Esta semana, a Rede de Saúde Mental da UFMG está realizando a VI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social com o tema “Esperança Resistente: amanhã vai ser outro dia”. A sexta edição da Semana de Saúde Mental ocorre no período de 14 a 18 de maio e as atividades acontecem no campus de Montes Claros e nos campi Pampulha, Saúde e Faculdade de Direito em Belo Horizonte.
O objetivo da Semana é discutir, através de uma perspectiva interdisciplinar, a política de saúde mental da Universidade com foco na Reforma Psiquiátrica e no SUS, contando com participação da comunidade acadêmica, diversas instituições de atenção pública psiquiátrica e psicológica a pessoas com sofrimento mental, e com atores sociais relevantes para a temática.
Exposições, oficinas, apresentações, rodas de conversa, atividades culturais e mesas ocorrem ao longo de toda a semana a partir de temas como o sofrimento mental na comunidade universitária, formas de resistências frente as ameaças do desmonte da política nacional de Saúde Mental, o uso de álcool e outras drogas na perspectiva da Redução de Danos e o protagonismo dos usuários da rede de Saúde Mental e familiares. As trocas de sabres contam com a comunidade interna e externa da UFMG.
A Semana se encerra no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no qual é realizado o Desfile do 18 de Maio, cujo tema este ano será “Atentas e Fortes: Tantãs sem temer a Morte”. O desfile reúne pessoas em sofrimento psíquico, movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental.
Para mais informações e programação completa acesse
https://sextasemanasmisufmg.wordpress.com/