PPGAN NA MÍDIA

 BBC Newsnight Publicado em 02 Maio de 2019 (EN) Brumadinho dam collapse: A disaster waiting to happen?. (Colapso da barragem de Brumadinho: um desastre esperando para acontecer?)  Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem em uma mina de minério de ferro em Brumadinho entrou em colapso. Isso causou um enorme deslizamento de terra que enterrou tudo em seu caminho. Gabriel Gatehouse, da Newsnight, veio ao Brasil em março e encontrou uma história não apenas sobre um acidente industrial, mas sobre um sistema de desenvolvimento econômico e um modo de vida baseado na extração cada vez maior de recursos naturais finitos. Participação da  Profa. Andrea Zhouri do PPGAN.

TVUFMG Publicado em 02 Abril de 2019 Debate sobre barragens contempla comunidades, economia e alternativas. Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento se reuniram na Universidade Federal de Minas Gerais para o Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos. Uma das palestrantes foi a Profa. Andrea Zhouri do PPGAN. Após o encontro será produzido relatório técnico a ser apresentado ao Ministério de Minas e Energia. 

Publicado em 01 Março de 2019 Jornada Pedagógica do Campus Araçuaí promoveu encontros, reflexões e formação“. Participação do Prof. Aderval Costa Filho que vem desenvolvendo importante trabalho de mapeamento das comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha através de parceria da UFMG com o IFNMG- Campus Araçuaí.

Comissão Pastoral da Terra/CPT – Publicado em 26 Janeiro de 2019 “Rompimento de barragens acontece por falha da governança ambiental.” Em entrevista a frei Gilvander, da CPT, a Profa  Andréa Zhouri afirma que há, via de regra, negligências nas análises dos processos de licenciamento ambiental no Estado de Minas e no Brasil.

Publicado em 30 Janeiro de 2019  Afrofuturismo Programa Mistura Fina. Programa dedicado a conhecer o afrofuturismo como movimento artístico, expressão estética e filosofia. Através do filme da Marvel indicado ao Óscar 2019 – Pantera Negradiretor Ryan Coogler, foram abordados vários aspectos da Cultura Negra e Afrodescendente valorizados pela proposta Afrofuturista presente no longa. E destacando o protagonismo feminino negro também presente no filme, a mestranda Maressa de Souza participou da discussão juntamente com Zaika Santos – Multi-artista- Afrofuturista  e o  aluno de Jornalismo Rafael Brasileiro. #Oscar2019 #panteranegra #cabelosafro #blogcacheia

 Publicado em 29 Janeiro de 2019  Dia da Visibilidade Trans.  Programa: Opinião Minas No segundo e terceiro blocos do programa  discutiu-se sobre o Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro de 2004, onde ativistas trans participaram no congresso nacional do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. Para essa discussão participaram a Profa Érica Renata de Souza, do Depto. de Antropologia e Arqueologia da UFMG e a professora e ativista LGBT Duda Salabert

  

Publicado em 27 Janeiro de 2019 Site Combate Racismo Ambiental  Nota de Denúncia (crédito: Tânia Pacheco): Precisamos fazer mais que enviar nossa solidariedade a pessoas como Andréa Zhouri.

 TVBrasil Publicado em 21 Janeiro de 2019 Brasileiros comandam pela primeira vez missão arqueológica no Egito  Pesquisadores de Minas Gerais, coordenados pelo Prof. José Roberto Pellini, estão no Egito para um trabalho inédito. O projeto vai desvendar os segredos de uma tumba construída 1500 anos antes de Cristo.

Publicado em 12 de Dezembro de 2018  Pesquisadores de Sergipe e de MG participarão de expedição arqueológica do Brasil no EgitoEm viagens para preparar a pesquisa, a equipe já conseguiu registrar imagens que revelam detalhes até então desconhecidos da civilização dos faraós. Coordenação do arqueólogo Prof. José Roberto Pellini

 Publicado em 29 de Novembro de 2018 Indígena Wai Wai formado em Arqueologia é aprovado para mestrado da UFMG

 TVUFMG /Boletim UFMG- Publicado em 27 de Novembro de 2018 – Lixo revela transformações no cotidiano da população de Belo Horizonte  Já parou para pensar que o lixo que você produz pode revelar seus padrões de consumo? A doutoranda do PPGAN Vanúzia Gonçalves Amaral busca investigar mudanças econômicas, políticas e culturais por meio do lixo de Belo Horizonte, a partir de escavações em um aterro sanitário que serviu por três décadas como depósito de resíduos produzidos na capital mineira.

 TVUFMG – Publicado em 02 de Maio de 2018  Estudantes quilombolas da Pós-Graduação da UFMG falam da importância da ocupação desses espaçosMulher, negra e resistente” é como se definem três estudantes de populações quilombolas de Minas Gerais e da Bahia que cursam mestrado e doutorado na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.  Participação da aluna Raquel de Souza Pereira (mestranda em Antropologia)

 

Publicado em 15 de Janeiro de 2018 – Os arqueólogos brasileiros que bancaram a própria viagem para escavar tumba inexplorada no Egito: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42693483

O arqueólogo José Roberto Pellini, professor da UFMG e atual coordenador do PPGAN, capitaneou a primeira missão brasileira que coordena escavações na Necrópole Tebana, em Luxor, cidade ao sul do Egito.
Áudio: https://www.youtube.com/watch?v=8_YnJNRLle0  
GLOBO REPÓRTER  Professor da UFMG comanda a primeira expedição brasileira de arqueologia no Egito

  Publicado em 21 de Janeiro de 2019 –  Brasileiros comandam pela primeira vez missão arqueológica no Egito

Pesquisadores de Minas Gerais, coordenados pelo professor da UFMG José Roberto Pellini, estão no Egito para um trabalho inédito. O projeto vai desvendar os segredos de uma tumba construída 1500 anos antes de Cristo.
Publicado em 25 de Março de 2018#CasaAberta para a reivindicação de uma política de cotas nos programas de pós-graduação das universidades federais brasileiras. Participação dos alunos do PPGAN Tiago Heliodoro Nascimento (Doutorando) e João Paulo Araújo Silva (Mestre em Antropologia).
  Publicado em 09 de agosto de 2017 – O Interconexão Brasil, com apresentação de Domingos Giroletti, contou com a participação do Prof. Eduardo Viana Vargas.

 TVUFMG – Publicado em 20 de julho de 2017 – Exposição O Corredor de Nacala comboio carvão e gente no norte de Moçambique  Participações: Prof. Eduardo Viana Vargas, Helena Assunção e Patrick Arley (Doutorando).

Publicado em 13 de novembro de 2017  Pronunciamento do Prof. Aderval Costa Filho na reunião da SPU/BH/MG com Comunidades Pesqueiras/Vazanteiras/MG.  Com luta e resistência, pescadores/vazanteiros de Comunidades Tradicionais do norte de Minas Gerais conseguiram se reunir com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), no dia 13/11/2017. 

 TVUFMG – Publicado em 2 de mai de 2017 – O programa Dois Pontos  da TVUFMG propõe uma reflexão sobre as angústias e desafios da maternidade no século XXI. A proposta é falar do tema sem romantismo: o instinto materno existe ou trata-se de uma construção social? Participaram da discussão as professoras Érica Renata de Souza, do Departamento de Antropologia e Arqueologia, e Joana Ziller, do Departamento de Comunicação Social.


Publicado em 09 de nov 2015Mineração e acidentes ambientais Programa: Opinião Minas
Mais um rompimento trágico de uma barragem de rejeitos em Minas nos faz pensar se é possível conciliar a mineração,

que é uma atividade econômica tão importante para o estado, com proteção do meio ambiente e das vidas.
O programa
Opinião Minas recebeu a Profa. Andréa Luisa Zhouri Laschefski, professora de sociologia e coordenadora do Grupo de Estudo em Temáticas Ambientais da UFMG.

 Publicado em 22 Abril 2015 Pré-História de Minas Gerais Programa: PLANETA MINAS
Um documentário sobre a arqueologia de Minas Gerais.  Os principais especialistas do Estado abordam definições, discussões e conteúdos sobre o tema.
Dividido em 03 partes. Participações: Prof. Andrei Isnardis Horta e Prof. André Pierre Prous Poirie

 Publicado em 03 Dezembro de 2014.  A produção audiovisual indígena, Programa: Rede Mídia. A produção audiovisual e cultural indígena foram temas do Programa Rede Mídia. Os entrevistados  foram  Prof. Ruben Caixeta Queiroz, Rafael Otavio Fares, membro da produtora Pajé Filmes e Gleyson Caxixó, diretor do filme Casca do Chão.

Edição: @GlauValverde