Afirmação da vida no trabalho em cuidados paliativos na pediatria
Descrição: o objetivo dessa pesquisa-intervenção é contribuir para a produção de novos modos de subjetivação que sustentem o trabalho em Cuidados Paliativos no setor da pediatria em um hospital público em prol da humanização assistencial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por interessar-se pelos aspectos dinâmicos e subjetivos. A proposta metodológica é a Cartografia, para identificar as linhas duras, estratificadas que compõem a organização dos cuidados, as linhas flexíveis e as de fuga, os fluxos de forças nos encontros entre os sujeitos, pacientes, familiares e trabalhadores, na unidade da pediatria do hospital. Na perspectiva cartográfica, os afetos são percebidos pela afetação produzida no pesquisador, sendo necessária uma análise de implicação. Desse modo, esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa de cunho autorreflexivo, com interesse de produzir movimentos e novos agenciamentos nas relações entre os sujeitos – pesquisados e pesquisadores -, entendendo que não há separação entre o pesquisador e o objeto de estudo..
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Coordenador / Déborah David Pereira – Integrante / Hugo Ribeiro Lanza – Integrante / Yara Lacerda Campos Malacco – Integrante.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Coordenador / Déborah David Pereira – Integrante / Hugo Ribeiro Lanza – Integrante / Yara Lacerda Campos Malacco – Integrante.
Estratégia de educação à distância para a formação de profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia por COVID-19
Descrição: Os coronavírus foram identificados na década de 1960 e são importantes patógenos humanos e animais. O COVID-19 trata-se de uma mutação dessa família. Foi identificado no final do ano de 2019, em Wuhan, China. Já o Brasil registrou seu primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020. E, em 11 de março de 2020, a OMS declarou a pandemia de COVID-19. A doença apresenta-se de leve a crítica, com média de 80% dos pacientes assintomáticos ou oligossintomáticos e 20% com sintomatologia que necessita de internação hospitalar. Devido ao elevado potencial de disseminação do vírus, têm se observado o colapso dos Sistemas de Saúde. Isso impacta na necessidade de rápida abertura de vários leitos hospitalares, incluindo os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e de grande número de profissionais de saúde treinados. O Ministério da Saúde (MS), desde a declaração da pandemia vêm envidando esforços para a preparação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este responde pela assistência de 2/3 da população e o país tem disponível 2,1 leitos de terapia intensiva para cada 100.000 habitantes, incluindo leitos públicos e privados. Os Hospitais Públicos já trabalham com elevadas taxas de ocupação. Há de se destacar que existem problemas em relação à formação profissional especializada para o atendimento de pacientes hospitalizados e graves. Diante disso, a metodologia de ensino à distância (EAD) é uma importante ferramenta para rápido treinamento e de grande volume de profissionais de saúde. A pesquisa envolve a utilização de ferramentas de EAD para a parte teórica e multiprofissional, com a seleção das melhores evidências científicas, construção de livro texto, em versão expandida e resumida e simulação realística presencial e/ou disponível em EAD. O objetivo é proporcionar um treinamento de excelência para profissionais de saúde de todo o Brasil, via EAD, que envolve a organização dos serviços de saúde, manejo clínico, prevenção de doenças mentais relacionadas ao trabalho e teleinterconsultoria…
Alunos envolvidos: Graduação: (48) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Integrante / Andreza Werli Alvarenga – Coordenador / Fernando Antônio Botoni – Integrante / Carolina Coimbra Marinho – Integrante / Fabiola Baroni – Integrante / Ricardo de Menezes Macedo – Integrante / Maria do Carmo Barros de Melo – Integrante / Alessandra Figueiredo de Souza – Integrante / Haroldo Falcão Ramos da Cunha – Integrante / Jorge Ibrain Figueira Salluh – Integrante / Solange Cervinho Bicalho Godoy – Integrante / Alysson Roncally Silva Carvalho – Integrante / Eliane Marina Palhares Guimarães – Integrante / Unaí Tupinambás – Integrante / Victor Marins Gonzaga do Nascimento – Integrante / Juliana Oliveira Borges de Morais – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.
Investigação e implementação de um programa longitudinal integrado de ações para prevenção da síndrome pós-terapia intensiva e melhor utilização dos recursos de saúde.
Descrição: Estudo observacional prospectivo para investigação dos desfechos globais e desfechos centrados no paciente pós-CTI. Os participantes serão observados durante um ano após a alta do CTI. O período de duração do estudo é 5 anos.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Integrante / Fernando Antônio Botoni – Integrante / Carolina Coimbra Marinho – Coordenador / Andreza Werli-Alvarenga – Integrante / Lidia Miranda Barreto – Integrante / Regina Márcia Faria Moura – Integrante / Marcus Vinícius Melo de Andrade – Integrante / Vandack Alencar Nobre – Integrante / Cecília Gomez Ravetti – Integrante / Isabela Borges Nascimento – Integrante / Arnaldo Santos Leite – Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho – Integrante / Paula Frizera Vassallo – Integrante.
Intervenção psicossocial em prol da promoção da saúde.
Descrição: Tal projeto de pesquisa está inserido no Projeto de Iniciação científica do Centro Universitário UNA e corresponde a pesquisa do Pós doutorado na PUC Minas..
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Coordenador / Roberta Romagnolli – Integrante.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tereza Cristina Peixoto – Coordenador / Roberta Romagnolli – Integrante.
Financiador(es): Centro Universitário UNA – Bolsa.