Ciclo de debates “Questões para a História do Tempo Presente em tempos pandemônicos”

Entre junho e julho de 2020, o Laboratório de História do Tempo Presente da UFMG realiza o ciclo de debates Questões para a História do Tempo Presente em tempos pandemônicos. A proposta consiste na realização de atividades quinzenais, em forma de mesas redondas virtuais, para discutir os lugares/papéis da história e dos historiadores no atual contexto, em que parece ocorrer uma aceleração do tempo, mas sem que se saiba a sua direção. Tempos acelerados, portanto, mas também celerados, tendo em vista certos comportamentos políticos e sociais, que indicam uma falta de rumos na condução do país, que sofre a ação de outros vírus mortíferos além do coronavírus. Tempo de pandemias, mas também de pandemônio.

 

As mesas virtuais são transmitidas na fanpage do Facebook, mediadas por um dos pesquisadores do LHTP/UFMG e com dois debatedores (sempre um deles da instituição organizadora e um externo). Cada debatedor faz uma exposição de 20 minutos, seguida de debates com a participação dos ouvintes.

 

Desafios para uma história do tempo presente no Brasil (4/6)

Rodrigo Patto Sá Mota (LHTP da UFMG) e Marcos Napolitano (USP), com a mediação de Carolina Dellamore (Prefeitura Municipal de Contagem e LHTP da UFMG).

Historiadores, mídias e resistências no tempo presente (18/6)

Miriam Hermeto (LHTP da UFMG) e Mateus Pereira (UFOP), com a mediação de Ana Marília Carneiro (LHTP da UFMG).

Ensino de História em tempos de isolamento social (9/7)

Juliana Filgueiras (LHTP da UFMG) e Helenice Rocha (UERJ), com a mediação de Allysson Lima (LHTP da UFMG).

 

História do tempo presente e memória social (23/7)

Luana Carla Martins Campos Akinruli (LHTP da UFMG) e Caroline Silveira Bauer (UFRGS), com a mediação de Gabriel Amato (IFSULDEMINAS e LHTP da UFMG).