Eduardo Passos, professor titular do instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, foi o palestrante convidado do último Fórum de Saúde Mental – Pampulha de 2019. Tendo como tema “Gestão Autônoma da Vida e do Tratamento”, o evento foi realizado em 21 de outubro de 2019 na Universidade Federal de Minas Gerais, sob organização do Colegiado de Saúde Mental Pampulha da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@GIR).
Ao longo do ano são realizados Fóruns de Saúde Mental em cada distrito sanitário de Belo Horizonte, com o objetivo de discutir tópicos relacionados ao eixo da Saúde Mental que sejam relevantes às práticas dos profissionais da rede. O tema da Autonomia é caro ao projeto de Saúde Mental da capital mineira, por isso a importância de sua discussão com a presença de Eduardo Passos. Desde 2009 o mesmo compõe a equipe de pesquisadores brasileiros que traduziram, adaptaram e validaram o Guia de Gestão Autônoma de Medicação (GGAM), ferramenta de cogestão criada na década de 1990 no Canadá que demonstrou sua eficácia no fomento de mobilização social no campo da saúde mental.
Na direção de fortalecer o diálogo entre universidade e comunidade, o encontro foi aberto ao público e contou com a participação de alunos, pesquisadores e trabalhadores da rede de saúde do município.
Confira as fotos do evento abaixo!