Orientações para discentes do curso de Jornalismo

ORIENTAÇÕES SOBRE FCA PARA OS DISCENTES DO CURSO DE JORNALISMO

1) O que é a FCA?

A Formação Complementar Aberta (FCA) é uma possibilidade de percurso curricular que inclui atividades acadêmicas em outro determinado campo do conhecimento que complemente sua formação fora do curso de origem, e consiste em uma carga horária de atividades acadêmicas compostas em um grupo de disciplinas que você realiza em outro curso de graduação da UFMG. Esse grupo de disciplinas irá aparecer no seu histórico como uma formação complementar em outra área de sua escolha. Esse não é o percurso padrão no Curso de Jornalismo – para que você possa fazer FCA, é necessário solicitar a migração para o percurso curricular com FCA (leia mais sobre os dois percursos na página 49 do Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo).

No projeto pedagógico do curso de Jornalismo, a FCA se integraliza com 240 horas de disciplinas de outro curso (e com essa opção de integralização, o discente fará menor carga horária em disciplinas de laboratório e optativas da comunicação – cargas G2 e G9).

Caso você não queira ter a FCA, basta seguir o percurso curricular padrão, em que precisará cumprir apenas a carga horária de Formação Livre (60 horas) em outros cursos/áreas.

2) Quero fazer FCA. O que preciso fazer?

O aluno deve solicitar sua FCA (preferencialmente no 2º período, ao início do curso) junto à  Secretaria do Colegiado do Curso de Jornalismo. Para isso, de acordo com o prazo estipulado no calendário acadêmico, deve protocolar o formulário de Formação Complementar Aberta (FCA) devidamente preenchido, incluindo as disciplinas a serem cursadas como FCA, durante o período para solicitação de mudança de percurso curricular.

Após solicitar a mudança, o requerimento será analisado pela coordenação e, no caso de deferimento, a secretaria lançará a mudança de percurso no sistema. Depois da mudança, o aluno deve conseguir incluir as disciplinas de FCA no período para reformulação dos Planos de Estudos e inclusão de atividades de Formação Complementar Aberta, de acordo com calendário acadêmico divulgado pela UFMG.

O processo de inclusão de FCA no percurso curricular ocorre uma vez a cada semestre, em calendário definido e divulgado pela universidade. Nas datas divulgadas, o discente deve acessar o SiGA >> ir em Plano de Estudos >> Mudar de FL (Formação Livre) para FCA (Formação Complementar Aberta). Em seguida,  indicar quais disciplinas do outro curso deseja cursar ao longo da sua graduação. Com essa indicação das disciplinas no seu Plano de Estudos, o aluno terá prioridade para conseguir a matrícula nessas disciplinas, durante a 3ª fase de matrícula online.

3) Como escolher a FCA?

Pense em:

– áreas que você considera estratégicas de atuação junto com o campo de Jornalismo;

– cursos que você tem interesse e curiosidade para aprender mais;

– cursos que podem vir a ser uma opção caso deseje fazer continuidade de estudos, especialização ou Mestrado.

Uma vez definido o curso, consulte o Projeto Pedagógico ou a matriz curricular dele e veja quais disciplinas você tem interesse. Entre em contato com a coordenação desse curso para ter mais informações tanto sobre conteúdo quanto sobre a oferta de atividades acadêmicas, já que alguns cursos restringem vagas para alunos de FCA seja de disciplinas obrigatórias e de outras do núcleo específico. Por isso, é importante consultar a coordenação desse curso, na medida do possível, assegurando-se de que as disciplinas constantes em seu pedido poderão oferecer vagas para lhe atender no seu plano.

De acordo com o calendário acadêmico, o pedido de vinculação ao percurso de Formação Complementar Aberta para a Coordenação de Jornalismo é feito através do requerimento disponível na página: http://www.fafich.ufmg.br/jornalismo/secretaria/formularios/

O formulário para vinculação à FCA deve ser devidamente preenchido, digitalizado e encaminhado ao Colegiado de Jornalismo (jornalismo@fafich.ufmg.br) para que a coordenação possa analisar. No caso de deferimento pela coordenação do curso, o aluno envia o requerimento devidamente preenchido para a coordenação do colegiado do curso no qual pretende fazer a FCA.

Confira também a resolução do Colegiado de Jornalismo que regulamenta a vinculação ao percurso de Formação Complementar Aberta (FCA):