença entre mito e filosofia?”
“Há ruptura ou continuidade?”
“Por que o pensamento mítico passa a ser considerado
insatisfatório?”
“Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o
pensamento filosófico rompe com o pensamento
mítico?”
MATERIAL DO PROFESSOR:
A Passagem do Pensamento
Mítico para o Filosófico
(D. Marcondes)
* Baixe
o texto de D. Marcondes em formato
ou

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7ª Aula: O que é Filosofia?
OBJETIVO: Apresentar aos alunos as noções
fundamentais do pensamento filosófico-científico na
Grécia Antiga.
DESENVOLVIMENTO:
-Leitura e debate sobre o texto de Danilo Marcondes a
respeito das características da filosofia em sua
gênese.
Questões geradoras:
“O que é filosofia?”
“Qual são os principais temas abordados em sua gênese?”
BIBLIOGRAFIA Para o Professor:
Dicionário Aurélio
Japiassú, Hilton. Marcondes, Danilo. Dicionário
Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1996.
Bunge, Mário. Dicionário de Filosofia. Trad.
Geta K. Gwnsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002
Aristóteles, Metafísica.
Revista SUPERINTERESSANTE
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História de
Filosofia. Dos Pré-socráticos a Wittgensteisn.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 7ª Edição.
BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia.
Historias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim
Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. 13ª edição.
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