É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.

Cronograma Disciplinas Isoladas 2019/2

Para fazer o requerimento online, conforme calendário abaixo, clique aqui

Para consulta das disciplinas ofertadas no semestre, clique aqui

Data de Requerimento online Divulgação de Resultado no site Matrícula dos/as selecionados/as mediante envio do comprovante de pagamento da GRU E-mail para o envio do comprovante de pagamento da GRU (somente para selecionados/as)
07 de Agosto de 2019 09 de Agosto de 2019 - até às 17 horas 12 e 13 de Agosto de 2019 O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail: isoladaspospsi@gmail.com

Para o requerimento online serão exigidos os uploads dos seguintes documentos, em pdf:

1 – Documento de Identidade e CPF

2 – Diploma de graduação frente e verso

3 – Currículo Lattes

4 – Carta de intenção expondo os motivos pelos quais se deseja fazer a disciplina escolhida.

Não haverá requerimento presencial. Somente serão aceitos requerimentos feitos pelo link informado no início desta página.

OBS: Só é permitida a matrícula em 1 (uma) disciplina no PPG Psicologia, o que não impede que outras matrículas sejam feitas em outros Programas da UFMG.

Os aprovados deverão enviar o comprovante de pagamento, realizado em data posterior ao resultado, da Guia de Recolhimento da União para o email da secretaria (confira as instruções para emissão da guia no anexo disponível abaixo).

Servidores da UFMG (técnicos-administrativos e professores) são isentos. Para efetivação da matrícula, devem apresentar cópia do último contracheque, e autorização da chefia imediata para cursar a disciplina. Recomendamos procurar na seção de pessoal da unidade em que está lotado se há mais procedimentos a se tomar.

IMPORTANTE: O não pagamento da GRU implicará em não efetivação da matrícula

No caso do candidato ser estrangeiro:

1 – O requerente estrangeiro que obtiver deferimento da disciplina isolada de pós-graduação deverá, antes de pagar a taxa única, encaminhar-se ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para efetuar o Registro somente nos dias 12 e 13 de agosto de 2019conforme Calendário Escolar da UFMG.

2. O requerente deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos ao DRCA:

  • Autorização de registro devidamente assinada e carimbada pelo curso ofertante da disciplina (parecer de deferimento dado no formulário de requerimento de matrícula em disciplina isolada, que pode ser assinado por qualquer servidor da Central de Atendimento da Pós-Graduação, sala 2027. O formulário em questão pode ser baixado aqui);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ;
  • Passaporte, especificamente:a) página de identificação, eb) páginas do visto de entrada no Brasil (tipos que permitam o estudo, conforme Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017 e Decreto nº 9.199, de 20 de novembro de 2017).Em caso de vencimento do visto, ou de proximidade de vencimento igual ou inferior a 30 dias, apresentar também a cópia do protocolo de prorrogação emitido pela Polícia Federal.
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal – RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNM (Registro Nacional Migratório) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal;
  • Comprovante de residência no Brasil (em nome próprio ou de outrem);

3. Após receber seu número de registro, o requerente estrangeiro deverá efetuar o pagamento da taxa única e dirigir-se à Secretaria do Curso para efetivar sua matrícula.

 

Anexos

Arquivo Descrição Date added
pdf Instruções para emissão GRU - Isoladas Pagar somente se for selecionado(a)
29 de Maio de 2019 12:02
pdf Aprovados isoladas 2019-2 Os selecionados e selecionadas devem emitir a GRU, fazer o pagamento e enviar o comprovante de pagamento para isoladaspospsi@gmail.com até o dia 13/08/2019. Somente serão efetivadas as matrículas das pessoas que enviarem os comprovantes de pagamento. No caso de servidores e servidoras, deve-se enviar por e-mail a autorização da chefia imediata.
9 de agosto de 2019 11:39