MITO E FILOSOFIA (Grupo 1)
   
Desenvolvido por: Antônio Silva Neto
  Leila S. M. Bernardes
  Maíra Borba
  Maíra Nassif

Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre de 2007


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  1ª Aula: O que é o Conhecimento?

 

OBJETIVO: Problematizar e refletir sobre o tema do conhecimento aproximando da realidade dos alunos os conceitos que envolvem o campo de investigação a este respeito.

 

DESENVOLVIMENTO:

  1º Apresentar o tema da aula a partir da pergunta “o que é CONHECIMENTO?” tomando como ponto de partida as próprias respostas dos alunos.

  2º Leitura de trechos selecionados da Metafísica de Aristóteles para motivar a discussão.

 

Questões geradoras:

   “Afinal, o que é conhecimento?”

   “Por que o conhecimento é importante?”

   “Existe uma definição única de conhecimento?”

   “Uma é melhor que a outra?”

 

MATERIAL DOS ALUNOS:

 

METAFÍSICA

 

Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nossos sentidos: pois, ainda que não levemos em conta a sua utilidade, são estimados por si mesmos; e, acima de todos os outros, o sentido da visão.  Com efeito, não só com o intento de agir, mas até quando não nos propomos fazer nada, pode-se dizer que preferimos ver a tudo mais. O motivo disto é que, entre todos os sentidos, é a visão o que põe em evidencia e nos leva a conhecer o maior numero de diferenças entre as coisas.

 

ARISTÓTELES, Metafísica.

 

 

  2ª Aula: O que é o Conhecimento?

 

OBJETIVO: Problematizar e refletir sobre o tema do conhecimento aproximando da realidade dos alunos os conceitos que envolvem o campo de investigação a este respeito.

 

DESENVOLVIMENTO:

    1º Leitura de artigo de revista sobre a intuição como um tipo de conhecimento.

    2º Leitura e discussão das definições do termo conhecimento, retiradas dos dicionários, articulados aos textos apresentados anteriormente.

        

Retomada das Questões geradoras:

   “Afinal, o que é conhecimento?”

   “Por que o conhecimento é importante?”

   “Existe uma definição única de conhecimento?”

   “Uma é melhor que a outra?”

 

* Baixe o texto sobre a Intuição em formato ou

 

MATERIAL DOS ALUNOS: Verbetes “conhecimento”

 

* Baixe os verbetes Conhecimento em formato ou

 

 

  3ª Aula: O que é o Conhecimento?

 

OBJETIVO: Problematizar e refletir sobre o tema do conhecimento aproximando da realidade dos alunos os conceitos que envolvem o campo de investigação a este respeito.

 

DESENVOLVIMENTO:

-1º Debater com alunos o problema da relação entre conhecimento e felicidade.

-2º Apresentar o texto filosófico: Descartes – Carta a Elisabeth.

-3º Exibição de trechos do filme Matrix.

-4º Relacionar e discutir as idéias presentes no texto de Descartes e nos trechos do filme Matrix a luz da relação entre conhecimento e felicidade.

 

Material para os alunos: Carta a Elizabeth (Descartes)

 

Senhora,

 

Algumas vezes eu coloquei a mim mesmo uma dúvida: saber se é melhor estar alegre e contente, imaginando que os bens que possuímos são maiores e mais estimáveis do que eles são, ignorando os que nos faltam, ou não parando para considerá-los, ou se é melhor ter mais consideração de saber, para conhecer o justo valor de uns e de outros, e com isto tornar-se mais triste. Se eu pensasse que o soberano bem fosse a alegria, eu nunca duvidaria de que deveríamos dedicar-nos a tornarmo-nos alegres a qualquer preço, e eu aprovaria a brutalidade daqueles que afogam suas mágoas no vinho ou as atordoam com o fumo. Mas eu distingo entre o soberano bem, que consiste no exercício da virtude (...) e a satisfação do espírito que é acompanhada dessa posse. É por isso que é uma maior perfeição conhecer a verdade, mesmo que desvantajosa a nós, que ignorá-la, e eu confesso, que melhor estar menos alegre e ter mais conhecimento.

 

DESCARTES, R. Carta a Elizabeth, 6 de outubro de 1645.

 

Matrix

 

Cena 1 – A escolha (1 minuto e 45 segundos)

(Morpheu e Neo conversam em uma sala)

 

- Morpheu: É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.

- Neo: Que verdade?

- Morpheu: Que você é um escravo, como todo mundo você passou em um cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente. Infelizmente não é possível dizer o que é a Matrix. Você tem que ver por si mesmo. Esta é a sua última chance, depois disso não há como voltar. (mostrando duas pílulas, uma vermelha e uma azul). Se tomar a azul a história acaba e você acordará na sua cama acreditando no que quiser. Se tomar a pílula vermelha ficará no país das maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.

- (Neo vai em direção a pílula vermelha)

- Morpheu adverte: Lembre-se, tudo o que ofereço é a verdade.

- (Neo toma a pílula vermelha mesmo assim)

 

Cena 2 – O trato (1 minuto e 13 segundos)

 (Cypher e Agente Smith conversam em um restaurante, Cypher como um bife de boi)

 

- Agente Smith: Negócio fechado Senhor Reagen?

- Cypher: Sabe... eu sei que esse bife não existe, sei que quando eu o coloco na boca a Matrix diz ao meu cérebro que ele é suculento e delicioso. Após nove anos, sabe o que eu percebi? A ignorância é maravilhosa!

- Agente Smith: Então negócio fechado?

- Cypher: Eu não quero me lembrar de nada. Nada, entendeu? E eu quero ser rico, você sabe, alguém importante, como um ator.

- Agente Smith: O que você desejar.

 

Cena 01

Cena 02

[ Clique para baixar a Cena 01 ]

[ Clique para baixar a Cena 02 ]

 

 

  4ª Aula: Mito

 

OBJETIVO: Introduzir o conceito de mito, refletindo sobre o seu alcance enquanto tipo de conhecimento.

 

DESENVOLVIMENTO:

-1º Leitura do mito de Prometeu e Epimeteu

-2º Debate sobre o mito

-3º Apresentar o conceito de mito a partir do texto de Marcelo Marques.

-4º Dividir a turma em grupos e distribuir narrativas mitológicas diferentes para cada grupo. Os alunos deverão ler o texto para trabalho a ser realizado na aula seguinte.

 

Questões geradoras:

“O que é um mito?”

“O pensamento dos homens da antiguidade é infantil?”

“Só existem mitos na antiguidade?”

“Que tipo de explicação sobre o mundo nos oferece a narração mítica?”.

 

MATERIAL DOS ALUNOS: Mito de Prometeu e Epimeteu

 

* Baixe Prometeu e Epimeteu em formato ou

 

OUTRAS NARRATIVAS:

-A Caixa de Pandora: Baixe em   ou

-O Mito de Eros e Psique: Baixe em   ou

-O Mito de Heracles ou Hércules: Baixe em   ou

-Mito de Narciso: A Fonte da Vaidade: Baixe em   ou

 

 

  5ª Aula: Mito

 

OBJETIVO: Introduzir o conceito de mito, refletindo sobre o seu alcance enquanto tipo de conhecimento.

 

DESENVOLVIMENTO:

-Realização de atividade em grupo a partir do material distribuído na aula anterior.

 

ATIVIDADE:

Cada grupo deverá apresentar sua história mítica. Essa apresentação deve incluir:

 

a)Resumo do mito

b)Qual explicação o mito escolhido nos dá acerca do mundo ou do homem.

c)Uma adaptação contemporânea (própria realidade do aluno) do mesmo mito que explique o mesmo fato do mundo ou da vida humana.

 

 

  6ª Aula: Passagem do Mito à Filosofia

 

OBJETIVO: Contextualizar brevemente o surgimento da filosofia.

 

DESENVOLVIMENTO:

-Aula expositiva sobre a passagem do mito à filosofia baseada no texto de Danilo Marcondes.

 

Questões geradoras:

“Qual é a diferença entre mito e filosofia?”

“Há ruptura ou continuidade?”

“Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?”

“Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico rompe com o pensamento mítico?”

 

MATERIAL DO PROFESSOR: A Passagem do Pensamento Mítico para o Filosófico (D. Marcondes)

* Baixe o texto de D. Marcondes em formato ou

 

 

  7ª Aula: O que é Filosofia?

 

OBJETIVO: Apresentar aos alunos as noções fundamentais  do pensamento filosófico-científico na Grécia Antiga.

 

DESENVOLVIMENTO:

-Leitura e debate sobre o texto de Danilo Marcondes a respeito das características da filosofia em sua gênese.

 

Questões geradoras:

“O que é filosofia?”

“Qual são os principais temas abordados em sua gênese?”

 

BIBLIOGRAFIA Para o Professor:

Dicionário Aurélio

Japiassú, Hilton. Marcondes, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

Bunge, Mário. Dicionário de Filosofia. Trad. Geta K. Gwnsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002

Aristóteles, Metafísica.

Revista SUPERINTERESSANTE

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História de Filosofia. Dos Pré-socráticos a Wittgensteisn. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 7ª Edição.

BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia. Historias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. 13ª edição.

http://hall_of_secrets.tripod.com/greciavaidade.htm

http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/mitos/heracles.htm

http://www.rosanevolpatto.trd.br/psique1.html

http://www.mundodosfilosofos.com.br/prometeu.htm