Neuropsicologia do Desenvolvimento

Ângela Maria Vieira Pinheiro

Professora permanente (mestrado e doutorado)

      

Psicóloga (doutorado em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia).  Tenho interesse no desenvolvimento da leitura e dislexia, com foco na elaboração de medidas para a avaliação do reconhecimento de palavras e compreensão de sentenças, assim como na avaliação do conhecimento de pais e professores sobre a dislexia. Sou a fundadora e coordenadora do site www.dislexiabrasil.com.br e do curso EaD Dislexia: Causas e consequências, para a formação de professores do ensino fundamental e de alunos de graduação e pós-graduação em psicologia e áreas afins.

Antônio Jaeger

Professor Permanente (doutorado)

     

Psicólogo, (doutorado em psicologia, UFRGS), com interesse em aprendizagem e memória sob uma perspectiva da psicologia cognitiva e da neurociência humana. Atualmente desenvolve e orienta trabalhos sobre interações entre memória e emoção, memória e envelhecimento, e memória e psicologia do testemunho. Desenvolve também  projetos que aspiram a explorar intersecções entre psicologia cognitiva e educação, com foco na aplicação da psicologia cognitiva a processos de ensino e aprendizagem. 

Cláudia Cardoso-Martins

Professora permanente (mestrado e doutorado)

    

Professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Lecionou no programa de pós-graduação do departamento de Psicologia da University of Texas-Austin (EUA) em 2014, como parte de uma premiação concedida pelo Centro de Estudos Brasileiros daquela universidade. Atualmente é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e membro do corpo editorial da revista Psicologia Reflexão & Crítica e da Applied Psycholinguists. Seus interesses de pesquisa são desenvolvimento sóciocognitivo; desenvolvimento da linguagem oral e escrita e transtornos da aprendizagem.

Edson Massayuki Huziwara

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Psicólogo, mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutor em Psicologia Experimental (USP). Ao longo dos anos, tenho desenvolvido trabalhos experimentais sobre a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos. Meus interesses atuais de pesquisa estão relacionados a: (i) análise e descrição de condições de ensino em diferentes contextos (p. ex., ensino de matemática, de consumo verde, de intraempreendedorismo, de manejo comportamental em sala de aula); (ii) ensino de habilidades musicais rudimentares com base em procedimentos analíticos comportamentais; e (iii) relatos eletrofisiológicos de comportamento simbólico (i.e., componente N400) em tarefas experimentais envolvendo o Paradigma de Equivalência de Estímulos e a Teoria dos Quadros Relacionais (RFT).

Júlia Beatriz Lopes-Silva

Professora permanente (mestrado)

      

Sou psicóloga, mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG. Coordeno o Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND). Tenho interesse na interface entre neuropsicologia e aprendizagem, especialmente em temáticas referentes ao desenvolvimento da linguagem escrita e aspectos simbólicos da cognição numérica. Além disso, estudo transtornos de aprendizagem, com ênfase na heterogeneidade dos prejuízos cognitivos subjacentes e comportamentais associados à eles, assim como suas comorbidades.

Renato Bortoloti

Professor permanente (mestrado)

      

Possuo formação e experiência em Análise Experimental do Comportamento, com ênfase em análise comportamental de processos cognitivos. Trabalho com modelos comportamentais que simulam o estabelecimento de relações simbólicas em variadas condições experimentais. Meus interesses de investigação miram, principalmente, processos psicológicos envolvidos na produção da linguagem e de outros comportamentos simbólicos. Tenho disponibilidade para orientar alunos de pós-graduação com interesses similares.

Maicon Rodriques Albuquerque

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Profissional de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Mestre em Ciências do Esporte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Medicina Molecular – UFMG. Coordenador de Esportes Olímpicos do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Interesses de pesquisa nas áreas de Neuropsicologia/Psicologia do Esporte; Esportes de Combate e Genética. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq no Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências.

Thais Porlan de Oliveira

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

    

Psicóloga, mestre e doutora em educação especial (UFSCar) e especialista em Terapia Comportamental, tenho estágio pós-doutoral em Análise do Comportamento na interface com Psicologia do desenvolvimento. Meus interesses principais envolvem investigações sobre o desenvolvimento das funções simbólicas em crianças com desenvolvimento típico e transtornos do desenvolvimento, especialmente Transtorno do espectro do autismo (TEA). Como temas atuais de pesquisa, destaco: pré-requisitos na aprendizagem de repertórios comunicativos, desenvolvimento da aprendizagem relacional segundo a Teoria das molduras relacionais (RFT) e aplicação de tecnologia comportamental para TEA, como treino parental. Atualmente sou Vice-diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG, mandato dez 2019-dez 2023).

Vitor Geraldi Haase

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

      

Trabalho com neuropsicologia do desenvolvimento. Minha área de atuação é a cognição numérica, principalmente as dificuldades de aprendizagem da matemática (p. ex., discalculia do desenvolvimento, ansiedade matemática). Estudo: a) mecanismos genéticos e cognitivos implicados na aprendizagem da aritmética e suas dificuldades; b) fatores de risco e impacto psicossocial das dificuldades de aprendizagem de matemática sobre os alunos, família e professores; c) instrumentos de diagnóstico e procedimentos de intervenção para as dificuldades de aprendizagem de matemática. Atuo tanto na pesquisa básica (teste de hipóteses e modelos cognitivos) quanto translacional (fundamentação da neuropsicologia em evidências). Aceito alunos de mestrado e doutorado com experiência prévia em pesquisa (p. ex., iniciação científica na graduação, leitura avançada em inglês, interesse por estatística etc.) e disponibilidade para se envolver com pesquisa em tempo integral. Tenho um blog sobre Neuropsicologia e desenvolvimento humano (http://npsi-dev.blogspot.com.br).

Viviane Verdu Rico

Professora colaboradora (mestrado)

      

Sou psicóloga e analista do comportamento, com mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA) e Psicologia Experimental (USP). Interesso-me principalmente por pesquisas comportamentais aplicadas em diferentes populações, estudos comportamentais da cognição e função simbólica, aprendizagem da leitura e escrita, intervenções comportamentais no contexto escolar e estudos conceituais em Análise do Comportamento.

PsiCogComPPG CogCom
é um espaço de ensino e de pesquisa voltado para a “investigação de processos cognitivos e comportamentais”.
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://www.fafich.ufmg.br/psicogcom/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSiga-nos
Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no campo da Psicologia e de áreas afins
PsiCogComPPG CogCom
É um espaço de ensino e de pesquisa voltado para a “investigação de processos cognitivos e comportamentais”.
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
https://www.fafich.ufmg.br/psicogcom/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
ENTRE EM CONTATOSiga-nos
Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no campo da Psicologia e de áreas afins...
Skip to content