Covid-19 (Colegiado de Jornalismo UFMG)

COVID-19: Atendimento da Coordenação, Comissão de Estágio e Secretaria 

do Colegiado do Curso de Graduação em Jornalismo da UFMG

Caras e caros alunos de Jornalismo, 

O atendimento presencial (e consequentemente o telefônico) do Colegiado de Jornalismo está suspenso temporariamente como medida de precaução diante da pandemia do COVID-19 (Corona Vírus), e seguindo o protocolo de estabelecido pela  UFMG.  

A equipe do Colegiado atua, neste momento, por meio de trabalho remoto e se esforça para atender a todas as demandas dos discentes. Acompanhe aqui como você pode encaminhar a sua solicitação. 

Coordenação do Curso de Graduação em Jornalismo UFMG: Todas as questões a serem resolvidas com a coordenação de curso devem ser enviadas para o e-mail coljornalismoufmg@gmail.com sempre com cópia para jornalismo@fafich.ufmg.br, incluir a palavra [Coordenação] no assunto do e-mail. Favor incluir no e-mail nome completo e matrícula do aluno. A professora Sônia Caldas Pessoa fará o encaminhamento diário das demandas e dará retorno por e-mail aos alunos. Em casos mais complexos, o aluno pode solicitar o agendamento de hangout, de videoconferência ou de telefonema, quando necessário. 

Comissão de Estágio do Curso de Graduação em Jornalismo da UFMG: A Comissão de estágio do curso de Jornalismo atende remotamente neste momento. Para novos estágios, o Plano de Atividades e Termos de Compromisso estão sendo assinados digitalmente, com até um mês de retroatividade à data de início do vínculo. Não há necessidade de assinatura de Protocolo de Convênio. Para estágios em andamento, 1) o Relatório de Atividades deve ser enviado em formato digital para assegurar a regularidade do vínculo de estágio. Vale lembrar que esse documento deve ser entregue a cada 6 meses de atividades; 2) Termos aditivos devem ser enviados digitalmente para assinatura. Para todos os casos, pedimos que coloquem [COMISSÃO DE ESTÁGIO] como assunto do email e enviem a jornalismo@fafich.ufmg.br, com cópia a coljornalismoufmg@gmail.com, incluindo nome completo e matrícula do aluno no corpo da mensagem. O professor Phellipy Jácome fará o encaminhamento diário das demandas, analisará os documentos e procederá com as assinaturas.  Orientação sobre envio de documentos: favor não fotografar o documento; usar um escaner ou aplicativo de escanear imagens compatível com o seu celular; salvar sempre no modo aprimoramento ou outro semelhante no qual o documento vai ficar com fundo branco e letras com cores mais firmes e legíveis. Conferir se não há sombras no documento, colocar o arquivo em modo vertical e salvar em PDF para enviar. Enviar sempre em um único arquivo (ainda que seja mais de um documento, como Termo de Compromisso e Plano de Atividades, por exemplo). O Colegiado é sempre o último órgão a assinar, motivo pelo qual o documento deve vir assinado por todas as outras partes interessadas. Quando o atendimento presencial for retomado, as pessoas que estagiam devem comparecer à Comissão para entrega dos originais.

Caso seja necessário, discentes podem solicitar o agendamento de hangout, de videoconferência ou de telefonema. A Comissão de Estágio estará disponível para esses atendimentos nas quartas-feiras, nos horários habituais (11h às 13h e de 17 às 19h, mesmos horários de atendimento presencial em períodos de normalidade das atividades). As marcações devem ser feitas por email até as 17horas da terça-feira anterior ao atendimento pretendido.

Secretaria do Curso de Graduação em Jornalismo UFMG: O aluno que precisar solicitar a emissão de documentos, deve procurar a secretaria do Curso de Graduação em Jornalismo UFMG. A secretária Flávia Arruda, neste momento, atende remotamente pelo e-mail jornalismo@fafich.ufmg.br. Favor incluir [SECRETARIA] no assunto do e-mail. Favor incluir no e-mail nome completo e matrícula do aluno. Lembramos que neste momento as solicitações para registro de diploma estão temporariamente suspensas e casos excepcionais devem ser encaminhados para o email drd@drca.ufmg.br para serem analisados pela Diretoria da Divisão responsável.

Confira aqui informações importantes para os estudantes:

O colegiado de Jornalismo não tem acesso ao cadastro e atualização de e-mails dos estudantes nem à senha e cadastro dos alunos no Microsoft Teams, por favor sigam as instruções: O Microsoft Teams é indicado pela Prograd como ferramenta institucional recomendada para atividades remotas síncronas. Todos os usuários da UFMG têm direito ao usar o MS Office 365, que inclui o Microsoft Teams. Basta se cadastrar no site da MS com o seu usuário @ufmg.br e senha. Em caso de dúvida, confira aqui o tutorial. Em caso de problemas e/ou atualização com seu e-mail de contato com a UFMG, gentileza, entrar em contato com suporte@dti.ufmg.br pois é o setor que gerencia a lista dos e-mails dos alunos.

Consulta aos estudantes ERE: Favor preencher o questionário até 11 de setembro de 2020!

Fafich lança aplicativo sobre funcionamento da unidade

Novo calendário acadêmico da UFMG para 2020

Processos avaliativos e aferição de assiduidade para o ensino remoto emergencial dos cursos de graduação da UFMG

Relação das atividades acadêmicas curriculares, de Formação Transversal, que serão ofertadas remotamente em 2020/1, para os estudantes de Graduação

Acerto de matrícula para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) está aberto para discentes de Jornalismo até o dia 09 de agosto de 2020 (domingo)

Informações do Colegiado de Jornalismo para discentes: Ensino Emergencial Remoto

Oferta do Curso de Jornalismo 2020_1 confirmada em Câmara em 21_07_2020 (2)

Consulta do Colegiado a estudantes de Jornalismo

A UFMG liberou os editais destinados a estudantes de graduação que precisarem de auxílio de inclusão digital para as atividades remotas de ensino com início previsto a partir de agosto. As inscrições para os auxílios ocorrem de 01 a 20 de julho e maiores informações podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Estudantes de Jornalismo: Por favor preencham o questionário de consulta do Colegiado para possível retomada das aulas. Clique aqui! 

Tramitação dos instrumentos jurídicos de estágio via SEI

Histórico Escolar de Graduação pelo SIGA com Conferência de Autenticidade

Orientações da Prograd sobre TCC e funcionamento dos Colegiados de Graduação

Medidas da Pró-reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

Site da UFMG informa sobre o Corona Vírus e o funcionamento remoto da universidade

Nota da Reitoria da UFMG, de 20 de abril de 2020, com atualizações sobre a pandemia COVID-19

Formatura remota da primeira turma de graduação em Jornalismo da UFMG durante a pandemia COVID-19

Ofício da Reitoria da UFMG, de 01 de abril de 2020, sobre o calendário acadêmico

Informativo – Suspensão de atividades administrativas de forma presencial do Departamento de Registro e Controle Acadêmico 

Ofício da Prograd recomenda que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais  

Fechamento da Fafich: nota oficial da Diretoria 
Cancelada colação de grau formandos 2019.2