acontecimentos e figuras públicas

O projeto Acontecimentos e figuras públicas: narrativas, afetos e sentidos que atravessam o cotidiano constitui uma rede interinstitucional formada entre pesquisadoras e pesquisadores representantes de 10 instituições de ensino superior do país:

UFMG (Vera França e Paula Simões)
UFOP (Denise Prado, Michele Tavares e Frederico Tavares)
PUC Minas (Márcio Serelle)
UEMG (Rodrigo Portari)
UFV (Ricardo Duarte e Rayza Sarmento)
UFF (Renata Tomaz)
UFSC (Terezinha Silva)
IFG (Renné França)
UFMT (Pedro Pinto)
UNIFESSPA (Lívia Barroso)

Nomeada Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas, seu objetivo é aprofundar a interlocução em torno dos conceitos de acontecimento e celebridade que vem orientando pesquisas no Gris e grupos de pesquisa parceiros. Atualmente, o projeto é coordenado pelas professoras Paula Guimarães Simões (UFMG) e Denise F. Barros do Prado (UFOP).

O projeto teve início em 2018 e já foram realizados dois Encontros, sediados no campus Pampulha da UFMG, em 2018 e 2019. Abertos ao público, os eventos foram organizados no formato de mesas temáticas de apresentação de trabalhos pelos membros e debate.

Os avanços nesses trabalhos e as reflexões em torno das pesquisas que a Rede vem articulando foram organizados em livro intitulado Celebridades no Século XXI, volume 2: Diversos perfis, diferentes apelos (2020), recém-lançado pela editora Selo PPGCOM/UFMG e disponível para download.

 


Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar a Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas e saber sobre os próximos encontros: