Solidariedade digital e espaço público na pandemia

A coordenadora do Gris, professora Paula Simões, mediou nessa quarta-feira (07/10) videoconferência intitulada Digital solidarity and public space in pandemic times (Solidariedade digital e espaço público em tempos de pandemia). O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem/UFMG) e ministrado por Myria Georgiou, professora titular e diretora de pesquisa do departamento de Media & Communications da London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido.

Participaram também a professora Laura Corrêa, coordenadora do Coragem e o professor Bruno Leal, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Além disso, a transmissão da conferência foi aberta ao público, feita pelo canal do PPGCOM no YouTube.

Doutora em Sociologia pela LSE e mestra em Jornalismo pela Boston University, a professora Myria Georgiou abordou na apresentação sua perspectiva de pesquisa sobre o tema, partindo, entre outras questões, de como os cidadãos urbanos reagem a uma crise que os priva da própria natureza da vida urbana, seu caráter público.

O conceito de solidariedade digital, segundo a pesquisadora, é pensado nesse sentido, quando olhamos para as relações de interpendência criadas por meio de questões compartilhadas de apego e reconhecimento. “É importante lembrar que a solidariedade digital acontece dentro de espaços materiais e digitais de desigualdade e de oposições já existentes na sociedade. (…) Podem emergir diversas incertezas e conflitos nas tentativas de reconciliar essas diferenças por meio de tecnologias digitais”, explicou.

Myria destacou em suas considerações finais: “como nós podemos imaginar as configurações pós-Covid da solidariedade e da ação coletiva no espaço público, se nossa relação efetiva com a cidade, com nosso entorno e uns com os outros se torna cada vez mais digitalmente produzida e direcionada apenas para aqueles que pertencem a essa rede? (…) Essas são questões importantes que não se referem apenas a esse momento específico que estamos vivenciando, mas também aos tipos de cidades que estão emergindo”.

Acesse o vídeo completo da conferência no canal do PPGCOM-UFMG através do link: https://www.youtube.com/watch?v=wLR9yAJVVyU&ab_channel=PPGCOMUFMG