O Curso de Jornalismo teve nota 5 (nota máxima) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Edição 2022. O Colegiado de Coordenação do Curso de Jornalismo agradece a discentes concluintes pela sua participação e ao coletivo de docentes e servidores técnico-administrativos que sustentam a formação profissional com qualidade e competência. O resultado excelente é uma expressão do investimento de todas e todos envolvidos com um projeto pedagógico de relevância social, construído coletivamente no cotidiano da UFMG.
Originalmente, essa página foi criada para solucionar dúvidas sobre a avaliação e procedimentos que devem ser adotados pelas alunas e alunos.
O que é o Enade?
Esse exame existe desde 2004 e avalia periodicamente o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares. Além disso, diagnostica como o percurso dos alunos incide no desenvolvimento de competências e habilidades e sua adequação à realidade atual.
Ou seja, é um exame que avalia o curso e a Universidade e não alunos individualmente. Os resultados obtidos no ENADE refletem na média dos conceitos dos cursos e é muito importante na manutenção de suas atividades, na necessidade de adequações aos projetos pedagógicos e em recursos que o MEC repassa as instituições.
Bons resultados no ENADE garantem a existência do curso, demonstram à sociedade as consequências do investimento público na educação e permitem que mais recursos sejam empregados em infraestrutura, moradias estudantis, restaurantes universitários e outras ações de permanência de discentes, além de sustentar a qualidade de serviços prestados à comunidade pela UFMG.
Quem deve fazer o Enade?
Todos os INGRESSANTES e CONCLUINTES serão inscritos pelo Colegiado no sistema do INEP. Mas ATENÇÃO:
Somente os CONCLUINTES deverão realizar as provas, já que, neste ano, os INGRESSANTES estão dispensados.
Por concluintes, entende-se aqueles estudantes que possuem Carga Horária Integralizada igual ou superior a 80% e que não tenham colado grau em 2022/1. Além disso, a coordenação do colegiado inscreverá todas e todos que, ainda que possuam CH inferior a 80%, manifestem expressamente o desejo e a possibilidade de concluírem o curso em 2022/2 ou 2023/1. Para isso, basta acessar o formulário e preenchê-lo com as informações requeridas: https://forms.gle/8PM9dt1x5dDsCGzp8 até 01/08/2022.
Todas e todos aqueles que desejam colar grau em 2022/2 ou 2023/1 só poderão fazê-lo caso tenham realizado o Enade ou apresentado justificativa plausível para dispensa.
Verifique se você está inscrito, acessando este documento: Estudantes de Jornalismo – ENADE2022
Quais são os elementos do ENADE?
O ENADE é constituído por dois principais instrumentos:
1) Questionário do estudante a ser respondido no site: enade.inep.gov.br. O preenchimento é condição para obter informações sobre data, local e horário de prova. Nesse questionário, o MEC levanta informações para caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.
2) Prova. São avaliados, além de aspectos específicos do Jornalismo, questões relacionadas à formação ética e cidadã. O INEP concede quatro (4) horas para a realização do exame. A prova contém cerca de 40 questões que são divididas por partes e por área de conhecimento. Dessas,
- 10 questões são relacionadas a formação geral (8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas)
- 30 questões da parte de formação específica da área (27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas)
Clicando aqui, você pode acessar prova do ENADE anterior. E, clicando nos links, você tem acesso ao gabarito e ao padrão de resposta esperado.
DATAS IMPORTANTES:
Prazo final para inscrição no ENADE (deve ser feita pelo Colegiado): 08/08
Período para preenchimento de questionário (deve ser feito pelo ALUNO): de 01º/09 a 26/11
https://enade.inep.gov.br/enade/
Local de prova (disponibilizado pelo sistema INEP): 16/11
Realização da prova (PRESENCIALMENTE pelo ESTUDANTE): 27/11
Documentos
Portaria MEC PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022 – PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional.pdf