Residência Pós-Doutoral (Pós-Doutorado) no PPG-Psicologia

O(A) candidato(a) à Residência Pós-Doutoral deve apresentar e ter seu pedido aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Para  que o Colegiado tome a decisão a respeito do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO do Estágio Pós-Doutoral, é necessário Parecer de um(a) Docente do PPG Psicologia, diferente daquele que orientará o estágio, sobre o projeto do(a) candidato(a).

Uma vez deferido o pedido de estágio, o(a) candidato(a) deverá trazer à secretaria os documentos abaixo:

1 – Formulário de Requerimento de Registro em Residência Pós-Doutoral (clique aqui para baixar o formulário). O formulário é individual (um para cada futuro/a residente). O campo Dados pessoais deve ser completamente preenchido  pelo(a) futuro(a) residente,  e assinado por este(a) no local destinado a esse fim.

2 – Cópia do Documento de Identidade (caso o(a) residente seja estrangeiro(a), deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro(a) emitida pela Polícia Federal)

3 – Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);

4 – Diploma de doutorado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso de doutorado (documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor(a) não serão aceitas);

5 – Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento,

6 – Comprovante de endereço no Brasil.

7 – Pedido ao Colegiado de aceite como Residente Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia contendo:- Indicação do grupo de pesquisa ao qual pretende realizar suas atividades e do(a) docente que as supervisionará,

8 – Carta de aceitação do(a) docente supervisor(a), credenciado ao Programa de Pós-graduação, onde conste a anuência da Câmara departamental (Psicologia) ou estrutura equivalente,

9 – Cópia do diploma de doutor(a) ou documento que comprove a conclusão do Doutorado,

10 – Currículo Lattes (do(a) candidato(a))gerado pela Plataforma LATTES/CNPq,

11 – PLANO DE TRABALHO, em que conste projeto de pesquisa resumido com , no máximo 20 páginas e quando couber a descrição das atividades de ensino a serem desenvolvidas( caso envolva pesquisa com seres humanos ou animais, engenharia genética ou organismos tecnicamente modificáveis o(a) supervisor (a) deve, após apreciação do Colegiado, submeter o projeto à aprovação do comitê de ética da UFMG).

– A residência terá duração mínima de 6 meses e poderá estender-se por até 12 meses.  A critério do Colegiado a Residência pós-doutoral pode ser renovada por período de até 12 meses, devendo para isso o(a) residente apresentar relatório sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período. A renovação da residência fica condicionada a aprovação do relatório pelo(a) docente supervisor(a) (por meio de parecer) e pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação.

-Toda atividade de pesquisa desenvolvida durante a Residência que resultar em criação que requeira proteção intelectual deverá ser registrada na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CT&IT da Pró-reitoria de pesquisa.

– Caso o plano de trabalho inclua atividades didáticas, sob supervisão, em curso de graduação ou pós-graduação os encargos didáticos serão definidos pela Câmara do departamento envolvido, ou estrutura equivalente, ouvido o colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Ao final do período de residência aprovado pelo Colegiado, o/a Residente deverá apresentar ao Colegiado, em até 15 dias após o término da residência: a) um relatório sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período em que esteve vinculado; b) parecer do relatório emitido pelo(a) docente supervisor(a), em que se avalia a participação do(a) Residente pós-doutoral no PPG Psicologia.

Somente após aprovação do Colegiado é que o(a) Residente poderá solicitar a emissão do Certificado junto à secretaria.

A UFMG e o Programa de Pós-Graduação poderão definir outros critérios para aceite em residência pós-doutoral, bem como os requisitos para aprovação.

Para emissão de Certificado

Os documento necessários para a emissão do certificado deverão ser enviados em arquivo pdf único. Os documentos são:

•  Relatório final resumido das atividades realizadas, acompanhado da  indicação da produção intelectual do período (máximo de 8 páginas, para compor o processo de solicitação de certificado);

•  Parecer com aprovação do Relatório feito pelo(a) docente supervisor(a);

•  Cópia da carteira de identidade (frente e verso);

• Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;

• Diploma de doutorado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso de doutorado (documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor(a) não serão aceitas)

• Cópia da cédula de identidade ou registro nacional de estrangeiro (RNE)(caso seja estrangeiro(a));

Anexos

Arquivo Descrição
pdf Resolução Pós-Doutorado 2017 Dispõe sobre as atividades de Residência Pós-Doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais.