O objetivo principal do L@GIR é desenvolver pesquisas, estudos e intervenções sobre grupos, instituições e redes sociais, estes entendidos como unidades concretas de análise psicossocial inseridas nos mais diversos âmbitos da vida social: saúde, educação, cultura e modos de vida, políticas públicas, movimentos sociais etc. Também desenvolver pesquisas, estudos e intervenções clínico-terapêuticas abordando as dimensões intra-psíquicas e intersubjetivas dos laços sociais, levando-se em consideração seus aspectos inconscientes e pulsionais.
O laboratório abriga diferentes perspectivas teórico-metodológicas e disciplinares, bem como uma multiplicidade de objetos de investigação. Incentiva o trabalho inter e transdisciplinar e procura, sempre que possível, associar as atividades de ensino e extensão à pesquisa, de modo a gerar uma produção intelectual científica e socialmente relevante.
São objetivos específicos do laboratório:
- Criar núcleos de pesquisa, ensino e intervenção que congreguem professores e alunos do Departamento de Psicologia, de outros departamentos e unidades da UFMG, de outras universidades e da comunidade em geral, através do desenvolvimento de projetos diversos.
- Estabelecer intercâmbio com centros de excelência em ciências humanas e sociais, no Brasil e no exterior, promovendo simpósios e outros tipos de reuniões científicas para compartilhamento das produções.
- Criar um espaço de convivência acadêmica com realização de seminários regulares de pesquisa que promovam o intercâmbio da produção entre a graduação e a pós-graduação.
- Incentivar a produção intelectual ética e politicamente comprometida que contribua para os conhecimentos teóricos e as práticas de intervenção individuais, em grupos, instituições e redes sociais.
- Investigar conflitos e contradições sociais nas áreas temáticas abrangidas pelo laboratório e propor alternativas sociopolíticas e institucionais de enfrentamento de problemas.
- Produzir conhecimentos que contribuam para a construção e a ampliação da cidadania e da autonomia individual e coletiva, abordando problemáticas psicossociais geradoras de desqualificação de pessoas ou grupos e estigmatização social.