As pesquisadoras Fernanda Carrera (PPGCOM/UFF) e Laura Guimarães Corrêa (PPGCOM/UFMG) divulgam proposta do GT Comunicação, Raça e Interseccionalidades nesta reclivagem da Compós.

O GT será proposto com a coordenação inicial de Fernanda Carrera (PPGCOM/UFF) e Laura Guimarães Corrêa (PPGCOM/UFMG), buscando ser um espaço para o debate de questões étnico-raciais no principal evento da área de Comunicação, cuja história já soma mais de 30 anos.

A proposta é fruto de parcerias de pesquisadores brasileiros que aspiram por lócus de discussão racial e seus entrecruzamentos. Esta parceria, inclusive, já culminou em evento que leva o nome do grupo de trabalho: I Comunicação, Raça e Interseccionalidades, ocorrido entre os dias 27 e 30 de outubro de 2020 (clique aqui para acessar no Youtube)

Abaixo, segue a ementa do GT para avaliação. Caso tenha interesse em manifestar apoio à criação do GT de Comunicação, Raça e Interseccionalidades, pedimos que apenas envie seu nome completo junto ao programa de pós-graduação que tem vínculo (considerando que cada pessoa pode ser signatária de até duas propostas de GTs), para os e-mails das coordenadoras Fernanda Carrera e Laura Guimarães Corrêa

Ementa: Ao reconhecer a necessidade de aprofundamento do debate racial no campo da comunicação, o GT Comunicação, Raça e Interseccionalidades propõe configurar-se como um espaço para a articulação de perspectivas, teorias, estudos de caso, ferramentas conceituais e teórico-metodológicas em prol do pensamento a respeito dos regimes midiáticos e das interações sociais contemporâneas, com foco nas questões étnico-raciais e seus entrecruzamentos identitários. Busca-se, portanto, abarcar trabalhos que discutam temas e artifícios conceituais diversos em comunicação, a partir do debate racial e suas interseccionalidades, entendendo a racialização como um processo atravessado por outras avenidas identitárias, uma vez que a experiência racial não está imune, sobretudo nas dinâmicas comunicacionais, às influências de outros marcadores sociais da diferença. Pensar Comunicação, Raça e Interseccionalidades é marcar a importância de entender as nuances, a história e os regimes por vezes ocultos ou invisibilizados, concretos e simbólicos, que fundamentam as experiências raciais na comunicação contemporânea. Nesse sentido, o GT pretende fomentar o debate sobre identidades, construção de subjetividades e representação; colonialidade e raça; paradigma interseccional; violência, opressão e microagressões nas práticas comunicacionais contemporâneas; racismos e antirracismos na comunicação; táticas criativas e racializadas de fuga e ressignificação; políticas e estéticas de resistência; processos produtivos e rotinas profissionais em jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, audiovisual e cinema etc. que se alicerçam pelo debate racial; assim como ambivalências raciais nas fotografias, performances, nos espaços digitais, na moda, nas dinâmicas performativas de celebridades , na oralidade e conversação, nos rituais e nas imagens artísticas e midiáticas. Com o GT, pretendemos fomentar a observação de sentidos circulantes na sociedade, refletir sobre desigualdades raciais, mas, sobretudo, reforçar e intensificar a potência de um campo de conhecimento fundamental para a construção de novos olhares em direção a práticas de transformação.

Sobre a coordenação do GT Comunicação, Raça e Interseccionalidades:

Fernanda Carrera é professora da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. É líder do LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (CNPq/UFRJ). Possui doutorado em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo POSCOM/UFBA. Pesquisa raça, gênero e interseccionalidades na comunicação e cultura digitais.

Laura Guimarães Corrêa é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutora e Mestre em Comunicação pela UFMG. É líder do CORAGEM (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero da UFMG) desde 2018. Idealizou e organizou o livro “Vozes negras em comunicação: mídia, racismos, resistências” (Autêntica, 2019). Pesquisa, orienta e publica principalmente sobre os temas: comunicação visual, raça, gênero, interseccionalidade, intervenções urbanas, publicidade.

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