Pioneiro em Belo Horizonte, o curso de graduação em Jornalismo da UFMG foi criado no final de 1961 por uma comissão formada por professores da então Universidade de Minas Gerais (UMG) e representantes do Sindicato dos Jornalistas.
O Curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais, bacharelado, tem como base a Resolução nº 1 do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, do dia 27 de setembro de 2013, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) dos cursos de graduação em Jornalismo. Seguindo as DCN’s, teve sua estrutura aprovada pelo Conselho Universitário da UFMG em 11 de agosto de 2015 (sua primeira aprovação pelo Conselho se deu em 1962, sendo reconhecido pelo MEC em 22 de dezembro de 1972). Sua última renovação de reconhecimento se deu pelo SERES/MEC em 24 de junho de 2020 (Portaria nº 211).
Prestes a completar 6 décadas, oferece 60 vagas anuais, sendo 40 para o 1º semestre (noite) e 20 para o 2º semestre (manhã). A carga horária total é de 3.000 horas (200 créditos), com duração padrão de 8 semestres (diurno) e 9 semestres (noturno).
O curso de Jornalismo valoriza a reflexão em torno da área da Comunicação Social e busca formar profissionais capazes de dominar o processo de construção da informação jornalística, da pesquisa e da reportagem; adotar critérios de noticiabilidade conforme públicos e mídias; praticar a pesquisa jornalística e suas transformações; avaliar as implicações éticas e epistemológicas do processo jornalístico de construção da realidade; compreender as relações entre processo jornalístico, vida social, mídias e linguagens.
Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com disciplinas introdutórias e, a partir do terceiro período, além das disciplinas de seu percurso, pode transitar pelas de outros cursos da área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – e outros campos de conhecimento.
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Modalidade: Bacharelado presencial
Duração (semestre):
Padrão: 8 (diurno) / 9 (noturno)
Máxima: 14 (diurno) / 15 (noturno)
Carga horária (horas):
Disciplinas Obrigatórias: 1950
Optativa: 750
Estágio Obrigatório: 240
Formação Livre: 60
Total: 3000
Formação complementar aberta: 240