Reforma do Projeto Pedagógico

sexta-feira, 05 de agosto de 2022, às 9:23

Caros estudantes,

Em conformidade com o que está definido no texto das Normas Acadêmicas de Graduação, bem como observa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração Pública e exigências previstas em legislações complementares a reformulação proposta se baseia na:

• criação e exclusão de atividades acadêmicas curriculares;

• mudança de ementas e atividades acadêmicas obrigatória;

• alteração da localização nos períodos de atividades acadêmicas obrigatória;

• alteração dos códigos das disciplinas;

• substituição de Atividade Acadêmica Curricular;

• reestruturação dos percursos curriculares, passando a valer nova configuração orientada a partir da lógica dos núcleos de integralização: Núcleo Específico (NE), Núcleo Geral (NG), Núcleo Complementar (NC), Núcleo Avançado (NA)

A Reforma afetará obrigatoriamente os estudantes dos períodos iniciais e aqueles que não cumpriram 60% da carga horária obrigatória. Em relação à nova configuração, orientada a partir da lógica dos núcleos de integralização, será de natureza discricionária aos estudantes de períodos mais avançados.

*******************************************************************************************************************************************************

[Reestruturação dos percursos curriculares]
Passa a valer com a Reforma do Projeto Pedagógico a nova configuração orientada a partir da lógica dos núcleos de integralização os seguintes percursos curriculares:

1. Bacharelado em Gestão Pública com Núcleo Específico e Núcleo Geral.

2. Bacharelado em Gestão Pública com Núcleo Específico, Núcleo Geral e Núcleo Complementar.

3. Bacharelado em Gestão Pública com Núcleo Específico, Núcleo Geral e Núcleo Avançado

• Núcleo Específico (NE): abrangendo saberes característicos do curso  e integra os três percursos curriculares, é constituído por atividades obrigatórias, atividades optativas e estágio curricular, abrangendo saberes característicos do curso;
  • Núcleo Complementar (NC): esse núcleo é integralizado por uma Formação Complementar, proposta pelo estudante e aprovada pelo Colegiado, sendo constituído por disciplinas de outros cursos de graduação da UFMG que, em seu conjunto, constituam um campo correlato ao conhecimento e formação em Gestão Pública, bem como por disciplinas que compõem as Formações Transversais ofertadas pela UFMG. Essas atividades são selecionadas pelo estudante e aprovadas pelo Colegiado.
  • Núcleo Geral (NG): é constituído por atividades acadêmicas curriculares que abordem temas de amplo interesse, orientadas para a formação intelectual, crítica e cidadã. Esse núcleo é integralizado por atividades escolhidas livremente pelo graduando dentre aquelas que oferecem vagas a estudantes de todos os cursos de graduação;
  • Núcleo Avançado (NA), constituído por atividades acadêmicas curriculares integrantes de cursos e ou programas de pós-graduação. Esse núcleo é integrado por atividades acadêmicas curriculares componentes de cursos ou programas de pós-graduação da UFMG, às quais têm acesso os estudantes de graduação. Essas atividades são selecionadas pelo estudante e aprovadas pelo Colegiado.

Cordialmente,

Giulia de Aguiar Simões
Graduanda de Gestão Pública l Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)