Projetos de Pesquisa

Narrativas sobre autonomia e empoderamento em saúde mental: a construção da história de um coletivo de teatro do ponto de vista de seus atores

Descrição: Este estudo tem como tema o processo de construção de experiências de caráter autonomista no âmbito da saúde mental e no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira. Objetiva analisar as possibilidades e os desafios de produção real de autonomia e empoderamento em experiências de caráter autonomista no campo da saúde mental. Para alcançar os objetivos pretendidos será realizado um estudo qualitativo, no formato de uma pesquisa intervenção, orientada pelo referencial da Análise Institucional (AI) francesa. O estudo proposto acontecerá no Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados, um coletivo autônomo cujos atores são cidadãos diagnosticados com algum tipo de sofrimento mental. Os métodos e técnicas de pesquisa envolverão as ferramentas e dispositivos conceituais e analíticos da AI, como os analisadores e a análise da implicação, bem como a observação participante associada ao estudo dos registros de campo da pesquisadora, às conversas informais, à restituição dos dados e da análise aos participantes. Outros métodos que eventualmente emergirem da experiência como necessários ao processo de coleta e análise de dados, como a pesquisa de documentos e entrevistas abertas e em profundidade, também poderão ser utilizados..

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Regina Celi Fonseca Ribeiro – Coordenador / Tânia Lúcia Hirochi – Integrante / Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi – Integrante / Naíla Binica de Almeida – Integrante / Gabriel Souza do Carmo – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais – Auxílio financeiro.
Número de orientações: 2