O LHTP divulga hoje os textos das apresentações realizadas no CICLO DE DEBATES: QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE EM TEMPOS PANDEMÔNICOS.
O evento consistiu em mesas redondas virtuais, para discutir os lugares/papéis da história e dos historiadores no atual contexto, em que parece ocorrer uma aceleração do tempo, mas sem que se saiba a sua direção. Tempos acelerados, portanto, mas também celerados, tendo em vista certos comportamentos políticos e sociais, que indicam uma falta de rumos na condução do país, que sofre a ação de outros vírus mortíferos além do covid. Tempo de pandemias, mas também de pandemônios. As quatro mesas foram intituladas “Desafios para uma história do tempo presente no Brasil”, ‘Historiadores, mídias e resistências no tempo presente”, “Ensino de História em tempos de isolamento social” e “História do tempo presente e memória social”.
Agradecemos mais uma vez à participação dos palestrantes e do público, que enviou inúmeras questões para debate.
Para acessar os textos, clique nos links abaixo:
Desafios para uma história do tempo presente no Brasil, por Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG).
Considerações sobre a história do tempo presente, por Marcos Napolitano (USP).
Historiadores, resistência e mídias no tempo presente, por Miriam Hermeto (UFMG).
O ensino de história em tempos de pandemia, por Juliana Miranda Filgueiras (UFMG).
Alguns aspectos sobre a memória social da ditadura civil-militar brasileira na contemporaneidade, Caroline Silveira Bauer (UFRGS).
Uma História Pública para romper o sonambulismo: regimes memoriais nos contextos da mineração, por Luana Carla Martins Campos Akinruli (UFMG)
Créditos da imagem: Arte de rua em Varsóvia, Polônia, fotografada por Adam Nieścioruk em 2020.